Urd7777 Publicado Dezembro 1, 2015 Publicado Dezembro 1, 2015 (editado) Olá olá. Finalmente acabei o meu móvel do aquário (podem ver o projeto na secção de DIY's aqui do fórum) portanto acho que posso começar a concentrar-me no aquário propriamente dito. Ora bem, antes de mais, um pouco de contextualização. Comprei casa recentemente e quando me mudei, descobri que os antigos moradores tinham deixado um aquário abandonado na garagem. Após uma breve inspecção, descobri que o mesmo tinha o vidro do fundo partido. Descolei os vidros todos, mandei cortar um vidro novo e colar tudo outra vez. O aquário tem alguns troncos e areia que foram deixados lá. De resto, só tenho areia que fui apanhar ao rio, uns troncozitos, os plásticos para o filtro do fundo e lâmpada, se não estou em erro, fluorescente de 40watts. O meu objectivo ao montar este aquário é dar uma casa nova aos meus peixinhos dourados, que foram comprados pequeninos, mas estão umas verdadeiras sardinhas. Neste momento estão num aquário de 60L, portanto quero proporcionar-lhes mais espaço. Bem, portanto, info que vos posso dar, e perguntas ....MUITAS perguntas para vos colocar. Medidas do aquário: 122cm * 38cm * 38 cm Litros: cerca de 185L PH da água da torneira: 7 temperatura que os peixes costumam estar: 25º Filtro: a decidir. Estava inclinada a comprar um Eheim Professional 3 250 / ou então um Eheim Professionel 4 250 Plantas: neste momento não tenho nenhumas. Peixes: neste momento tenho apenas 2 peixes dourados, 2 limpa fundos e 2 limpa vidros. Portanto...perguntas, perguntas, perguntas... É mais fácil numerar... 1- Posso aproveitar o material que ficou no aquário que deixaram na casa? Se sim, devo lavá-lo/desinfectá-lo? Com o que? 2- Devo lavar / desinfectar a areia que trouxe do rio? De que forma? 3 - Tendo em conta os dados acima mencionados, qual o filtro externo mais indicado, na zona dos 150€ +-? 4 - Quais as plantas mais indicadas para ter neste aquário, tendo em consideração os peixes que tenho? 5 - A iluminação é suficiente? Neste momento está colocada a um palmo de distância do aquário, mas posso alterar a altura da mesma a qualquer momento. 6 - tenho de manter a mesma temperatura da água que tinha no aquário pequenino, correto? Para tal, devo comprar um termóstato maior, ou o do aquário de 60L chega? 7 - Filtro externo e filtro de fundo combinam? Ou devo usar apenas 1 ou o outro? 8 - Posso adicionar mais peixes, ou estes já são suficientes para um aquário deste tamanho? 9 - Sugestões ou outras coisas que me estejam a escapar =) Fica aqui uma foto do sítio onde vai ficar o aqua, uma com a luz ligada, outra com ela desligada. Editado Dezembro 1, 2015 por Urd7777 Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 1, 2015 Autor Publicado: Dezembro 1, 2015 (editado) Com a luza desligada. Com a luz ligada. Editado Dezembro 1, 2015 por Urd7777 Citar
Bringer Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 Na minha opinião o maior problema é a temperatura. http://www.arcadenoe.pt/raca/peixe_dourado/113 Podes manter os dois aquários? Cumps. José Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 1, 2015 Autor Publicado: Dezembro 1, 2015 Posso manter os 2 aquários, sim, mas qual seria o objectivo disso? Li no link que os peixes dourados deveriam ter a água entre 15 a 20º. Já os tenho há +3 anos com temperatura nos 23-25º. Se baixar será que eles não vão estranhar e morrer? Citar
Bringer Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 Bem, nesse caso acho melhor manteres. Podem é não durar 20 anos. Mas concordo contigo. Se estão habituados é melhor manter. É uma questão de encontrares espécies compatíveis com os parâmetros do teu aquário e que sejam pequenas. Acho que mais um cardume de 6 a 8 peixes que não ultrapassem os 7/8 cm não vai fazer mal. Desde que tenhas uma boa filtragem e vigies os nitratos. Mais vale assim do que entregá-los a alguém que não cuide bem deles. Cumps. José Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 1, 2015 Autor Publicado: Dezembro 1, 2015 Agora fiquei confusa. Devo manter os peixes dourados no aquário pequeno? Citar
Bringer Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 Claro que não. Os dourados no grande. E como os vais manter nessa temperatura, talvez possas juntar os outros, caso não te dê jeito manter dois aquários. Aconselho-te os sites Seriouslyfish e Planetinverts . Citar
