Recommended Posts

Publicado

Boa noie a todos...

Tive aquários há alguns anos atrás e na altura, por falta de tempo, acabei por deixar este mundo.

Como sempre gostei disto, acabei por regressar. Na altura não me preocupava muito com o assunto e controlava pouco mais do que o pH da água.

Desta vez comecei por estudar as coisas mais a fundo, e deparei-me com coisas com que nunca tinha sonhado como ciclo do azoto, etc...

Ora bem, neste momento e depois de ter cometido alguns erros de principiante (como o facto de ter comprado o aquário e peixes no mesmo dia), continuo com muitas dúvidas.

Bom, tenho um aquário com 60x30x30cm com os equipamentos que vieram no kit (provavelmente outro erro). A iluminação está a cargo de uma fluorescente compacta de 15W, resistência de 50W e um filtro de 450l/h.

Para além das pedras no fundo (não tenho substrato), tenho neste momento um tronco natural (que inicialmente me tingiu a água toda), umas planta artificiais, uma rocha natural e umas plantas naturais (em mau estado de momento).

Como fauna tenho 4 néons, 3 zebras e um limpa-vidros (não sei o nome da raça de cabeça).

Quais as questões neste momento:

- A iluminação será suficiente?

- Que pH deveria ter para esta fauna?

- A planta natural (não sei o nome técnico) está com qualquer doença pois está a desfazer-se...

- Que outros peixes poderei adicionar à fauna sem ter incompatibilidades? Gostava de ter algumas espécies "maiores" mas tenho algum receio...

Desde já muito obrigado a todos...

IMG_8967_zpswk8dw0zj.jpgIMG_8970_zpsmh232sgx.jpgIMG_8969_zpsfovf2ayg.jpgIMG_8968_zpsbv1avhtp.jpg

Publicado:

Boas, essa echinodorus não se vai safar, a luz é fraca apesar de n ser uma planta muito exigente. Com essa luz e pedras ficavas bem servido com anubias e musgos. Tens de ter atenção a essa mesa onde está o aquário... Muito arriscado.

Publicado:

Caros, desde já muito obrigado pelos vossos comentários.

A iluminaçao também me parece deficiente mas há um pequeno reflector por cima da lampada.

O que poderei fazer? Eu próprio comercializo lâmpadas e fitas LED. Poderei fazer qualquer coisa artesanal?

Quanto à planta também duvido que se safe. Mas o que causou isto? Pode ter sido apenas falta de iluminação?

E quanto ao resto das questões do primeiro post?

Obrigado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Publicado:

Ao haver uma iluminação deficiente a planta não vai produzir fotossíntese como está pré definido pelo circuito celular dela e as mitocôndrias ao terem um O2 deficiente dão alerta e a planta entra em auto destruição para ser fertilizante das que supostamente na natureza tereria ao lado ...

Antes disso como o Ricardo disse preocupa.te com essa mesinha, basta ela ocilar e estala.te o vidro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!