Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Estou a estudar iniciar um sistema de aquaponia. Li muitos topicos sobre isso aqui no forúm, mas eram antigos e ainda fiquei com algumas duvidas.

O meu maior problema para iniciar é mesmo encontrar o peixe. Li que o melhor seria a tilapia do nilo, mas vi que é proibido a venda em portugal.

Por isso queria vos pedir ajuda para saber onde encontrar esse peixes para venda... ou pelo menos para troca, vendo que é proibido. Mas como sei que isso pode ser dificil gostaria de saber outros tipos de peixes, que se encontram em portugal, que pode ser usado para aquaponia e que seja bom para comer :D

Vi também o peixe gato, mas não encontro para venda. E achei para a venda a tilapia africana, mas não sei se essa também serve.

Sou novo aqui e desde já peço desculpa se estiver colocando esse topico em local errado.

Abraços e obrigado

• 1 mês depois...
Publicado:

Bom dia.

Também tenho andado a estudar o assunto.

O problema com tilápias é que necessitam agua aquecida!

Cruzei a algum tempo com informação sobre tilápia azul, que aparentemente não é espécie proibida!

Se entretanto tiver encontrado mais alguma informação sobre peixe para aquaponia e que possa partilhar... :)

Tenho atualmente uma pequena área de hidroponia, mas assim que o tempo disponível for um pouco mais,

gostaria de iniciar uma pequena experiencia com aquaponia.

Cumprimentos,

Cesar

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Viva,

Existem inúmeros peixes para isso, a ideia é criar para comer ou criar por prazer? Para criar para comer e que também é um prazer recomendo o Achigã, é saboroso e de comportamento muito interessante. Com o tempo torna-se um companheiro e provavelmente não o quererás comer...

Para criar por prazer... há centenas e centenas de especies que toleram bem o nosso clima.

Miguel

Publicado:

O mais dificil para mim está mesmo em encontrar a espécie ideal para consumo!

Para laser... é só escolher :)

A achigã até seria uma boa opção, se encontrasse quem vendesse alguns juvenis já a comer ração!

A reprodução cá em casa, mesmo em aquarios grandes é capaz de ser complicada!

O tanque de crescimento e com a água destinada aos vegetais so pode conter uma meia duzia

desses exemplares (planeado algo entre os 600 e 1000L).

Adquirir nestas quantidades (6/8) é capaz de ser complicado!

Daí a importancia de escolher algo que possa facilmente reproduzir em casa de forma a ser auto-suficiente.

Se não, é mais viável produzir os vegetais com recurso a apenas nutrientes sintéticos :)

Mas ainda está na minha lista de espécies a ponderar :)

- Tilápia de moçambique (aparentemente muito facil de reproduzir e crescimento rapido ate aos 500gr)

- Truta (requer uma qualidade de água exemplar e bem oxigenada).

- Tainha

- Achigã

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

este documentario tem algumas informaçoes interressantes sobre o achiga, apesar de ser mais sobre a pesca a partir do minuto 7:50 da parte II (video do link)há a explicaçao da sua reproduçao

cumprimentos

• 1 mês depois...
Publicado:

Isso é complicado.. pá já vi criarem robalos em água doce xD... se quiseres tentar a tua sorte. Sinceramente peixes de água doce nunca comi. Há quem coma Carpas também, tens a truta e o salmão, a savelha, a tenca, tainha amarela (pesquisa no site que está em baixo), podes colocar também enguias mas não produzem tanta coisa. Das que disse em cima, a carpa é a que produz mais dejetos, no entanto acho que não precisas assim nada em exagero. Utiliza fertilizantes á base de algas (ou melhor, produz o teu e n gastas nada).

Esquece a talápia que é proíbida, não encontras cá nem podes mandar vir. Tens videos porreiros em sites de torrents, já passei horas a ver sobre aquaponia ahah, depois não cheguei a colocar em prática.

Aqui tens todos os peixes que podes encontrar nos rios portugueses: http://www.cartapiscicola.org/#app=cfd0&24af-selectedIndex=0&15bf-selectedIndex=0

• 5 meses depois...
Publicado:

Tilápia gosta de àgua quente pois o seu pico de crescimento é dos 22 aos 30 graus... Abaixo dea temperatura de 20 o seu crescimento é lento mas vive. A sua reprodução é fácil..

Pena estar proibida apesar de ser um peixe ideal para a aquacultura mas já se vê a sua venda em algumas peixarias.

O meu último projecto foi um centro de engorda de tilapia para 340 ton/ano.

Na aquaponia podes forrar os tanques com isolamento e utilizar energia solar para manter a água nas temperaturas ideais.

Com as burocracias do nosso país e narrow minded a aquaponia terá muitos entraves...

Penso que utilizar os peixes das nossas albufeiras será o melhor caso queiras ter proteinas no prato.

Se o caso for apenas a fertilização então as koi, gouppies e outros poderão ser usados.

Os melhores sites a ver são os autralianos.

Podes optar por fazer um sistema ou comprar um ou os planos.

Sendo o tuga empreendedor no desenrrasca a primeira opção é a escolher. O resto vem por experiência 😊

Podes inclusivé ter algumas espécies juntas como os australianos fazem.

Prefiro robalos e douradas por isso voto nos não comestiveis para o sistema funcionar