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Quando à filtragem porque não um JBL e901? Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 2, 2015 Autor Publicado: Dezembro 2, 2015 Parece-me bom também... Só me lembro de ter lido algures que era mais fácil de encontrar depois material filtrante para repor para os Eheim...não sei se será verdade ou não :/ Citar
Márcio brandao Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 comprei um eheim 2217 119 euros na fishplanet há um mês mês e meio,acho que seria a opção ideal. Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 2, 2015 Autor Publicado: Dezembro 2, 2015 Qual a diferença entre o eheim 2217 e o professionel 3/4 para que custe 50€ a mais? E já agora, se me pudessem ajudar com as outras questões que coloquei, agradecia imenso =) Citar
Márcio brandao Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 bom eu tenho um 2213 no meu aqua de 68 litros que inicialmente tinha comprado para o de 200 litros,então todos aqui no forum diziam que não dava porque era fraco,e o fabricante dizia que era suficiente então fiz muita pesquisa,e pensei que talvez o pessoal teria razão,e comprei o 2217,é verdade que doi,ainda mais porque eu ja tinha comprado o outro,mas você não faz ideia da diferença entre eles,um caudal realmente grande e agua muito mais limpa,mas espera por mais opiniões,eu agora sei que fiz oque devia ter feito no inicio,teria poupado se nao me engano 59 euros que foi o preço do 2213,porque no aqua pequeno eu ja tinha um interno que vai ser encostado em breve. abraço Citar
Fredy Pinheiro Publicado: Dezembro 3, 2015 Publicado: Dezembro 3, 2015 Parece-me bom também... Só me lembro de ter lido algures que era mais fácil de encontrar depois material filtrante para repor para os Eheim...não sei se será verdade ou não :/ Até acho mais o contrário já se arranja melhor para a jbl. Recomendo e vi a bom preço num site a diascomprei um eheim 2217 119 euros na fishplanet há um mês mês e meio,acho que seria a opção ideal. Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk Citar
Urd7777 Publicado: Dezembro 3, 2015 Autor Publicado: Dezembro 3, 2015 bom eu tenho um 2213 no meu aqua de 68 litros que inicialmente tinha comprado para o de 200 litros,então todos aqui no forum diziam que não dava porque era fraco,e o fabricante dizia que era suficiente então fiz muita pesquisa,e pensei que talvez o pessoal teria razão,e comprei o 2217,é verdade que doi,ainda mais porque eu ja tinha comprado o outro,mas você não faz ideia da diferença entre eles,um caudal realmente grande e agua muito mais limpa,mas espera por mais opiniões,eu agora sei que fiz oque devia ter feito no inicio,teria poupado se nao me engano 59 euros que foi o preço do 2213,porque no aqua pequeno eu ja tinha um interno que vai ser encostado em breve. abraço O 2213 não estava nas minhas opções! O 2217 talvez Ms ainda gostaria de saber a diferença entr o JBL e901, e o professional 3 e 4 da Eheim... e o 2217 também... Tem de haver alguma diferença entre eles. Citar
Márcio brandao Publicado: Dezembro 3, 2015 Publicado: Dezembro 3, 2015 quando andava a procura de um substituto para o 2213 tambem fui em uma loja que tinha o e901 e nesta loja estava muito caro 154 ou 159 nao me lembro bem,foi no forum almada,e os membros aqui do forum ja diziam que era no limite para este aqua e que estava muito caro,eu acho que ele é compativel com o 2215 da eheim e o 1501 da JBL é compativel com o 2217,acho que é tudo questao de litragem por hora que tem que dar umas 4,5 vezes os litros do aqua, vai neste site e faça umas simulaçoes com os filtros e especies que voce vai ver a diferença http://aqadvisor.com/ espero que voce tire suas duvidas ele me ajudou tambem,nao acho que a info dele esteja 100% correta mas da para ter uma ideia de compatibilidade de especies,quantidade de vivos e qualidadde da filtragem. abraço Citar
