Miguel Oliveira Publicado Novembro 30, 2015 Publicado Novembro 30, 2015 (editado) Boas, Desde que comecei a fertilizar com Flourish, começaram a aparecer algumas algas diferentes. De forma a introduzir alguns elementos que ajudem a interpretar as causas para este tipo de algas, passo a exlicar algum do historial recente:Tenho um aquário de 55 LTs montado desde Jun/2014, com uma anúbia, dois fetos de java, vários pés de valisnérias e musgo de java.Sem substrato fértil, sendo apenas areia.Iluminação de Leds (+-10W), 7 horas diárias.No final do Verão, verifiquei que algumas folhas da anúbia começaram a mostrar alguns sinais de alguma anomalia, pois apresentavam furos e aurélolas amareladas no meio da folha.Nunca tendo feito qualquer tipo de fertilização achei, pelo que fui lendo, que poderia ser défice de micro-elementos (nomeadamente Fe), e assim decidi, com a ajuda de uma loja (leia-se vendedor) começar com o Flourish da Seachem, 1ml após a TPA (semana).Comecei a fertilizar a 25-09-2015, tendo apenas parado 15 dias por ter feito um tratamento com eSHa2000, mas entretanto já voltei com regularidade.Actualmente a análise da água é a seguinte:pH: 6.7kH: <3gH: <3No3: 20Embora não tenha, ainda, o teste do fosfato (PO4), fiz um teste para ver o "consumo" diário de Nitratos, e com o teste da Salifert foi o seguinte:No3 Matinal (antes de ligar as luzes): 30 ppmNo3 Noturno (após desligar as luzes): 20 ppmTambém fiz o teste de tiras, e aí dava menos diferença, mas ainda eram 5 ppm entre o periodo noturno e o periodo de fotossíntese.Posso afirmar que desde que comecei a fertilizar como o Fluorish que começaram imediatamente a aparecer algas spot verdes nos vidros, e mais recentemente pelas folhas das plantas no geral (principalmente na anúbia e parcialmente no feto), o tipo de algas que aparecem nas fotos.Também verifico que as folhas da anúbia que apresentavam os furos continuam com o mesmo sintoma, e apenas as folhas novas parecem saudáveis.Já sem relação com o começo da fertilização, noto que as folhas do feto apresentam normalmente a ponta de um verde mais escuro/translúcido. Não sei se será algum sintoma importante.Ter algumas algas no aquário não me alarma, pois tenho otocinclus, uma zebra e Red Cherrys, e sempre é um alimento para os mesmos.Gostaria assim, que me ajudassem a definir o caminho a tomar de forma a melhorar o aspecto das minhas plantas.Pelo que tenho lido, penso que ajudava a introdução de CO2, nomeadamente do Excel, mas não sou muito apologista de aditivos e tento manter o aquário um pouco lowtech. Agradeço os vossos comentários e conselhos. Cumprimentos Miguel Oliveira Editado Novembro 30, 2015 por Miguel Oliveira 1 O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
WILDWOLF Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Bom dia, Aparecimento de algas, pelo que diz, diria nutrientes em excesso... Quanto a adição de co2 nomeadamente do Excel tenho a certeza que ajuda, já passei pelo mesmo. A ponta transparente das plantas resolve com adição de micros com ferro. Fazer TPA regularmente ajuda a resolver, conjugado com raspagem de algas ou esfregar...Mas dá algum trabalho!!!! cumps.
Diogo Sousa Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Boas, os furos nas anubias resolves com potássio caso sejam furos e não manchas apenas, os existentes permanecem mas não aparecem novos furos e acho que só devias fertilizar mesmo com potássio e micros. Os green spot aparecem no meu low tech qd os niveis de fosfatos estão a 0. Eu não percebo muito de leds mas 10w parece-me pouco. Estes testes salifert servem para agua doce? Eu nunca os usei e aproveito pra saber. Este teste que fizes-te de NO3 foi a meio da semana(julgando que fertilizas-te no domingo?? Os nitratos não devem estar altos, ou reduzes na fertilizaçao ou reduzes a comida ou ainda podes fertilizar com K para ajudar as plantas a consumir esse excesso de no3.
