RafaCabral Publicado Dezembro 5, 2015 Publicado Dezembro 5, 2015 Viva. Começo por me apresentar como talvez o mais recente membro do forum. Tenho 18 anos, sou estudante e iniciei-me há pouquissimo tempo nesta nova realidade, ainda assim tenho lido imenso.. Tenho um aquario de 40x21x20; Um termostato adequado, iluminação também suficiente ( embora esteja a planear em breve comprar uma calha led ). Não tenho filtro, ainda que faça tpas semanais de forma a não deixar a água suja... Em termos de decoração, tenho na base umas pedrinhas que comprei numa loja indicada, de cor preta ( julgo que vocês chamem a isso substrato (?) ) Estou ainda a pensar no que colocar mais em termos de decoração, e também um background porque não gosto de ver a parede. E claro o residente : Betta azul que adquiri há cerca de 2 meses, mas será bem mais velho julgo. O que vos peço neste tópico é que me indiquem alguma especie que eu consiga conjugar com o betta, ou se realmente o que se diz deles é verdade e não posso de todo colocar mais nenhum peixe... Se não se importarem de me esclarecer quanto a necessidade essencial de filtro também ajudava imenso E sintam-se à vontade para me dar ideias na decoração! Bem haja a todos! Citar
Bringer Publicado: Dezembro 5, 2015 Publicado: Dezembro 5, 2015 Olá, Olha, como o nome indica um filtro serve para filtrar Podes adquirir um filtro de cascata pequeno (aconselho Aqua Clear 30 ou um Eheim Liberty). Irás notar a água mais limpa e o peixe agradece. A sua manutenção é prática. Não sei bem qual o comportamento dos bettas em relação às plantas, mas um pequeno tronco com uma anúbia agarrada, acho que seria positivo. Quanto a que outro peixe poderias colocar, não sei. Cumprimentos, José Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 5, 2015 Autor Publicado: Dezembro 5, 2015 Olá, Olha, como o nome indica um filtro serve para filtrar Podes adquirir um filtro de cascata pequeno (aconselho Aqua Clear 30 ou um Eheim Liberty). Irás notar a água mais limpa e o peixe agradece. A sua manutenção é prática. Não sei bem qual o comportamento dos bettas em relação às plantas, mas um pequeno tronco com uma anúbia agarrada, acho que seria positivo. Quanto a que outro peixe poderias colocar, não sei. Cumprimentos, José Filtro vou mesmo proceder à compra, até porque é bem mais pratico do que "limpar a água" manualmente. Esse tal tronco precisa de alguns cuidados especiais? Repara que o meu aquario é de 16 litros achas que é suficiente para utilizar esse tipo de decoração? Cumprimentos! Citar
Bringer Publicado: Dezembro 5, 2015 Publicado: Dezembro 5, 2015 Tem de ser um troco bem pequeno, o qual tera de ficar de molho uns 15 dias ou mais antes de ser colocado no aquário, senão não afunda. Também podes utilizar uma pedra tipo basalto para prender a anúbia, mas eu acho um tronco mais benéfico. Mesmo com o filtro, obviamente terás de fazer TPAs. http://www.seriouslyfish.com/species/betta-splendens/ Cumprimentos, José Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 5, 2015 Autor Publicado: Dezembro 5, 2015 Fazes ideia onde posso arranjar um tronco desses? Ou é melhor comprar mesmo? Citar
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 5, 2015 Publicado: Dezembro 5, 2015 Troncos não resinosos. Sobre o filtro pesquisa sobre os de cascata marca marina modelo slim. É bonito e funciona bem Citar
Bringer Publicado: Dezembro 5, 2015 Publicado: Dezembro 5, 2015 Um tronco pequeno é barato e já vem tratado. Para quê arriscar por causa de uns 7 ou 8 Euros? Citar
bettaa Publicado: Dezembro 5, 2015 Publicado: Dezembro 5, 2015 (editado) Eu já tenho um betta e já o tive num aqua de 15L (agora está num de 30L ). Comprei dois troncos no ebay. Deixo-te o link.: http://www.ebay.es/itm/351223957590?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT O único "senão" é virem da china e por isso demoram mais tempo a chegar. Quanto aos companheiros do betta, em primeiro lugar tens de ver que o aqua é pequeno e por isso não podes colocar muitos peixes. As espécies mais comuns, e com maior taxa de sucesso com bettas, tens por exemplo:EspadasPlatysCardinais (não neons)*Narizes de bebado*Corydoras (limpa fundos) *SAE e CAE (comedores de algas)Mollys * peixes de cardume (4 no minimo) - mas, na minha opinião, o tamanho do aqua não suporta. Tens ainda camaroes Amano (com espécies de camarão mais pequeno ele pode fazer mariscada) mas tens de ter esconderijos. Eu tive uma má experiencia porque o meu Betta "fez desaparecer" os meus 4 Amano. . Editado Dezembro 5, 2015 por bettaa Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 5, 2015 Autor Publicado: Dezembro 5, 2015 O filtro Marina Slim pareceu-me uma otima sugestão, realmente parece muito pratico, esteticamente não mancha e ainda o preço é bastante em conta. Sobre o troco, acho que sim, sou capaz de adotar essa sugestão, mas inicialmente sem a planta porque acha não ser capaz ainda de ter flora.. Betta : Obrigado pelo link, está um preço bastante acessivel vou equacionar mandar vir de lá. Dos peixes referiste, qual achas que é o mais compativel ( tendo em conta temperatura da agua também ) com o betta? Sem ser cardume claro porque realmente 17 litros é pouco para isso. Os corydoras não crescem demasiado? Obrigado a todos pela vossa disponibilidade Citar
