HELP: Chromis viridis e salaria com problemas


Erazor

Recommended Posts

Olá,

 

Surgiu-me este problema, tenho um cromis viridis muito parado, ou está junto do fundo ou a repousar por cima de uma rocha e fica lá imenso tempo, não o vejo a comer. Estão lá mais 4 chromis que estão aparentemente de boa saúde. Todos estes peixes já teem meses cá em casa.

A salaria comecou este fds a esfregar-se de vez em quando no fundo que é de aragonite. Come perfeitamente, além das algas dos vidros e rocha também come tudo o que lhe dou.

Os parametros da água parecem-me razoáveis, temp 25.1, densidade 1026, nitritos e amonia 0, alguns nitratos e fosfatos que não me parecem ser a causa visto se tratar de donzela e salaria, peixes algo resistentes.

Já estão ambos num aquário de quarentena de 100 L ( com alguma rocha viva e imensas artemias vivas ) com as mesmas propriedades do aquário principal.

Já tinha lido / ouvido que os chromis teem uma doença especifica deles, mas no google não consegui encontrar nada a não ser doencas como o buraco na cabeca e problema com escamas, sintomas que o meu não apresenta.

 

Deverei baixar a densidade do aquário de quarentena ? Aumentar a temperatura ? Não queria mesmo ter de usar cobre a não ser em ultimo caso.

 

Obrigado desde já.

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Peço desculpa por me vir "meter" neste tópico, sem acrescentar nada de novo :lol: ...mas surgiu-me uma dúvida relativa a algo que disseste:

 

A salaria comecou este fds a esfregar-se de vez em quando no fundo que é de aragonite. Come perfeitamente, além das algas dos vidros e rocha também come tudo o que lhe dou.

 

Estás a alimentar a Salaria (Salarias fasciatus :shock: ) com que tipo de comida?

A minha, que tenho desde que montei o aquário, em Outubro, só come mesmo as algas que crescem nos vidros e rochas (filamentosas verdes e, por vezes, algumas algas castanhas).

"Felizmente" tem tido bastante comida :lol: ...mas gostava de lhe dar mais alguma coisa, até porque tenho esperanças que as algas desapareçam (e que o Sporting vença o próximo campeonato, e que o défice baixe, e outras coisas mais.... :D).

 

Mais um vez, peço desculpa por não acrescentar nada de novo á resolução do teu problema, mas fiquei curioso :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diesel, eu não lhe dou um alimento especifico ( mas percebo que a minha frase levou a pensares isso ), mas como tenho mais peixes, palhacos, cirurgiao amarelo, as donzelas, camaroes, etc, a salaria fasciatus come tambem quando estou a alimentar o resto do pessoal, desde artemias congeladas, a flocos de spirulina, a krill, etc. A sacaninha já me matou uma outra salaria mais pequena em 1 dia... isto num aquario de 2 m...

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais