Recommended Posts

Publicado

Estou a rever um aquário de agua doce, e pretendia entrar no mundo dos plantados, sem grande exigência.

É um aquário de cerca de 90L/100L (45x45x45), com peixes de cardume e alguns camarões.

Assim, em plantas tenho (e obviamente tenho um setup correto, com substrato):

• Anubias nana
  • Rotala rotundifolia
  • Micranthemum Monte Carlo
  • Eleocharis acicularis (estas 2 últimas para fazer um tapete verde)

Como iluminação, tenho uma calha com 2 lâmpadas T5, que penso ser suficiente para as plantas em questão.

As questões são:

• Necessito de pensar num difusor de CO2 para acelerar e manter "bonito" o meu plantado ? Cuidados no setup ?
  • Se sim, o que se recomenda ? Que tipo de orçamento (inicial e manutenção futura) tenho de preparar ?
  • A plantado sofrerá (em demasia, claro, ou seja irremediavelmente) se colocar um difusor CO2 e passado uns meses/anos, o retirar ? Com esta flora, consegue manter-se depois ?

Obrigado desde já pelo apoio.

Publicado:

Duvido que sem CO2 e sem uma boa luz, consigas ter a acicularis em boas condições, especialmente com uma altura de 45cm. É a acicularis sp mini?

Repara, uma planta desse género que capta pouca luz (porque está no fundo e tem folhas estreitras) depende muito do CO2 para crescer.

Orçamento inicial: entre 100 a 140 Euros para um sistema de qualidade, sem ir para sistemas de topo. Se puderes compra um regulador de duplo estágio.

Manutenção: eu diria entre 5 a 10 Euros a cada 3 meses para o CO2

Publicado:

Obrigado.

Quando falamos em manutenção entre 5 a 10 Euros a cada 3 meses para o CO2, falamos em botijas novas, ou dá para carregar ? Se sim, onde na zona de Lisboa ?

Publicado: (editado)

Boas,

Há kit's mais básicos que necessitam de trocar a garrafa, há outros que podes carregar as garrafas em lojas especializadas de aquariofilia, e há os mais "musculados" que podes carregar em lojas lojas/oficinas de extintores.

Alguns kit´s económicos à venda em lojas nem trazem garrafa "XPTO", vem com um extintor de CO2... A rosca das garrafas é igual, a diferença é na garrafa de marca tens uma válvula e no extintor tens o manipulo para pressionar

Há colegas que compram o redutor/regulador, e os acessórios necessários e compram um extintor bem barato

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Neste caso falei em carregar e para uma botija de aprox 500grs.

Se optares por um extintor, sairá mais barato.

• Votar + 1
Publicado:

Duvido que sem CO2 e sem uma boa luz, consigas ter a acicularis em boas condições, especialmente com uma altura de 45cm. É a acicularis sp mini?

Repara, uma planta desse género que capta pouca luz (porque está no fundo e tem folhas estreitras) depende muito do CO2 para crescer.

Orçamento inicial: entre 100 a 140 Euros para um sistema de qualidade, sem ir para sistemas de topo. Se puderes compra um regulador de duplo estágio.

Manutenção: eu diria entre 5 a 10 Euros a cada 3 meses para o CO2

Assino por baixo o que fiz o Bringer...

Eu próprio apliquei a acicularis sp mini no meu aqua.... hoje, 4 meses depois, já não existe (talvez um ou outro rebento)... entre os peixes a arrancar e melting, foi-se toda...

Ah, tenho 2 Calhas LED no aqua, perto de uns 9000 lumens no total.... 50cm de altura dá nisto...

Cumpts

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!