magalhaespm Publicado Dezembro 15, 2015 Publicado Dezembro 15, 2015 (editado) Olá, iniciei-me no mundo da aquariofilia no final de Janeiro com um pequeno aquário oferecido (42*21*30), que rapidamente percebi que seria de difícil manutenção... mas decidi continuar com o desafio até por uma questão de espaço. Aconselhei-me numa loja da especialidade que me acompanhou na criação do aquário. Peço desculpa pelo longo texto de detalhes, mas é para enquadrar e dar todas as informações que tenho sobre como tenho lidado com o meu aquário. Procurei também muita informação online que ía inclusivé contra algumas coisas que me recomendaram, mas a realidade é que segui os conselhos e até agora (quase um ano) não tive grandes problemas e sempre o aquário bem limpo e água limpa. O único problema agora é que a loja fechou no Verão e também houve problemas na manutenção que descuidei nos últimos 2 meses. Apesar de estar com peixes a mais para a água (segundo a maioria), tive duas baixas únicas logo no início - um Neon Tetra e um Serpae. E da população a meio introduziu-se 2 plecos (não sei bem a designação) mas para os quais estive reticente a incluir, mas o meu "guia" disse que podia por e mais tarde até devolvê-los porque são peixes que crescem muito para um aquário tão pequeno (mas como disse a loja fechou e ainda os tenho). Informações do aquário Dimensões: 42*21*30 Aquecedor: Newa Visi-Therm 50w Filtro interno: Newa Duetto Cobra DJC 50 (com filtro de carvão activo) Lâmpada: LED 15W 250lm 6400K Fundo: quartz preto Temperatura: 26ºC Decoração: Madeira Mangrove Fotos (com telemóvel): População 1 julii cory 4 Neon Tetra 2 Tetra Santa Filomena (Olho de Fogo) 3 serpae tetra 2 pleco Alimentação: sera Vipan Sobre os testes de água apenas me aconselharam no início a seguir o PH, porque até fiz o ciclo do azoto inicial sem peixes em 4 semanas, e o PH apesar de ter subido porque tive muito tempo a madeira a subi-lo, tem-se mantido à volta dos 5,5 e 6 (mas perdi as minha anotações mensais e já não tenho a certeza, tenho de refazer os testes). Tenho muitas questões que vou procurar no forum e colocar se não ficar esclarecido, mas por agora começo com um pedido de ajuda e dicas porque estou a pensar mudar a decoração do aquário e tenho um problema com a quantidade de sujidade acumulada no fundo que é difícil de limpar com mudança de água (aquário pequeno = pouca água a mudar) e o aspirador partiu-se. Atendendo a que tenho dois pés de Vallisneria (acho que é o nome) que até têm crescido bem, mas quero substituir por outra(s) planta(s) que ainda não sei o quê (é uma área que desconheço). Como substituir o fundo onde está todo o lixo de modo a reestabelecer a qualidade e poder ter algumas plantas? Obrigado. Editado Dezembro 15, 2015 por magalhaespm Citar
Kundstregan Publicado: Dezembro 16, 2015 Publicado: Dezembro 16, 2015 Ora bem.. De facto tas a precisar de mais umas plantas. E em vez de apostares em plantas de grande porte opta por outras mais pequenas. Uma anubias, um tapete e por aí fora.. Outra coisa é o tronco. Apesar de ser interessante é um pouco grande para esse aquário. No que diz respeito à limpeza do fundo tens no mercado à venda sinfonadores que te permite limpar o fundo retirando desta forma o lixo que se acumula. Espero ter ajudado. Abraço 1 Citar
magalhaespm Publicado: Dezembro 16, 2015 Autor Publicado: Dezembro 16, 2015 Sinfonadores sei que é o melhor que há é faz-se logo TPA, mas para pouca água que tenho acontece que desce logo muito depressa e pouca área de fundo limpei, por isso usava o aspirador (a pilhas). Pois de facto o problema tem sido o pouco tempo e como a loja estava sempre à espera de receber plantas eu também esperei (até ao fecho). Agora tenho de arranjar tempo para ir a nova loja de referência. Aqui estou preocupado é porque não fiz fundo com substrato para plantas, e a que tenho foi-me dito que daria bem e que bastava mudar a lâmpada que tinha na altura. Se calhar há mais assim, não? Vou ler a área de