Bringer Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Algas 'green spot' costuma ser falta de fosfatos. Também não precisas de tantos nitratos para as plantas que tens. Esses números seriam bons para um plantado. Quanto aos 10W, acho um pouco reduzido, mas também depende da altura da coluna de água e da qualidade dos mesmos. E sabes quantos graus permite a lente i.e. 90, 120.....estou a falar no ângulo da luz.
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 2, 2015 Autor Publicado: Dezembro 2, 2015 Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.Wildwolf:Também penso que se adicionar Co2 aumento o metabolismo das plantas e assim consiga que absorvam mais nutrientes, tirando fonte de energia/alimento às algas.Relativamente às algas, antes de ter começado com o Flourish (micros) estava tudo bem, mas foi precisamente por ter pensado que deveria adicionar os micros com ferro que iniciei a fertilização.Penso que deve existir de facto algum desequilíbrio na balança Nutrientes->Iluminação->Co2.Diogo Sousa:Pelo que li o Flourish tem um pouco de potássio (K), por isso não sei até que pondo poderá haver falta a esse nível. Mas por isso é que estou a colocar as minhas dúvidas aqui...O teste Salifert NO3 que uso tanto dá para água doce como salgada.Os testes que fiz de Nitratos (entre o inicio do periodo de luz e respectivo fim), foram no 6º dia após TPA, ou seja 6 dias após fertilizar com o Flourish (1ml para 50 Lts).Na mesma semana, ao 1º dia (após TPA) o teste Salifert deu 10ppm às 12h00 (3 horas antes da maior intensidade de luz), mas ao 6º dia, pelas 8h50 já dava 30ppm. Penso que eu próprio poderei falhar um pouco na avaliação da cor/valor do teste.Poderei ajudar se adicionar mais plantas? por exemplo, uma planta que consiga consumir mais nutrientes, mas ao mesmo tempo seja de fácil manutenção (iluminação fraca e substr. não fértil - sei que estou a pedir muito )?Bringer:Já cheguei a ter NO3 a 50ppm... mas com algumas TPAs mais drásticas consegui baixar novamente para os 20ppm. Foi nessa altura que comecei a fertilizar (após essas TPAs).Atualmente faço TPA entre 5 a 9 dias, mas normalmente tento cumprir os 7 dias. A quantidade ronda os 18 Lt, o que dá 33% para o meu 55Lts.A iluminação é do kit (aquatlantis Start55), e acho que é de 10w estando a uns 35cm do solo do aquário (não faço ideia do angulo). Aparentemente parece-me suficiente, pois pelo menos os P. Simulans por vezes parecem andar de oculos escuros (:morning:nem aparecem). Mas sim, aceito que possa ser insuficiente para as plantas.Então recapitulando (ainda em jeito de perguntas):- De forma a analisar melhor o estado da água e o consumo que as minhas plantas fazem, deverei analizar também os fosfatos PO4, certo?- Há mais algum teste que poderei adquirir que me ajude a acompanhar o processo de fertilização/combate de algas (CO2, K)?- Assumindo que há excesso de nutrientes (No3 e PO4), poderei introduzir Co2 líquido (Seachem Excel) de forma a combater as algas ou é preferível baixar os níveis de nitratos e diminuir a alimentação (penso que está dentro do limite ainda)?- Antes de introduzir mais fertilizantes (CO2 ou K) ou alterar o que estou a dar, poderei adquirir mais plantas para aumentar o consumo de nutrientes e verificar o que acontece em relação às algas?- A anúbia está numa zona bem iluminada. Os buracos e poderão ser excesso de luz? O Feto de java, pelo menos um dos rebentos está numa das zonas mais escuras e parece muito bem (sem algas e uma cor bonita).Relativamente ao CO2 (gasoso), para já está fora de questão qualquer processo que não seja DIY (mais barato), acontecendo o mesmo a nível da iluminação (estou a estudar a possibilidade de um sistema DIY). Desculpem continuar a fazer mais perguntas, mas não quero avançar sem ter o conhecimento necessário. O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Já li que as anúbias não gostam de muita luz. Será que li bem?
