Pedro Bernardo Publicado Novembro 25, 2015 Publicado Novembro 25, 2015 (editado) Boas TPA agora mais simples No meu caso não faço sinfonagem (uso aspirador), apenas necessito de retirar a água e repor, e são mais de 100 litros todas as semanas. Para simplificar o processo adaptei uma ideia muito básica que já antes tinha em funcionamento no anterior aquário. Aproveitando a saída de água do filtro para o aquário, adicionamos um T com torneira e um encaixe para mangueira de jardim, desta forma basta ligar a mangueira, estender até a varanda e abrir a torneira, aproveitando a água para regar os vasos e canteiros Depois, desligo o filtro fecho a válvula deste, e ligo a mangueira à torneira da cozinha e devagar e eventualmente temperando com água quente vou repondo. Adiciono acondicionador para remover o cloro e afins durante a reposição que é feita com calma e descontracção. Material: - 1 T em PVC (Rosca 3/4'') - 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'') - 1 Torneira (Rosca 3/4'') - 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'') - 2 Fixadores de tubagem Deixo umas fotos Não é nada de novo, mas pode ser útil a alguns colegas que não tinham pensado na coisa Editado Dezembro 2, 2015 por Pedro Bernardo 3 Cumprimentos Pedro Bernardo
Joana M Publicado: Novembro 25, 2015 Publicado: Novembro 25, 2015 Ola Pedro.. É uma engenhoca toda pipi,acredito que da um jeitaço a quem tem aqua grandes como o teu. Cumps, In Paradise!! 1 In Paradise!
AndrePeixoto Publicado: Novembro 26, 2015 Publicado: Novembro 26, 2015 Boas. Não consigo ver as fotos, diz click for photos e tem um gato
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 26, 2015 Autor Publicado: Novembro 26, 2015 Boas. Não consigo ver as fotos, diz click for photos e tem um gato Obrigado André, já corrigi Cumprimentos Pedro Bernardo
AndrePeixoto Publicado: Novembro 26, 2015 Publicado: Novembro 26, 2015 (editado) Já vi. Grande engenhoca. Como fazes para regular a temperatura da água da torneira ? O anti cloro metes directamente no aquário ? Editado Novembro 26, 2015 por AndrePeixoto 1
h2k Publicado: Novembro 26, 2015 Publicado: Novembro 26, 2015 Excelente engenhoca mesmo, dava-me muito jeito. Pois vou montar agora um aquário de raiz de normalmente costumo molhar tudo. Consegues-me dizer o material que usas-te? E onde compras-te? Obrigado 1
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 26, 2015 Autor Publicado: Novembro 26, 2015 (editado) Boas Material: - 1 T em PVC (Rosca 3/4'') - 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'') - 1 Torneira (Rosca 3/4'') - 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'') - 2 Fixadores de tubagem Comprei no AKI aqui da zona, mas creio que encontras em qualquer loja de bricolage Editado Novembro 26, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
snake-bite Publicado: Novembro 26, 2015 Publicado: Novembro 26, 2015 Tenho o mesmo sistema no meu de 60l mas sai para 1 garrafão!!! 1 Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Mendes89 Publicado: Novembro 28, 2015 Publicado: Novembro 28, 2015 N tens problemas em alteração nos parâmetros da água? Como a agua círcula sobre o metal Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk [sharedmedia=gallery:images:34838] https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 28, 2015 Autor Publicado: Novembro 28, 2015 (editado) Acho que não há problema por aí...Não sei a composição exacta deste metal, mas a partida acho que será "inerte" e não irá contaminar a água...Vi em vários fóruns internacionais, membros experientes, utilizarem conectores idênticos para construir um reactor de CO2 cerges, se fizesse mal não o usariam, acho... Por isso também os usei no meu reactor e nesta aplicação para as TPA's. Fica aqui um post aqui no forum onde já se falou sobre isso Editado Novembro 28, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
AndrePeixoto Publicado: Novembro 28, 2015 Publicado: Novembro 28, 2015 Sim esse metal é inerte . Contudo de vez enquanto convém dar uma olhada porque se romper essa camada de acabamento tem tendência a ganhar zibro pois é uma mistura de latão e cobre... Não cheguei a perceber onde metes o anticloro
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 28, 2015 Autor Publicado: Novembro 28, 2015 O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador Cumprimentos Pedro Bernardo
AndrePeixoto Publicado: Novembro 29, 2015 Publicado: Novembro 29, 2015 O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ? Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo .
