rui florindo Publicado Dezembro 14, 2015 Publicado Dezembro 14, 2015 (editado) boas. tenho um aqua com 33 litros e tenho lá guppies e egeria densa. fiz uma calha de iluminação onde tem duas lâmpadas de casquilho fino daquelas económicas. 8w 2700k a minha questão é a seguinte a egeria densa parece estar a ficar com pontas das folhas queimadas, esta iluminação não será a adequada? gostaria de saber a vossa opinião. 33 litros temp - 26º tempo de ilumi - 9 horas duas lâmpadas 8w 2700k cada aquário com duas semanas Editado Dezembro 14, 2015 por rui florindo Citar
Bringer Publicado: Dezembro 14, 2015 Publicado: Dezembro 14, 2015 6500K é uma boa aposta. É que isso não tem nada a ver com a luz do dia ou a luz emitida pelo sol. Agora se é isso que está a causar esse problema... Geralmente usa-se os 6500K ou combinações, por exemplo 6500+8000 ou 5200+7000. Depende do biótipo, altura da coluna de água, etc. Citar
rui florindo Publicado: Dezembro 15, 2015 Autor Publicado: Dezembro 15, 2015 sendo assim poderei melhorar com duas lâmpadas destas? http://www.lighting.philips.com/main/prof/lamps/compact-fluorescent-integrated/energy-saver-stick-shape/genie/929689433604_EU/product Citar
rui florindo Publicado: Dezembro 15, 2015 Autor Publicado: Dezembro 15, 2015 (editado) comprei duas lâmpadas destas. fica aqui duas fotos da diferença. O aquario é só de guppys com egeria densa cada lampada 12w 705 lumens 6500k esta ultima com as ditas lampadas. Editado Dezembro 15, 2015 por rui florindo Citar
Bringer Publicado: Dezembro 15, 2015 Publicado: Dezembro 15, 2015 Não está visível qq informação sobre o espectro, mas suponho que seja melhor do que aquilo que tens. Ou então troca apenas uma e vê qual o resultado. Esta é a minha opinião: É certo que muitas vezes paga-se a marca e por vezes a relação preço/qualidade não é a melhor. Mas quando uma calha de luz custa por exemplo 40 Euros e outra com os mesmos watts custa 100, obviamente que não se pode à partids esperar os mesmos resultados. Com certeza não estás à espera que os horticultores utilizem lampadas comuns para crescimento dos seus produtos. Agora é como se costuma dizer, cada um com a sua opinião, e é claro que as finanças são em regra o nosso maior entrave para que possamos adquirir algo melhor. Citar
Bringer Publicado: Dezembro 15, 2015 Publicado: Dezembro 15, 2015 Se calhar não era preciso uma luz tão forte, já que a coluna de água deve de ser reduzida. Se achares que fica bem, uma anúbia presa a um pequeno tronco seria útil para servir de refúgio da luz. E uns 3 ou 4 pés de limnobium laevigatum. Mas vamos ver o que diz o pessoal. Citar
Recommended Posts