Pedro Bernardo Publicado Novembro 25, 2015 Share Publicado Novembro 25, 2015 (editado) Boas TPA agora mais simples No meu caso não faço sinfonagem (uso aspirador), apenas necessito de retirar a água e repor, e são mais de 100 litros todas as semanas. Para simplificar o processo adaptei uma ideia muito básica que já antes tinha em funcionamento no anterior aquário. Aproveitando a saída de água do filtro para o aquário, adicionamos um T com torneira e um encaixe para mangueira de jardim, desta forma basta ligar a mangueira, estender até a varanda e abrir a torneira, aproveitando a água para regar os vasos e canteiros Depois, desligo o filtro fecho a válvula deste, e ligo a mangueira à torneira da cozinha e devagar e eventualmente temperando com água quente vou repondo. Adiciono acondicionador para remover o cloro e afins durante a reposição que é feita com calma e descontracção. Material: - 1 T em PVC (Rosca 3/4'') - 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'') - 1 Torneira (Rosca 3/4'') - 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'') - 2 Fixadores de tubagem Deixo umas fotos Não é nada de novo, mas pode ser útil a alguns colegas que não tinham pensado na coisa Editado Dezembro 2, 2015 por Pedro Bernardo 3 Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Novembro 25, 2015 Share Publicado: Novembro 25, 2015 Ola Pedro.. É uma engenhoca toda pipi,acredito que da um jeitaço a quem tem aqua grandes como o teu. Cumps, In Paradise!! 1 In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Novembro 26, 2015 Share Publicado: Novembro 26, 2015 Boas. Não consigo ver as fotos, diz click for photos e tem um gato Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 26, 2015 Boas. Não consigo ver as fotos, diz click for photos e tem um gato Obrigado André, já corrigi Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Novembro 26, 2015 Share Publicado: Novembro 26, 2015 (editado) Já vi. Grande engenhoca. Como fazes para regular a temperatura da água da torneira ? O anti cloro metes directamente no aquário ? Editado Novembro 26, 2015 por AndrePeixoto 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h2k Publicado: Novembro 26, 2015 Share Publicado: Novembro 26, 2015 Excelente engenhoca mesmo, dava-me muito jeito. Pois vou montar agora um aquário de raiz de normalmente costumo molhar tudo. Consegues-me dizer o material que usas-te? E onde compras-te? Obrigado 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 26, 2015 (editado) Boas Material: - 1 T em PVC (Rosca 3/4'') - 2 Conectores para mangueira de rega, em metal (Rosca 3/4'') - 1 Torneira (Rosca 3/4'') - 1 Plug de mangueira de jardim (Rosca 3/4'') - 2 Fixadores de tubagem Comprei no AKI aqui da zona, mas creio que encontras em qualquer loja de bricolage Editado Novembro 26, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
h2k Publicado: Novembro 26, 2015 Share Publicado: Novembro 26, 2015 Obrigado 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
snake-bite Publicado: Novembro 26, 2015 Share Publicado: Novembro 26, 2015 Tenho o mesmo sistema no meu de 60l mas sai para 1 garrafão!!! 1 Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mendes89 Publicado: Novembro 28, 2015 Share Publicado: Novembro 28, 2015 N tens problemas em alteração nos parâmetros da água? Como a agua círcula sobre o metal Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk [sharedmedia=gallery:images:34838] https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 28, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 28, 2015 (editado) Acho que não há problema por aí...Não sei a composição exacta deste metal, mas a partida acho que será "inerte" e não irá contaminar a água...Vi em vários fóruns internacionais, membros experientes, utilizarem conectores idênticos para construir um reactor de CO2 cerges, se fizesse mal não o usariam, acho... Por isso também os usei no meu reactor e nesta aplicação para as TPA's. Fica aqui um post aqui no forum onde já se falou sobre isso Editado Novembro 28, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Novembro 28, 2015 Share Publicado: Novembro 28, 2015 Sim esse metal é inerte . Contudo de vez enquanto convém dar uma olhada porque se romper essa camada de acabamento tem tendência a ganhar zibro pois é uma mistura de latão e cobre... Não cheguei a perceber onde metes o anticloro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 28, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 28, 2015 O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Novembro 29, 2015 Share Publicado: Novembro 29, 2015 O anticloro vou adicionado na água a medida que a água nova cai no lily pipe, a turbulência da queda de água ou efeito chuveiro já promove a evaporação do cloro por outro lado com tal agitação espalha melhor o acondicionador Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ? Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 29, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2015 (editado) Mas assim não estás a deixar os metais pesados das águas da companhia no fundo do teu aquário ? Por ex o da sera recomenda colocar as gotas num garrafão e vira.lo para o aquário por sifonagem sem usar 6.7cm da água do fundo do mesmo . André com um aquário de 300 litros e TPA semanais de +/- 50%, não tenho ou hipótese. Creio que todos os colegas que tem aquas de maior litragem o fazem assim, até o Tom Barr que é mais radical em algumas TPA's na ordem dos 70% directo do chuveiro temperando a temperatura... E que metais pesados poderão existir hoje em dia na água da rede supostamente potável e com controlo? Consultando o site da empresa municipal, na minha zona, os resultados estão todos bem abaixo dos limites máximos impostos por lei, para o consumo humano. Editado Novembro 29, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Novembro 29, 2015 Share Publicado: Novembro 29, 2015 Certo... Só que esses resultados são à saída do poço de distribuição, não à saída das torneiras aí de casa... De qqr forma com trocas de 50% tens sempre bastante hipótese de diluição... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 29, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 29, 2015 (editado) Não André, os testes são nas torneiras de estabelecimentos comerciais e públicos (identificados), ou habitações privadas a pedido, que representam amostra das várias estações... E como referi, na prática não tenho outra forma de mudar mais de 100 litros de água sem ser assim... eu e a maioria dos colegas com litragens nesta ordem Editado Novembro 29, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Freixo69 Publicado: Novembro 30, 2015 Share Publicado: Novembro 30, 2015 Muito boa ideia sou capaz de a copiar Meteste isso a saída do filtro ou a entrada? Qual é a medida da mangueira 12/16?Cumprimentos Cumprimentos Freixo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 30, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 30, 2015 Muito boa ideia sou capaz de a copiar Meteste isso a saída do filtro ou a entrada? Qual é a medida da mangueira 12/16? Cumprimentos Boas, Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal. Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Freixo69 Publicado: Novembro 30, 2015 Share Publicado: Novembro 30, 2015 Boas, Está na saída do filtro para que seja este a meter a água fora e assim não o tens de desligar No meu caso coloquei no filtro mais pequeno com mangueira de 12/16 mas os encaixes são maiores e dá algum trabalho a colocar a mangueira, mas não tens redução de caudal. Pois a ideia era mesmo essa por maior para não perder caudal. As mangueiras se aqueceres com agua quente devem entrar bem. Eu tenho 2 filtros JBL e901 e usam 12/16. por isso eu ter feito a pergunta Em janeiro quando mudar o layout ja adiciono isso hehehehe Obg pela partilha andamos sempre aprender Abraço 1 Cumprimentos Freixo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Motta Publicado: Novembro 30, 2015 Share Publicado: Novembro 30, 2015 Bom esquema. Já me deu algumas idéias. Agora só me falta por em prática. By Motta Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
baar Publicado: Dezembro 1, 2015 Share Publicado: Dezembro 1, 2015 Boas, Eu tenho algo semelhante só que mais rudimentar, mas utilizo um filtro de carvão activo à saida da água da torneira antes de entrar no aquario. Sei que não retira o cloro todo mas à mais de 1 ano que utilizo este sistema nas TPA's sem nenhum problema, num aqua de 600 litros com discus e TPA's de 150~200 litros 2 vezes por semana. Desta forma não gasto dinheiro nos condicionadores e o carvão fica bem mais barato. 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 1, 2015 Share Publicado: Dezembro 1, 2015 E entre TPAs deixas o filtro submerso ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
baar Publicado: Dezembro 1, 2015 Share Publicado: Dezembro 1, 2015 (editado) O filtro de carvão está fora do aquario. A água só passa por ele antes de entrar no aquario. É um fitro comprado nas lojas de bricolage, fixo numa parede com uma torneira para ligar a mangueira para enxer o aquario. Editado Dezembro 1, 2015 por baar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Dezembro 1, 2015 Share Publicado: Dezembro 1, 2015 Ah, pensei que fosse de carvão activo como se usa para purificar a água depois de tratamentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts