Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite a todos

Estou a postar este tópico para que me ajudem (mais uma vez 😀) numa duvida que me surgiu durante o planeamento da montagem de outro aqua, a dúvida é a seguinte, visto que tenho um aqua montado com o co2 pressurizado (extintor de 6kgs) e tou com ideias de montar outro aqua na mesma divisão a sensivelmente 3/4 MTS de distância, pensei e PK não aproveitar o mesmo sistema para os 2 ?

Vantagens estão à vista mais económico, mais simples...

Desvantagens visto que um aqua vai ter menos 50/60 lts de capacidade que o outro já instalado teria de arranjar um meio termo para a difusão do co2 pois provavelmente o de menos litragem vai ter co2 a mais para que o outro esteja com drop sempre verde certo ??

Para esta solução estava a pensar simplesmente em arranjar um T que iria colocar após a válvula anti retorno e comprar uns MTS de tubo para ir até ao aqua mais distante, o restante sistema mantinha como está quando o relógio fizer disparar a válvula solenoide começa a difusão nos 2 aquas quando terminar irão terminar os 2 logicamente que me dizem??
Resultará, existe aqui algum problema que não estou a prever, os mais experientes que me ajudem SFF...

Cumps para todos

Editado por Vera Santos
Publicado: (editado)

Honestamente não sei de dará visto a distância ser grande. O gás vai sempre ter tendência a seguir o caminho de menor resistência e se colocares simplesmente um T ele provavelmente vai continuar a seguir praticamente todo pelo caminho atual.

No teu caso colocava um T e também um estrangulador no "caminho" para o aquário já existente por forma a aumentar a resistência e forçares parte do CO2 a ir pelo caminho mais longo.
Tens mesmo de ir tentando com diferentes regulações e pressões até conseguires o resultado que pretendes. Penso não existirem formas exatas de plug&play, tens de ir experimentando.

Editado por Vasco Ferreira

Boas

Eu a seguir a selonoide tenho um sistema de válvulas de ajuste fino duplo.

Com 2 bar consegues regular depois o débito que quiseres para um aquário e para outro aquário forma independente, apenas vão ligar ao mesmo tempo e desligar com a solenoide, mas ajustas o débito de forma independente conforme a necessidade de cada aquário.

DC03_02__72758.1383041304.220.220.JPG?c=

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Boas Pedro

Onde compraste esse adaptador?

Cumps

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

A minha veio do ebay mas já encontrei por cá ao mesmo preço da ecoarium...

gallery_69905_4206_100622.jpg

Pode ser usado com os conta bolhas montados como na foto ou com os tubos lá directamente

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Ok

Obrigado Pedro...

Eu no meu próximo projeto vou precisar de uma dessas...

Cumps

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

boas, tens na aquaeden, T com engate rápido e duas valvulas de agulha, tipo kit.

É outra solução, saliento que esses sistema têm de ser usados com tubo rígido

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Boa tarde

Tenho outra dúvida que sempre me deixou a pensar mas ainda não tinha postado no fórum, é relativo à movimentação da coluna de água vs difusão de co2, eu sei que quanto maior a movimentação maior é a perda de co2 mas então como fazem para resolver este problema?

Eu no meu caso tendo o aqua com aprox. 160lts úteis e tenho um filtro com 1250lts/hora com outflow por chuveiro e a biobox com aprox. 600lts/h com outflow simples (tubo), se tiver o filtro principal (o externo) a todo o gás mesmo com a flauta a 5cm debaixo de agua apontada para cima ou para a frente não consigo de maneira nenhuma ter o dropchecker verde nem com 5 bolhas por seg. Mas se reduzir este filtro para meio gás consigo com 3 bolhas por seg., o que fazer tendo em conta que se regular o filtro de uma determinada forma este ficará a semana toda assim já que só tou em casa no FDS?

Cumps

Publicado:

Porque será que quando vais a uma loja com aqueles aquários bem plantados, vês lily pipes?

Acho que é uma das razões.

O difusor é bom?

O meu da Tropica é um 3 em 1 e para o meu aquário de 65x35x35 é muito bom. Para o teu seria insuficiente.

Cumps.

José

Publicado:

Porque será que quando vais a uma loja com aqueles aquários bem plantados, vês lily pipes?

Acho que é uma das razões.

O difusor é bom?

O meu da Tropica é um 3 em 1 e para o meu aquário de 65x35x35 é muito bom. Para o teu seria insuficiente.

Cumps.

José

Boa noite

Estás enganado porque os Lilly pipes é mais estética que outra coisa e pagas bem por essa estética, se reparares o outflow se fôr por exemplo da ada €€ debaixo de água sim direciona a corrente para cima mas se tiver um filtro como o meu acoplado por exemplo até pode diminuir um pouco a corrente mas vai fazê-la na mesma e afetar a difusão e ainda tem um senão precisas de o puxar mais para cima para oxigenar a agua, é normalmente o que fazem os proprietários destes equipamentos quando têm fauna nos aquas, talvez melhorasse um pouco mas pela estética €€€ não vale a pena, quanto ao difusor o meu é um doaqua de 50mm e digo-te mais uma vez que por vezes o caro não é sinónimo de melhor pois não foi barato e em relação ao atomizador que me custou 15€ salvo erro não é melhor, as bolhas até me parecem maiores e o efeito é o mesmo senão pior... Um dia destes neto aqui um video de um e outro a funcionar com a mesma cadência de bolhas para veres a diferença, e eu fui investir por pensar que iria ser melhor, afinal mudei o dropcheker de sitio,troquei o liquido e voila verde, demora mas fica verdinho mas com o pormenor de ter o filtro a meio gás, resta saber se vale a pena ou não ter um no ponto em detrimento de outro pormenor talvez mais importante.

Cumps

Publicado:

Olá Nuno,

Acho que a função de um lily pipe será por vezes suavisar a corrente por causa das plantas; claro que pode ser feito de outra maneira. Já vi os lily pipes da ADA a trabalhar e de facto provocam uma boa oscilação da superfície.

Quanto a difusores, tenho o 3 em 1 da Tropica e faz umas bolhas bem finas. Tem a vantagem de o anel cerâmico ficar protegido. Limpei-o a semana passada e o aquário foi montado em Junho :)

Foi-me dito que é um bom difusor para o preço e que os ADA são mesmo dos melhores, mas o seu preço...

Cumps

José

Publicado:

Olá Nuno,

Acho que a função de um lily pipe será por vezes suavisar a corrente por causa das plantas; claro que pode ser feito de outra maneira. Já vi os lily pipes da ADA a trabalhar e de facto provocam uma boa oscilação da superfície.

Quanto a difusores, tenho o 3 em 1 da Tropica e faz umas bolhas bem finas. Tem a vantagem de o anel cerâmico ficar protegido. Limpei-o a semana passada e o aquário foi montado em Junho :)

Foi-me dito que é um bom difusor para o preço e que os ADA são mesmo dos melhores, mas o seu preço...

Cumps

José

Bom dia

Acredita que a diferença para os outros difusores (falo por a minha experiencia com um atomizador da co2art) não é assim tão grande como isso, na minha opinião não justifica a diferença enormissima de valor.

Cumps