Desnivelado


Recommended Posts

Tendo reparado numa ligeira diferença no nível da áqua no meu aquário de 240 litros, tenho receio que tal desequilibrio me possa vir a causar dissabores. Alguem me pode aconselhar sobre a melhor forma de corrigir este problema? se colocando um apoio extra no lado que está mais baixo? e esse apoio será colocado por baixo do móvel? e qual será a melhor forma de o fazer tendo em conta que com o peso não será fácil de o levantar?

Desde já obrigado pelas vossas sugestões.

Cumps,

Sandro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que é uma ligeira diferença, e num aquario de que tamanho?

 

ja vi uma diferença num aquario de 1cm entre os dois lados e o aquario tinha 2 metros...e 50 ou 60 de altura...e ja tem mais de 1 ano a funcionar...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor opção é sempre uma placa de esferovite por baixo do aquário, e nunca desiquilibrar o movel para equilibrar o aquario, ou então o risco vai passar a ser o móvel :lol: .

Por acaso esse aquario tem calhas de plastico em cima e em baixo? pode estar aqui o problema se elas não estiverem bem aplicadas em cima pode dar a sensação de o aquario estar desnivelado, se não estiverem bem colocadas em baixo então está mesmo desnivelado. Em ultimo caso verifica se o carpinteiro não se metia nos copos :lol:

 

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. O nível da água pareceu-me não estar alinhado desde a montagem, e verifiquei medindo a altura da água desde a base do aquário e a diferença deve estar nos 4mm. O aquário é de 1,20 por 50 de altura. Sinceramente não acho que a esferovite possa resolver o problema na sua totalidade mas talvez seja o melhor a fazer...vou tentar.

Cumps,

sandro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que (palavra corrigida) o desnivel provoca alterações na oxigenação da agua?

 

Em principio melhora (mas muito pouco) pois aumenta a superficie de contacto com o ar. :shock::shock:

 

Pensei que o aquario ja tenha esferovite por baixo... por isso pensei que era melhor por alguma coisa debaixo do pe do movel, mas isso tambem vai depender do movel, se for uma estrutura em ferro com 4 pés é uma hipotese a considerar...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha modesta opinião, o esferovite não vai resultat! simplesmente porque será uma placa toda com a mesma espessura, certo? assim o aquário fica mais alto mas na mesma (sei por experiencia porque tenho um aquário de 60 cm em cima de uma placa de esperovite, em cima de um movel...em cima do chão torto :shock:

 

bjos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua tambem é de 120x40x50 e eu tive e ainda tenho um pouco esse problema mas já corrigi a parte que era devido a ter o aquario uns centimetros mais para um lado e como as pedras mais a agua e areia pesam muito isso faz-se sentir nos apoios do movel para o centrar melhor reduzi a agua a 20% do volume total e foi relativamente facil mover e centrar o aquario!

o resto do desnivel penso que seja do chão :wink: e escondi-o fazendo o nivel da agua subir até não se ver a superficie !!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez a esferovite não seja grande ideia, pois deteriora-se facilmente, e também não é muito resistente!!

Então penso que se cortares duas tirinhas de madeiras à medida, com o desnivelamento calculado e vai-te resolver o problema!

 

Eu tenho esferovite debaixo do meu à 7 anos e está como nova, não se estragou.

Essa das tirinhas de madeira é que não entendi... :idea::wink:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho esferovite debaixo do meu à 7 anos e está como nova, não se estragou.

Essa das tirinhas de madeira é que não entendi... :idea:  :wink:

 

Qual é a expessura do esferovite que tens?

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez a esferovite não seja grande ideia, pois deteriora-se facilmente, e também não é muito resistente!!

Então penso que se cortares duas tirinhas de madeiras à medida, com o desnivelamento calculado e vai-te resolver o problema!

 

Estás engando, o esferovite não se detriora fácilmente, bem pelo contrário, até podes colocar dentro de água durante meses a fio, que não notas nada.

É fácil de se desfazer mas isso não significa que se detriore, muito menos quando só as laterais estão expostas.

Quanto a ser resistente, isso não tem muito interesse, o objectivo quando aplicamos esferovite debaixo do aquário é que este distribua o peso que o vidro lhe aplica em cada ponto, criando uma superfície plana onde o vidro assenta(não serão os termos físicos mais correctos mas suponho que é mais ou menos isto).

Contudo não me parece que o esferovite resolva o problema do desnivelamento. Não há por aí ninguém que faça os calculos para sabermos qual é a diferença de pressão provocada pelos 4mm? Não há por aí nenhum Eng. que nos elucide? Amanhã posso fazer os calculos da pressão mas não faço ideia da implicação que a diferença ao longo do vidro terá neste...sei que depende da espessura do vidro mas pouco mais...

 

A madeira comparativamente com o esferovite, detriora-se mais fácilmente e coloca outros problemas, se a colocares debaixo do aquário.

Primeiro porque incha quando à mais humidade(inverno) e dilata(no verão). Em segundo lugar se ocorrer algum acidente e esta se molhar, pode ficar mais mole e ceder, sobretudo se estivermos a falar de tiras fininhas, e lá se vaí o nivelamento.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, fui mal interpretado, quando disse deteriora-se queira dizer que era muito frágil e então com um aquário em cima, talvez não aguentasse muito, se estou enganado peço desculpa, dei a minha opinião, mas sem experiência na matéria!

Quando às tirinhas de madeira vou explicar: se cortares duas tabuinhas de madeira de acordo com a espessura pretendida, deixava-se mais alta no lado onde o desnivel era evidente e assim ficava resolvido, mas tinha que ser medido ao milimetro, acho que não era muito dificl de entender!

Espero que resolvas o desnivel, para não se agravar e depois teres alguns problemas mais graves!

Força aí na solução que considerares mais correcta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a expessura do esferovite que tens?

 

É uma placa de 20mm de espessura, mas devido à pressão está com 18mm.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas vossas sugestões. Em relação à esferovite, no meu aquário anterior tinha esferovite por baixo do aquário e ainda assim tinha na mesma um desnível na água, por isso não creio que resulte assim tão bem. O aquário já se encontra montado, e obviamente não vai ser facil de o mover, mas a minha ideia inicial seria colocar um pequeno apoio por baixo do móvel no lado em que se encontra mais baixo. Julgo que não causará problemas ao móvel. O móvel é de madeira e não de ferro...infelizmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.