Alvaro Silva Publicado: Dezembro 2, 2015 Publicado: Dezembro 2, 2015 Boas Sim,as Anúbias não gostam de muita luz,eu tenho uma bem grande, no aquário mais pequeno dos camarões está muito bonita,pouca luz, no aquário grande,tenho outra Anúbia,também grande,não esta mal, mas como leva com um pouco mais de luz,não esta tão bonita como a outra,nesta tive que por um plastico em vinil translucido rijo,para quebrar mais a luz,entre a luz,e a água,na tampa do aquário,isto também sucede com os Fetos de Java,a mesma coisa,bom mas isto e nos meus aquários,agora noutros poderá ser de outra forma,cada aquário e defrente uns dos outros. Cump: Álvaro Silva
Diogo Sousa Publicado: Dezembro 3, 2015 Publicado: Dezembro 3, 2015 (editado) Se no primeiro dia tens 10ppm de nitrato após fertilizaçao e no sexto ainda tens mais é sinal que algo não tá certo. Nao me lembro se tens fauna ou não. Caso tenhas, esses nitratos podem dever-se a excesso de alimentaçao á fauna. Este descontrolo de nitratos acontece me muito quando estou ciclando o que não é o teu caso. As tuas plantas comem relativamente pouco portanto eu suspendia a fertilização a ver no que dava, ou adicionava co2 caseiro e mantinha a fertilizaçao mas um pouco mais reduzida para evitar excessos. Entretanto faz mais que uma tpa por semana para reduzir estes niveis. Basta teres 10ppm de nitrato para as tuas plantas e elas nunca irao passar fominha. Editado Dezembro 3, 2015 por Diogo Sousa
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 3, 2015 Autor Publicado: Dezembro 3, 2015 Sim ,tenho fauna, e provavelmente já está no limite da capacidade do aquário/filtro. tenho: 4 Corydoras panda adultas 3 Otocinclus 9 Paracheirodon simulans 5 hyphessobrycon amandae 1 Neritina zebra 30 a 50 Red Cherrys S. 10 a 20 Helenas Normalmente dou 2 pastilhas de fundo por dia (sera), ou 1/2 cubo de comida larva mosquito vermelho e 1/2 cubo de artemia congelada por dia. Há dias que dou apenas uma pastilha de fundo por dia, e por vezes ficam um dia sem comida mas tenho evitado que isso aconteça. O teste de fosfato (PO4) poderá também ajudar a definir se estou a dar alimentação a mais? A fertilização que dou é exclusivamente Seachem Flourish (micros), e que introduzi apenas para dar um "toque" à questão da anúbia. Para reduzir o Flourish, deverei dar apenas 0,5 ml por semana (após TPA) ou é melhor manter 1 ml e alongar a periocidade para quinzenal? O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Diogo Sousa Publicado: Dezembro 9, 2015 Publicado: Dezembro 9, 2015 Eu só faço testes de nitrato e fosfatos, porque nao tenho mais, mas consigo fazer uma estimativa de consumos. Realmente tens ai uma fauna e tanto hehe. Fosfatos e nitratos são gerados pelos restos alimentares e dejetos dos animais portanto a resposta á tua pergunta é sim. Mas com tanto camarão restos de comida nao devem ser. Agora nao me lembro qual o quimico que vem dos restos de comida e qual o que vem dos dejetos.. Mas com o teste de fosfatos concerteza que te pode livrar de algumas causas te ajudando a dar especial atençao á causa ou causas principais. Aposta numas hygrophilas para te ajudarem no consumo enquanto estudas o problema.
Bringer Publicado: Dezembro 9, 2015 Publicado: Dezembro 9, 2015 Acho que não foi mencionado aqui. Qual o filtro que usas e qual a manutenção que fazes?
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 9, 2015 Autor Publicado: Dezembro 9, 2015 Diogo, sim, vou comprar um teste de PO4. Já agora, sabes de alguma marca que seja bom e de facil interpretação? Olá Bringer, pois não coloquei aqui neste post (só na apresentação). Estou para evoluir para um externo pois até agora tenho aguentado com uma biobox2 da aquatlantis (fazia parte do kit), à qual substitui o carvão por ceramicas da enhein e adicionei um saco de miniporax da sera. Faço TPA semanalmente e no minimo lavo a bomba e os outlines quinzenalmente. Nas TPAs semanais costumo trocar a lã tambem, além de lavar na agua da tpa (usada) as ceramicas e a esponja azul. Normalmente alterno essa lavagem, pois já me aconteceu a agua ficar turva (branca) após a TPA e nessa altura os nitrinos subiram, pensomque por ter exagerado na lavagem/demora das ceramicas. O substrato aspiro em cada TPA, com um sistema adaptado de forma a não retirar a areia. A respeito das algas, suspendi temporariamente a fertilização do Fluorish, e fiz uma Tpa à 6 dias e outra ontem (ambas de 35%) para ver se baixo os nitratos e verificar se altera o aparecimento de novas algas (penso que as antigas terei que as remover manualmente). Hoje, 20h após a TPA os nitratos estao nos 10ppm, isto sem ter alimentado e após 5h de luz. Penso amanhã voltar a repetir o teste. Para já mantive a forma e quantidade de comida. O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 9, 2015 Publicado: Dezembro 9, 2015 Eu perguntei sobre o filtro porque tanto este como uma curculação deficiente, têm influência no aparecimento de algas. Acho que não devias de enxaguar as cerâmicas com tanta frequência; a não ser que notes que ficam com muita sujidade acumulada. Um filtro externo iria melhorar muito as coisas.
Bringer Publicado: Dezembro 9, 2015 Publicado: Dezembro 9, 2015 O saco de miniporax deve ficar por cima das da Eheim. Acumulam bactérias diferentes. Eu no meu externo tenho ( de baixo para cima): Bioballs (apenas porque já tinha) Esponja azul Cerâmicas Sera cilíndricas. Esponja azul Cerâmicas Sera Siporax Mini Esponja azul Esponja branca Esponja com carvão activo (colocada durante uns dias a cada uns dois meses)
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 9, 2015 Autor Publicado: Dezembro 9, 2015 Sim, é esse o caminho a seguir. Mas enquanto não vem um filtro externo tenho que definir e apreender o que está a acontecer na realidade no aqua. vou ver nos proximos dias se o No3 se mantem mais baixo, e depois de ter o teste de fosfato volto a testar o consumo das plantas. Diogo, as hygrophilas são o tipo de plantas ou o nome da mesmas? O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 10, 2015 Autor Publicado: Dezembro 10, 2015 Olá Diogo, Em relação à Hygrophila pode ser a Hygrophila corymbosa (Hygrophila stricta tai)? Recordo que não tenho substrato fértil, tendo apenas areia de sílica na parte da frente do aquario e gravilha de xisto na zona junto do filtro. Bringer, obrigado pela explicação. O circuito da água no meu filtro interno é: Entrada de água -Saco de Siporax mini da Sera -Caixa da biobox (XS) cheia de EHEIM SUBSTRACT PRO -Caixa da biobox com esponja azul -Caixa da biobox com cerâmicas da própria marca -Caixa da biobox com 1/2 de la de vidro Saída para a bomba Depois quando decidir a compra do filtro abro outro tópico O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 10, 2015 Publicado: Dezembro 10, 2015 Tens o Siporax Mini no lugar errado. Enxagua isso com a água do aquário e coloca antes da lã de vidro. Essas bactérias (aeróbicas) precisam de oxigénio e essas cerâmicas nesse local ficam muito sujas. Já as outras anaeróbias precisam de nitratos. http://www.comidadecorais.com/bacterias-nitrificantes-e-desnitrificantes/ Cumprimentos, José PS Se disse alguma coisa errado, corrijam
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 10, 2015 Autor Publicado: Dezembro 10, 2015 Olá Bringer, Excelente link. Então dizes para colocar primeiro (À entrada da água) a lã de vidro e depois a Siporax seguida da cerâmica da eheim? Não sei se percebeste mas a ordem com que escrevi a posição das matérias foi de cima para baixo (a água no filtro interno entra por cima). De facto, ambas cerâmicas têm ficado muito sujas ultimamente. Normalmente tenho a lã de vidro no final do circuito de forma a não ficar tão suja e assim cortar o fluxo (que já é baixo). Em relação em aumentar a flora, e assim aumentar o consumo de nutrientes (NO3), acham que a Hygrophila corymbosa (Hygrophila stricta tai) é indicada para um aquário como o meu? sem substrato fértil (apenas areia e gravilha de xisto), pouca iluminação (10w de LEDS) e sem CO2 (embora esteja inclinado para adição de CO2 líquido). O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 10, 2015 Publicado: Dezembro 10, 2015 Não. A lã mais fina fica no fim, tal como tens. O que tens de fazer é colocar a Siporax mini imediatamente antes da lã de vidro.
