fica fish Publicado Maio 31, 2005 Publicado Maio 31, 2005 Boas alguem tem 1 ideia de quanto gasta em euros 1 projector de hki ligado aprox.8 horas por dia? Citar
Oinq Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 Projector HQI de que potencia? Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Oinq Publicado: Junho 1, 2005 Publicado: Junho 1, 2005 De grosso modo pode-se dizer que um projector HQI de 150W consome 0.15 kilowatts/hora... Sabendo que o preço do kilowatt/hora na tarifa de baixa tensão simples ronda os 12 centimos, diriamos que esse projector consome 1.8 centimos/hora o que resulta em cerca de 15 centimos nesse periodo de 8 horas, o que dará em cerca de 4.5€ por mês para essa iluminação... Acho que não me enganei nas contas... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Just_me Publicado: Junho 1, 2005 Publicado: Junho 1, 2005 falta é saber que tipo de reactancia tem, mas nao de deve afastar muito disso. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
luis lima Publicado: Junho 3, 2005 Publicado: Junho 3, 2005 Desculpem os meus conhecimentos de electricidade...mas se for uma calha de 4*36W, é fazer a equivalencia para 144W ou por se tratar de 4 lampadas numa calha o consumo é diferente? Citar Luís Lima
Luís D. Publicado: Junho 3, 2005 Publicado: Junho 3, 2005 Pelo que eu percebi nas flourescentes o ponto principal está com o tipo de balastro. Por exemplo o sistema(balastro, reactor e lâmpada) de uma lâmpada de 15W, gasta na realidade cerca de 25W com um balastro "normal"(falta-me agora o termo correcto). Mas se for com um balastro electrónico gasta pouco mais que 15W, para além de dar outra durabilidade à lâmpada. Mas era simpático se um electricista desse aqui um pulinho para nos explicar melhor... Citar ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Oinq Publicado: Junho 3, 2005 Publicado: Junho 3, 2005 Desculpem os meus conhecimentos de electricidade...mas se for uma calha de 4*36W, é fazer a equivalencia para 144W ou por se tratar de 4 lampadas numa calha o consumo é diferente? é aproximadamente o mesmo... pode-se dizer que a diferença de consumo de 144 para 150 é quase despresivel, dá pouca diferença de €€€ ao fim do mês... o facto de ter balastro electronico ou "convencional" é bastante relevante no tempo de duração da lampada... pouco mais... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
whity Publicado: Junho 5, 2005 Publicado: Junho 5, 2005 Boas. Balastro electronico tem consumo arredondado por volta de 1w, provoca menos aquecimento(muito menos) e prolonga a vida de uma lampada. O arrancador no caso de usar balastro normal tambem consome mas ee pouco. Por isso o balastro electronico a longo prazo fica pago. Tipo ao fim de 1 ano ta pago. Espero ter ajudado. Fiquem bem. Citar
Oinq Publicado: Junho 6, 2005 Publicado: Junho 6, 2005 O arrancador no caso de usar balastro normal tambem consome mas ee pouco. Por isso o balastro electronico a longo prazo fica pago. Não percebi o que quiseste dizer... podes explicar melhor? Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Luís D. Publicado: Junho 8, 2005 Publicado: Junho 8, 2005 o facto de ter balastro electronico ou "convencional" é bastante relevante no tempo de duração da lampada... pouco mais... Hummm...pelo que li não é só na duração da lâmpada...todos os sistemas têm um consumo menor. No site da OSRAM há algumas lâmpadas que têm um consumo de x watts para CCG e de menos para ECG. Segundo o que percebi o CCG era o sistema convencional e o ECG(Electronic Control Gear) o eletrónico. O sistema normal gasta numa lâmpada de 15W cerca de 25W, mais watt menos watt, equanto o outro gasta pouco mais que a potência da lâmpada...isto pelo que percebi, às tantas estou enganado. Citar ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Recommended Posts