bettaa Publicado: Dezembro 6, 2015 Publicado: Dezembro 6, 2015 (editado) O filtro Marina Slim pareceu-me uma otima sugestão, realmente parece muito pratico, esteticamente não mancha e ainda o preço é bastante em conta. Sobre o troco, acho que sim, sou capaz de adotar essa sugestão, mas inicialmente sem a planta porque acha não ser capaz ainda de ter flora.. Betta : Obrigado pelo link, está um preço bastante acessivel vou equacionar mandar vir de lá. Dos peixes referiste, qual achas que é o mais compativel ( tendo em conta temperatura da agua também ) com o betta? Sem ser cardume claro porque realmente 17 litros é pouco para isso. Os corydoras não crescem demasiado? Obrigado a todos pela vossa disponibilidade Eu só coloquei um peixe junto com o meu betta. Foi um Otocinclus mas atualmente já não o tenho. É muito pacífico e o betta tolerou bem. Mas esses peixes devem estar em aquas com bastantes plantas porque eles alimentam-se das algas das plantas. E penso que também são peixes de cardume. Quanto aos outros peixes eu nunca tive. A sugestão que te dei era para um aqua de 60L e fui buscar a outro fórum. Foi só para teres uma referência das espécies. Penso que as corydoras têm tamanhos diferenciados dependendo da espécie mas prefiro que users mais experientes se pronunciem. Quanto ao filtro tens de ter cuidado com a velocidade a que o pões porque o betta não gosta de água com muita corrente. Eu tenho um filtro de mochila Eheim liberty 2041 e coloco-o quase no mínimo porque noto que o betta tem dificuldade em nadar na corrente. Editado Dezembro 6, 2015 por bettaa Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 6, 2015 Autor Publicado: Dezembro 6, 2015 Quanto ao filtro tens de ter cuidado com a velocidade a que o pões porque o betta não gosta de água com muita corrente. Eu tenho um filtro de mochila Eheim liberty 2041 e coloco-o quase no mínimo porque noto que o betta tem dificuldade em nadar na corrente. Sim já tinha reparado nisso. Vou comprar o filtro, o tronco vou mandar vir o que me sugeriste. Achas possivel manter uma anubia num aquario de 17 litros? Algum user pode me dizer se corydoras são compativeis com bettas e se crescem ou não muito? Bem haja Citar
bettaa Publicado: Dezembro 6, 2015 Publicado: Dezembro 6, 2015 Sim já tinha reparado nisso. Vou comprar o filtro, o tronco vou mandar vir o que me sugeriste. Achas possivel manter uma anubia num aquario de 17 litros? Algum user pode me dizer se corydoras são compativeis com bettas e se crescem ou não muito? Bem haja Quanto ao tronco no ebay tens imensas outras alternativas mas também poderás fazer bons negócios na seção de Classificados do fórum. Encontras por lá pessoal que faz vendas e/ou ofertas de plantas, peixes e diverso material. Consegues manter uma Anúbia e até outras plantas no aqua de 17 litros. Só tens de ter as condições minimas que cada uma exige. As anúbias não são nada exigentes. Deves ter o cuidado de não enterrar o rizoma. Podes amarra-la ao tronco ou a uma pedra. Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 6, 2015 Autor Publicado: Dezembro 6, 2015 Consegues manter uma Anúbia e até outras plantas no aqua de 17 litros. Só tens de ter as condições minimas que cada uma exige. As anúbias não são nada exigentes. Deves ter o cuidado de não enterrar o rizoma. Podes amarra-la ao tronco ou a uma pedra. Vou explorar então a situação dos classificados. Anubio não precisa de mais nada a não ser o tronco para se amarrar, e luz? Citar
bettaa Publicado: Dezembro 7, 2015 Publicado: Dezembro 7, 2015 (editado) Vou explorar então a situação dos classificados. Anubio não precisa de mais nada a não ser o tronco para se amarrar, e luz? Eu tenho as minhas assim e, para já, estão bem...O meu aqua tem um filtro, termóstato, luz, algumas plantas (poucas )...e a estrela, o Betta! Editado Dezembro 7, 2015 por bettaa Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 7, 2015 Autor Publicado: Dezembro 7, 2015 Eu tenho as minhas assim e, para já, estão bem...O meu aqua tem um filtro, termóstato, luz, algumas plantas (poucas )...e a estrela, o Betta! Se me permites a ousadia, achas que podes postar uma foto? Obrigado pela disponibilidade, bem haja Citar
bettaa Publicado: Dezembro 7, 2015 Publicado: Dezembro 7, 2015 Aqui está: mas é um aqua totalmente de amadora! Sou uma iniciante nestas andanças. Citar
RafaCabral Publicado: Dezembro 9, 2015 Autor Publicado: Dezembro 9, 2015 Está incrivel ! Vou tirar algumas ideias para o meu. Obrigado pela ajuda disponiblizada Citar
Recommended Posts