Recommended Posts

Publicado

Depois de imensos anos com um Aqua plantado, optei por torná-lo o mais simples possível no que diz respeito á manutenção, antes de mudar para um maior.

Montado de NOVO a 20 Novembro 2015

Estou em fase de testes para Discus, encomendados red scribbelt

Material

Aquário 80 cm * 40 cm * 350 cm - 80 L já retirando a decoração.

Filtro Fluval 306 - 1150 L/h com 3 Lts matéria filtrante

Termostato Eheim 125 W/ - 28º

Iluminação - 1 lâmpada led - 10 horas/dia

Hardscape

Substrato não fértil - areia sílica 1,5kg

Pedra basalto

Parâmetros

Amónia (NH4) - ? mg/L

Nitratos (NO3) - mg/L

Nitritos (NO2) - ? mg/L

Fosfatos (PO4) - ? mg/L

pH - 4,5 (já retirei os troncos que estavam a baixar de mais o PH) em tempo útil faço novo teste para ver como está o PH sem tronco.

Peixes

2 platy por do sol

3 Ancistrus

6 corydoras albinas

TPA - 12 Litros uma/duas vez por semana

O Aqua estava com demasiada corrente para discus e por isso optei por fazer um T na saída do fluxo de água.

Todas as peças utilizada para fazer essa separação são em plástico e específicas para canalização. Uma das peças que faz um cotovelo é em aço galvanizado, no entanto ele parece estar a desenvolver uma cor enferrujada no interior.

Não obstante dos troncos terem baixado imenso o PH da água e me ter morto 2 corys, está ferrugem é preocupante, ou sendo uma peça para utilização de canalização doméstica e por consequências apta a humanos, não é alarmante?

Não consigo colocar uma foto, para visualizarem.

Obrigada pela ajuda.

Publicado:

Não é a minha profissão, mas segundo sei o galvanizado não deve ser utilizado em canalizações, pois passados anos sofre o efeito da corrosão. Utiliza-se por exemplo tubagem inox, pex, etc...

Eu sei que há por aí muita cena galvanizada dentro das nossas paredes, tal como ainda há-de haver chumbo e por aí fora.

Publicado:

Pois eu sei que as canalizações em galvanizados tem um duração de 20 anos ( senão menos), mas neste caso foi mesmo só para desenrascar e tenho algum receio de prejudicar o Aqua até ter uma solução mais viável.

O PH está baixíssimo e não o consigo elevar, poderá ser disso?

Publicado:

Quando trabalhei na área da metalurgia o "banho da galvanização" continha Zinco, Alumínio e Chumbo. Posteriormente, já no final do processo a chapa era banhada com uma solução de crómio.

Não sei como estes elementos podem influenciar o Ph, mas espero que com estes dados, algum entendido possa ajudar.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!