Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

TPA agora mais simples ;)

No meu caso não faço sinfonagem (uso aspirador), apenas necessito de retirar a água e repor, e são mais de 100 litros todas as semanas.

Para simplificar o processo adaptei uma ideia muito básica que já antes tinha em funcionamento no anterior aquário.

Aproveitando a saída de água do filtro para o aquário, adicionamos um T com torneira e um encaixe para mangueira de jardim, desta forma basta ligar a mangueira, estender até a varanda e abrir a torneira, aproveitando a água para regar os vasos e canteiros :)

Depois, desligo o filtro fecho a válvula deste, e ligo a mangueira à torneira da cozinha e devagar e eventualmente temperando com água quente vou repondo. Adiciono acondicionador para remover o cloro e afins durante a reposição que é feita com calma e descontracção.

Material:

- 1 T em PVC (Rosca 3/4'')

- 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'')

- 1 Torneira (Rosca 3/4'')

- 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'')

- 2 Fixadores de tubagem

Deixo umas fotos ;)

IMG_9434%20-%20Coacutepia_zpsrohytsv1.jp

IMG_9435_zps0rglyfpu.jpg

IMG_9436_zpsl4lcvrox.jpg

IMG_9439_zpsgw6m5dr1.jpg

IMG_9441_zpsjvad4mz9.jpg

IMG_9443_zpsejkyjd3x.jpg

IMG_9444_zpsg0cu3mml.jpg

IMG_9445_zps0mjxifmv.jpg

Não é nada de novo, mas pode ser útil a alguns colegas que não tinham pensado na coisa ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 3

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Ola Pedro..

É uma engenhoca toda pipi,acredito que da um jeitaço a quem tem aqua grandes como o teu.

Cumps,

In Paradise!!

• Votar + 1
Publicado:

Boas.

Não consigo ver as fotos, diz click for photos e tem um gato

Obrigado André, já corrigi ;)

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado: (editado)

Já vi.

Grande engenhoca.

Como fazes para regular a temperatura da água da torneira ?

O anti cloro metes directamente no aquário ?

Editado por AndrePeixoto
  • Votar + 1
Publicado:

Excelente engenhoca mesmo, dava-me muito jeito. Pois vou montar agora um aquário de raiz de normalmente costumo molhar tudo.

Consegues-me dizer o material que usas-te? E onde compras-te?

Obrigado ;)

• Votar + 1

Boas

Material:

- 1 T em PVC (Rosca 3/4'')

- 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'')

- 1 Torneira (Rosca 3/4'')

- 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'')

- 2 Fixadores de tubagem

IMG_9434%20-%20Coacutepia_zpsrohytsv1.jp

Comprei no AKI aqui da zona, mas creio que encontras em qualquer loja de bricolage ;)

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

N tens problemas em alteração nos parâmetros da água? Como a agua círcula sobre o metal

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

[sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

Acho que não há problema por aí...

Não sei a composição exacta deste metal, mas a partida acho que será "inerte" e não irá contaminar a água...

Vi em vários fóruns internacionais, membros experientes, utilizarem conectores idênticos para construir um reactor de CO2 cerges, se fizesse mal não o usariam, acho...

Por isso também os usei no meu reactor e nesta aplicação para as TPA's.

Fica aqui um post aqui no forum onde já se falou sobre isso

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Sim esse metal é inerte .

Contudo de vez enquanto convém dar uma olhada porque se romper essa camada de acabamento tem tendência a ganhar zibro pois é uma mistura de latão e cobre...

Não cheguei a perceber onde metes o anticloro

Publicado:

O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador ;)

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador ;)

Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ?

Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo .

Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ?

Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo .

André com um aquário de 300 litros e TPA semanais de +/- 50%, não tenho ou hipótese.

Creio que todos os colegas que tem aquas de maior litragem o fazem assim, até o Tom Barr que é mais radical em algumas TPA's na ordem dos 70% directo do chuveiro temperando a temperatura...

E que metais pesados poderão existir hoje em dia na água da rede supostamente potável e com controlo?

Consultando o site da empresa municipal, na minha zona, os resultados estão todos bem abaixo dos limites máximos impostos por lei, para o consumo humano.

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Certo...

Só que esses resultados são à saída do poço de distribuição, não à saída das torneiras aí de casa...

De qqr forma com trocas de 50% tens sempre bastante hipótese de diluição...

Não André, os testes são nas torneiras de estabelecimentos comerciais e públicos (identificados), ou habitações privadas a pedido, que representam amostra das várias estações...

E como referi, na prática não tenho outra forma de mudar mais de 100 litros de água sem ser assim... eu e a maioria dos colegas com litragens nesta ordem

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Muito boa ideia sou capaz de a copiar ;)

Meteste isso a saída do filtro ou a entrada?

Qual é a medida da mangueira 12/16?

Cumprimentos

Cumprimentos

Freixo

Publicado:

Muito boa ideia sou capaz de a copiar ;)

Meteste isso a saída do filtro ou a entrada?

Qual é a medida da mangueira 12/16?

Cumprimentos

Boas,

Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar ;)

No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal.

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Boas,

Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar ;)

No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal.

Pois a ideia era mesmo essa por maior para não perder caudal.

As mangueiras se aqueceres com agua quente devem entrar bem.

Eu tenho 2 filtros JBL e901 e usam 12/16. por isso eu ter feito a pergunta ;)

Em janeiro quando mudar o layout ja adiciono isso hehehehe

Obg pela partilha andamos sempre aprender

Abraço

• Votar + 1

Cumprimentos

Freixo

Publicado:

Boas, Eu tenho algo semelhante só que mais rudimentar, mas utilizo um filtro de carvão activo à saida da água da torneira antes de entrar no aquario. Sei que não retira o cloro todo mas à mais de 1 ano que utilizo este sistema nas TPA's sem nenhum problema, num aqua de 600 litros com discus e TPA's de 150~200 litros 2 vezes por semana.

Desta forma não gasto dinheiro nos condicionadores e o carvão fica bem mais barato.

• Votar + 1

O filtro de carvão está fora do aquario. A água só passa por ele antes de entrar no aquario.

É um fitro comprado nas lojas de bricolage, fixo numa parede com uma torneira para ligar a mangueira para enxer o aquario.

Editado por baar