snake-bite Publicado Novembro 7, 2015 Publicado Novembro 7, 2015 Boas... Precisava de opiniões acerca de uma alteração que queria fazer na minha calha de 1 Aquatlantis. Neste momento tem a calha de origem com 2x30w, mas como o balastro não funciona estava a pensar em fazer 1 upgrade. Quero manter na mesma a estrutura que vem com o aquário para poder fechá-lo. O aquário vêm como referência 100x40x50 mas na realidade (a tampa tem +- 10cm) medindo de dentro do aquário tenho 99x39x39 o que dá 150l aproximadamente. Queria que desse para 1 aquário mais exigente com tapete apesar de agora não estar a pensar pôr, um rácio de +- 0.75w/l acho que já é bom!!! Tenho várias hipóteses (ideias) na "mesa": T5 Usar o perfil de alumínio e adaptar para 2*30w + 2*30w (2 circuitos independentes) Alterar a que tenho para 2*45w Alterar para 3*39w + tiras leds 5630 (2 circuitos independentes) PLL (usar o perfil de alumínio e adaptar) 4*24w + leds 5630 2*36w + leds 5630 2*24w + 2*36w (talvez muito) 2*55w mas secalhar fico com zonas mais escuras Ideias??? Lembrando sempre que se possivel não gastar balurdios mas ficando com 1 alteração de vez!!! Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 7, 2015 Publicado: Novembro 7, 2015 (editado) As lâmpadas de origem são T8 certo? Têm cerca de 89 cm? Abraço Editado Novembro 7, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
snake-bite Publicado: Novembro 9, 2015 Autor Publicado: Novembro 9, 2015 (editado) As lâmpadas de origem são T8 certo? Têm cerca de 89 cm? Abraço Sim Pedro, é isso mesmo.. T8 2x30W 89,5cm Podes ajudar? Editado Novembro 9, 2015 por snake-bite Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 10, 2015 Publicado: Novembro 10, 2015 (editado) Boas, não sei o custo de alterar essa régua em alumínio, mas... Um colega comprou um aquatlantis usado e passados uns dias o balastro berrou e foi um pesadelo para tirar as tampas mudar o balastro e selar tudo novamente... No aquário anterior também adaptei mais duas T5 de 39W ficando com 4x39W, e o calor era brutal e aumentava a temperatura da água em 2ºC quando as lâmpadas estavam ligadas... Com tampa é complicado... Dependendo do valor que consideras gastar, já pensaste em calhas LED? Há calhas que nem precisas de alterar nada e tanto dão para usar no topo com suportes, em aquário sem tampa, ou para usar com uns apliques para T5 L8 ou T8 (que é o teu caso), já vem tudo incluído e são calhas leves, finas e estanques para estarem dentro da tampa sem problema (até podem ficar submersas)... Não tinhas problemas de calor, são mais económicas no consumo, e não tens de mudar de lâmpadas quando estiverem fracas ou se fundirem... Apenas partilho a minha experiência, pois eu fiz alterações e acabei por ir para o LED e não quero outra coisa Editado Novembro 10, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo
snake-bite Publicado: Novembro 12, 2015 Autor Publicado: Novembro 12, 2015 Boas, não sei o custo de alterar essa régua em alumínio, mas... Um colega comprou um aquatlantis usado e passados uns dias o balastro berrou e foi um pesadelo para tirar as tampas mudar o balastro e selar tudo novamente... No aquário anterior também adaptei mais duas T5 de 39W ficando com 4x39W, e o calor era brutal e aumentava a temperatura da água em 2ºC quando as lâmpadas estavam ligadas... Com tampa é complicado... Dependendo do valor que consideras gastar, já pensaste em calhas LED? Há calhas que nem precisas de alterar nada e tanto dão para usar no topo com suportes, em aquário sem tampa, ou para usar com uns apliques para T5 L8 ou T8 (que é o teu caso), já vem tudo incluído e são calhas leves, finas e estanques para estarem dentro da tampa sem problema (até podem ficar submersas)... Não tinhas problemas de calor, são mais económicas no consumo, e não tens de mudar de lâmpadas quando estiverem fracas ou se fundirem... Apenas partilho a minha experiência, pois eu fiz alterações e acabei por ir para o LED e não quero outra coisa Eu quis este tipo de aquário mesmo por ser tapado, por isso é que falo na alteração da calha nunca alterando a estrutura do aquário. A ideia que estou +- inclinado era fazer 1 upgrade talvez para 2*39w ou 2*45w na estrutura que tenho e no futuro acrescentar leds. Podes colocar 1 exemplo dessas calhas que se "aplicam" nos casquiho que tenho de momento? Não estou a ver... Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 12, 2015 Publicado: Novembro 12, 2015 O melhor exemplo que eu te posso dar são as minhas... Dá uma olhadela neste tópico No meu caso tinha T5 fiz alteração para a medida de T5L8 ou T8 como as tuas, no teu caso seria só desligar o balastro e montar essas nos suportes das lâmpadas Cumprimentos Pedro Bernardo
snake-bite Publicado: Novembro 13, 2015 Autor Publicado: Novembro 13, 2015 O melhor exemplo que eu te posso dar são as minhas... Dá uma olhadela neste tópico No meu caso tinha T5 fiz alteração para a medida de T5L8 ou T8 como as tuas, no teu caso seria só desligar o balastro e montar essas nos suportes das lâmpadas Já tinha visto essas na ecoarium, mas nas fotos não aparecia esse "encaixe"... São brutais com essas opções todas! Para ficar bem, tinha de pôr 2 e é um investimento muito significante para agora. Fazendo 1 investimento em T5 L8 por agora e acrescentar umas barras de leds da mas was da aqua-eden fica mais em conta. Tenho de ver soluções económicas, mesmo diy. Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 13, 2015 Publicado: Novembro 13, 2015 Ok Acho que a alteração mais simples excluindo os led que referi, será mesmo passar essa a T5 L8, basta mudar o balastro e casquilho pois a furacão é na mesma medida... Qual o valor dessa barra de led? Cumprimentos Pedro Bernardo
snake-bite Publicado: Novembro 13, 2015 Autor Publicado: Novembro 13, 2015 Ok Acho que a alteração mais simples excluindo os led que referi, será mesmo passar essa a T5 L8, basta mudar o balastro e casquilho pois a furacão é na mesma medida... Qual o valor dessa barra de led? Os leds neste momento estão a 56€ e são 2 fitas, 1 normal e outra grow... Dava para pôr 1 de cada lado depois. A divisão da luz também é importante pois não quero que cresca mais o tapete à frente por ter mais luz e atrás não, ou vice-versa. Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico
Recommended Posts