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 29, 2015 Autor Publicado: Novembro 29, 2015 (editado) Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ? Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo . André com um aquário de 300 litros e TPA semanais de +/- 50%, não tenho ou hipótese. Creio que todos os colegas que tem aquas de maior litragem o fazem assim, até o Tom Barr que é mais radical em algumas TPA's na ordem dos 70% directo do chuveiro temperando a temperatura... E que metais pesados poderão existir hoje em dia na água da rede supostamente potável e com controlo? Consultando o site da empresa municipal, na minha zona, os resultados estão todos bem abaixo dos limites máximos impostos por lei, para o consumo humano. Editado Novembro 29, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
AndrePeixoto Publicado: Novembro 29, 2015 Publicado: Novembro 29, 2015 Certo... Só que esses resultados são à saída do poço de distribuição, não à saída das torneiras aí de casa... De qqr forma com trocas de 50% tens sempre bastante hipótese de diluição...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 29, 2015 Autor Publicado: Novembro 29, 2015 (editado) Não André, os testes são nas torneiras de estabelecimentos comerciais e públicos (identificados), ou habitações privadas a pedido, que representam amostra das várias estações... E como referi, na prática não tenho outra forma de mudar mais de 100 litros de água sem ser assim... eu e a maioria dos colegas com litragens nesta ordem Editado Novembro 29, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
Freixo69 Publicado: Novembro 30, 2015 Publicado: Novembro 30, 2015 Muito boa ideia sou capaz de a copiar Meteste isso a saída do filtro ou a entrada? Qual é a medida da mangueira 12/16?Cumprimentos Cumprimentos Freixo
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 30, 2015 Autor Publicado: Novembro 30, 2015 Muito boa ideia sou capaz de a copiar Meteste isso a saída do filtro ou a entrada? Qual é a medida da mangueira 12/16? Cumprimentos Boas, Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal. Cumprimentos Pedro Bernardo
Freixo69 Publicado: Novembro 30, 2015 Publicado: Novembro 30, 2015 Boas, Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal. Pois a ideia era mesmo essa por maior para não perder caudal. As mangueiras se aqueceres com agua quente devem entrar bem. Eu tenho 2 filtros JBL e901 e usam 12/16. por isso eu ter feito a pergunta Em janeiro quando mudar o layout ja adiciono isso hehehehe Obg pela partilha andamos sempre aprender Abraço 1 Cumprimentos Freixo
Motta Publicado: Novembro 30, 2015 Publicado: Novembro 30, 2015 Bom esquema. Já me deu algumas idéias. Agora só me falta por em prática. By Motta
baar Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 Boas, Eu tenho algo semelhante só que mais rudimentar, mas utilizo um filtro de carvão activo à saida da água da torneira antes de entrar no aquario. Sei que não retira o cloro todo mas à mais de 1 ano que utilizo este sistema nas TPA's sem nenhum problema, num aqua de 600 litros com discus e TPA's de 150~200 litros 2 vezes por semana. Desta forma não gasto dinheiro nos condicionadores e o carvão fica bem mais barato. 1
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 E entre TPAs deixas o filtro submerso ?
baar Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 (editado) O filtro de carvão está fora do aquario. A água só passa por ele antes de entrar no aquario. É um fitro comprado nas lojas de bricolage, fixo numa parede com uma torneira para ligar a mangueira para enxer o aquario. Editado Dezembro 1, 2015 por baar
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 1, 2015 Publicado: Dezembro 1, 2015 Ah, pensei que fosse de carvão activo como se usa para purificar a água depois de tratamentos
Recommended Posts