plantas no forum. Mas pelo que li se for alterar fundo tenho de fazer novamente o ciclo para estabelecer as bactérias e porque há um pico de amónia etc Eu só tenho um aquário e pouco espaço, posso mudar fundo para preparar para as plantas e fazer o ciclo com os peixes? Este é o meu primeiro aquário e só fiz um ciclo sem peixes. Enviado do meu C6603 através de Tapatalk Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 17, 2015 Publicado: Dezembro 17, 2015 Boas Se eu comprendi,queres mudar o subestrato,e não tens onde colocares os peixes,bem podes comprar aquelas caixas de arrumação que há venda nas lojas do chineses,colocas toda a água que poderes do teu aquário, com o filtro a trabalhar na caixa,mais o termoestato,e fazes toda a mudansa do aquário.depois de montado,colocas a água da caixa,dentro do aquário, deichando alguma para os peixes não morrerem,o resto da água que faltar colocas água da torneira,já com descanço de 24 h,depois colocas os peixes e resto da água,a sim já não terás de fazer novamente o ciclo,e como se fizeses um TPA. Cump: Álvaro Silva 2 Citar
Pedro Bernardo Publicado: Dezembro 17, 2015 Publicado: Dezembro 17, 2015 Bom dia, Segues a dica do Álvaro e não terás problemas Esse tronco apesar de grande é mesmo muito interessante O aquário é pequeno, e se fosse eu ia para uma concepção com plantas de fácil manutenção, mas de pequeno porte e com algum detalhe, camarões e boraras Mas isso são gostos... Algo que acho que devias mesmo mudar era esse filtro... O aquário é pequenino e isso ocupa muito espaço e choca a vista, por vezes encontra-se nos usados externos como o eheim 2211 por cerca de 25 euros... Não conheço esse aquário, mas à partida podes acrescentar mais água até ao rebordo preto, não sendo assim visível o nível. Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
magalhaespm Publicado: Dezembro 17, 2015 Autor Publicado: Dezembro 17, 2015 Obrigado Álvaro Bom dia, Segues a dica do Álvaro e não terás problemas Esse tronco apesar de grande é mesmo muito interessante O aquário é pequeno, e se fosse eu ia para uma concepção com plantas de fácil manutenção, mas de pequeno porte e com algum detalhe, camarões e boraras Mas isso são gostos... Algo que acho que devias mesmo mudar era esse filtro... O aquário é pequenino e isso ocupa muito espaço e choca a vista, por vezes encontra-se nos usados externos como o eheim 2211 por cerca de 25 euros... Não conheço esse aquário, mas à partida podes acrescentar mais água até ao rebordo preto, não sendo assim visível o nível. De facto adoro o tronco, parece grande (e se calhar dada a dimensão do aquário é) mas a parte superior é tipo um pico, o volume é mesmo só a base onde tem esconderijo por baixo, e a minha ideia era ter só essa decoração e a outra parte ser plantas pequenas e se calhar uma só um pouco mais alta atrás. Ando a estudar as plantas de fácil manutenção e por exemplo o caso de musgo diz que se agarra no tronco, mas fico com a dúvida depois como limpar o tronco em particular por baixo porque terei de tirar da água com as plantas... Quando comprei o filtro estava com ideia do externo, mas por falta de experiência sempre estava na ideia que seria um "canhão" demasiado para o aquário, de facto o que tenho fica mal. Estou a pensar adquirir um aquário de 60cm (depende da solução para o espaço/móvel), porque sei que este tem fauna a mais e já vi que estes peixes que tenho ficariam bem mais saudáveis aí e podiam ter o resto do cardume mínimo para cada espécie, e que uma boa solução era transformá-lo para camarões, mas ainda não vi ao vivo nenhum e se calhar por isso não estou inclinado para isso, as boraras vou investigar porque não conheço. Tenho visto agora o site http://aqadvisor.com/que parece ser uma base para perceber sobre a população a ter em conta. A água costumo colocar mais sim, mas na véspera tinha feito TPA e a água que tinha já sem cloro não foi suficiente, depois voltei a subir o nível. Obrigado pela ajuda. Citar
Recommended Posts