Bringer Publicado: Dezembro 10, 2015 Publicado: Dezembro 10, 2015 http://aquarium-fertilizer.com/nitrate-no3-and-phosphate-po4-dont-cause-algae-ammonia-does
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 10, 2015 Autor Publicado: Dezembro 10, 2015 Na próxima TPA vou testar trocá-las para baixo. Ainda tenho mais cerâmicas da eheim, e estou a pensar trocar as de origem (são bolinhas castanhas mais pequenas menos porosas) por essas e assim ganhar mais capacidade enquanto não vem novo filtro. Mais um excelente link. Este já eu tinha mas ainda não tinha lido a página indicada pois ainda não tinha tido este pico de algas. Então, deverei continuar a fertilizar com o seachem flourish? A última fertilização que fiz foi à 15 dias, já tendo feito duas TPAs de 30% e 35% a seguir. Ainda me é difícil observar alguma alteração na incidência de algas, mas aparentemente as GSA parecem não estar a aparecer tanto. As algas de filamentos, nas folhas da anúbia e do Feto, parecem manter e de certa forma parece-me que existem em novas folhas. Numa das TPAs tentei esfregar os dedos nas folhas para retirar as algas, mas não me parece que seja muito produtivo, conseguindo retirar apenas parcialmente. Para as GSA nos vidros, passei uma esponja "magica" e embora continuem presentes melhorou muito a transparência visual. Penso que ainda é cedo para voltar a fertilizar com o Fluorish, pois primeiro terei que controlar melhor os nitratos entre TPAs, e verificar os consumos diários (noite / dia) dos nutrientes naturais (NO3 e PO4). Mas antes dessa decisão tenho uma dúvida (outra): Se as GSA me apareceram imediatamente após começar a fertilizar (à segunda semana), então justifica-se que com o aumento de micros (Fe e algum K ) as plantas consumiram mais dos restantes nutrientes e assim despoletaram um decréscimo de Fósforo (P ou PO4) existente, certo? O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 11, 2015 Publicado: Dezembro 11, 2015 As Siporax mini não devem de ficar no princípio. Deixa ficar o substrat pro. É essa a sua função. Podes e colocar Sera Siporax normal (formato anelar) a seguir a uma esponja, se couber.
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 11, 2015 Autor Publicado: Dezembro 11, 2015 (editado) As Siporax mini não devem de ficar no princípio. Deixa ficar o substrat pro. É essa a sua função. Podes e colocar Sera Siporax normal (formato anelar) a seguir a uma esponja, se couber. O que eu quis dizer é que irei trocar a siporax mini para baixo, para o final do circuito (a água irá passar primeiro pela esponja azul e pelas ceramicas da eheim e das de origem).Em relação às ceramicas substract pro da eheim, não as vou tirar. Pretendo é adicionar mais das mesmas, retirando sim as de origem. Editado Dezembro 11, 2015 por Miguel Oliveira O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Bringer Publicado: Dezembro 11, 2015 Publicado: Dezembro 11, 2015 Acho que convém colocar uma esponja grossa (é capaz de ser essa azul) antes do Substract Pro, para reter as partículas mais grossas. As cerâmicas de origem são anelares?
Miguel Oliveira Publicado: Dezembro 11, 2015 Autor Publicado: Dezembro 11, 2015 As cerâmicas de origem são estas (aquaclay): http://www.aquatlantis.com/index.php?id=197&tbl=registos "Produto natural com uma superfície altamente porosa, que proporciona óptimas condições para a obtenção de uma elevada colonização de bactérias essenciais ao equilíbrio do seu aquário e bem-estar dos peixes e plantas. Substituição recomendada a cada 4-6 meses." São esferas castanhas de forma e tamanho um pouco irregular mas de superfície pouco porosa (em comparação com as Substract pro). Bem, nunca as troquei em ano e meio. Na próxima TPA tiro-as (as de origem) e preencho a caixa com Substract pro, sem lavar as outras (Substract pro e siporax mini) Em relação a introduzir uma planta que consuma mais, mas que ao mesmo tempo não seja muito exigente, nomeadamente a Hygrophila corymbosa (Hygrophila stricta tai), mesmo sem substrato fértil, será boa ideia? O meu aquário comunitário * As minhas Corydoras panda
Recommended Posts