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 4, 2015 Publicado: Dezembro 4, 2015 Boas Sobre o matrial que tens,podes guardares isso que tu chamas de plasticos de fundo, isso e um filtro biologico que já não se usa,e ate acumula muito lixo,sobre a areia lavas com água quente na banheira,e depois deitas sobre a areia água a ferver, deixas arrefecer,e esta pronta para ir para o aquário,o resto se houver troncos, lavas o tronco,e fazes a mesma coisa água a ferver sobre o tronco,e fica bom, tens e que por o tronco dentro de um balde que não tenha servido com quimicos, seija limpo (novo) para o tronco em supar,e ir ao fundo,o resto das respostas, já há ai pessoal que te esta a ajudar. Cump: Álvaro Silva 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 4, 2015 Publicado: Dezembro 4, 2015 Aqui vai uma ajuda.. 1 e 2 - podes aproveitar tudo com excepção do filtro de fundo. Materiais e areia lavados normalmente com água quente, n é necessário inventar. Materiais em água corrente, areia num balde ou algo assim. 3- eu ia para a linha profissional mas a versão 350, tens peixes q sujam e crescem muito e filtração neste caso é importante. 4- aqui é difícil, a iluminação e os peixes n ajudam, principalmente os peixes q provavelmente vão tentar petiscar as plantas. Experimenta umas anubias... Para as condições q tens n punha mais nada 5 - a iluminação é parca, mas para ter um peixes dourados e umas anubias provavelmente chega. Comprava uma lâmpada nova caso essa tenha vindo com a calha e n saibas qt tempo tem. Uma de 10000k 6 - n sabemos q peixes tens. Os dourados sem termostato, são peixes de água fria, os q chamas limpa fundo e vidros, devem ser de água quente. Devias ter um termostato para manter a água a 25c. 7- n. Só filtro externo 8 - podes, tens é de ter em consideração q os peixes dourados vão continuar a crescer e a comer tudo o q lhes caiba na boca. 9- honestamente acho q devias pensar se queres ter um aquário de água quente ou fria, se fria metes mais uns qts peixinhos deixa a luz q tens e siga. Se queres água quente, dá esses q tens e já podes pensar noutro tipo de peixes, noutro tipo de plantas, um biótopo mais elaborado, mais natura e consequentemente mais bonito. Para isto necessitarás de rever o aquecimento a iluminação o tipo de substrato que usas. via ZX Spectrum 48k Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Urd7777 Publicado: Dezembro 4, 2015 Autor Publicado: Dezembro 4, 2015 (editado) Obrigado pelos esclarecimentos. Ora bem, questões: - a lâmpada não é velha. Comprei-a há meses atrás. Tenho de ver melhor a especificação da mesma. Pena que joguei fora a caixinha. - Não se esqueçam que são só 2 peixes dourados. Será que são assim tão porcalhões?! (ai os javardos!!! XD) - Eu gostaria de ter aquário de água fria, mas será que os peixes dourados iriam aguentar a transição para água fria? Se aguentassem, deixava os limpa fundos e limpa vidros no aquário pequeno, com água quente, e só migrava os dourados. Já agora, em que limites de temperatura são considerados "água fria" e "água quente"? Editado Dezembro 4, 2015 por Urd7777 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 4, 2015 Publicado: Dezembro 4, 2015 Sim... Em princípio n terás grandes problemas. Afinal são peixes de água fria. Aquando da mudança para esse aquário tinha a água a temperatura a q estão habituados e depois deixava arrefecer a água naturalmente. via ZX Spectrum 48k Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 4, 2015 Publicado: Dezembro 4, 2015 Peixes de água quente a água anda por volta dos 24 a 27C - temperatura ideal, dependendo da espécie e geralmente n gostam de grandes variações. Os de água fria toleram uma variação maior e em geral n necessitando de aquecimento da água via ZX Spectrum 48k Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Urd7777 Publicado: Dezembro 4, 2015 Autor Publicado: Dezembro 4, 2015 Ok. Portanto o plano seria o seguinte: - no aquário menor deixava o limpa vidros e o limpa fundos - e este ficava com água quente - no aquário maior transferia os e peixes dourados - e este ficava com agua fria. Assim já teria maior margem de manobra com a fauna/flora, correto? Seria isto? Citar
Urd7777 Publicado: Março 1, 2016 Autor Publicado: Março 1, 2016 Update disto... Resolvi largar mão do filtro externo e construi um sump... Só me falta colar 2 vidro internos (acabou-se o silicone -__-) e tá pronto a bombar. Fiz com sistema overflow. Ora bem, para por algumas plantinhas no aqua, estive a ler que precisava de colocar substrato. Na loja perto de casa vendem o JBL Manado a bom preço. Mas li que é um substrato inerte. Isso quer dizer que para além do substrato inerte, também preciso ter um substrato fértil por baixo? Já agora, as plantinhas a principio irão ser dwarf hairgrass no fundo, umas elogeas e anubias espalhadas... Citar
Recommended Posts