Transferência e remodelação do aquário


Limeiras

Recommended Posts

Boas,

 

Brevemente vou ter uma das mais complicadas operações em aquariofilia; a transferência de um aquário. Trata-se de um aquário de 180L, já com cerca de 2 anos de existência.

 

Como se trata de um aquário com uma dimensão considerável, eu pedia, a quem já teve uma experiência deste tipo, que me aconselhasse os cuidados a ter, que erros devo evitar e quais as técnicas que facilitaram toda logística.

 

O aquário vai passar do 2º andar de um prédio, sem elevador, para um 4º andar, com elevador.

 

Obrigado pelos vossos conselhos.

 

Um abraço.

 

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou acompanhar este tópico pq para o ano tbm vou mudar de casa e já pesquisei muito sobre isso, tens vídeos interessantes no YouTube em PT Brasil. Mas tens uma vantagem... Fica no mesmo predio

 

Contudo deves ser o mais rápido possível a transportar o aquário e ligar os filtros, aproveitar a água para manter os peixes dentro duma caixa de preferência de esferovite que mantém a temperatura com termóstato ligado enquanto montas o aquário com tudo o que lá tinhas e deves aproveitar uma boa parte da água.. Desta forma creio que não tens de ciclar o aquário

Editado por Ricardo_Martinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ricardo, o aquário não vai ficar no mesmo prédio, ainda vou ter de o deslocar para cerca de 500m. A vantagem é que tenho um pequeno aquário de 60l para a transfega e manutenção dos peixes e as plantas durante a montagem e preparação do aquário de 180L.

 

Já tenho preparadas várias garrafas de agua para reaproveitar uma parte da agua.

 

A logística que organizei é a seguinte:

 

1º - Retirar toda a decoração (madeira e rochas) e guarda-las.

2ª - Retirar as plantas e aproveitar para fazer uma poda.

3º - Colocar as plantas no aquário de reserva, com agua do aquário de 180L e ligar o aquecimento.

4º - Retirar os peixes e transferi-los para o aquário de reserva.

5º - Colocar no aquário de reserva uma bomba de ar para oxigenar a água.

6º - Retirar todo o equipamento do aqua de 180L; limpar, substituir as massas filtrantes e as tubagens e verificar o estado do restante equipamento.

7º - Retirar a agua do aqua de 180L e reservar alguma dessa agua.

8º - Retirar o substrato e fazer uma pequena lavagem.

9º - Lavar e desinfectar o aquário e desloca-lo para a sua nova morada.

10º - Deslocar o móvel e coloca-lo no novo local.

11º - Posicionar o aquário de 180L no móvel e verificar a sua integridade física.

12º - Colocar alguma agua no aqua de 180L para verificar possíveis fugas.

13º - Montar todo o equipamento e testar.

14º - Colocar o substrato, as rochas e a madeira.

15º - Encher parcialmente o aquário de 180L e colocar as plantas.

16º - Ligar o aquecimento e programar a luz.

17º - Verificar a temperatura e ajustar, se necessário.

18º - Verificar os parâmetros da agua; fazer os ajustes químicos, se necessário.

19º - Transferir os peixes.

20º - Verificar os parâmetros da agua.

 

Que acham?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como principiante vou dar a minha opinião mas espera por outras mais experientes.

Se fosse eu faria o que tens programado mas teria atenção aos pontos 6,8 e 9.

 

No ponto 6 ao limpares e substituires as massas filtrantes estarás a perder a colonia de bacterias que se encontram no filtro (a não ser que te estejas a referir apenas ás esponjas)...

 

No ponto 8 precisamente a mesma coisa ao lavares o substrato também estarás a matar/retirar bactérias que se encontram fixadas no mesmo...

 

No ponto 9 atenção à desinfecção (produtos que vais usar)...

 

Como disse é apenas a minha opinião de principiante caso não te importes de ciclar novamente o aqua podes esquecer o que disse nos referente aos pontos 6 e 8.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo e repito!! Não mudes nem limpes nada que seja do filtro nem substratos nem rochas nem troncos, tens de aproveitar o máximo de bactérias que se encontram em todo o lado e ao contrário do que deves estar a pensar onde há menos bactérias é precisamente na água... Ao fazer essa limpeza e desinfecção vais acabar por perder os peixes...

 

Faz assim:

 

1 tiras todas as plantas para um recipiente (aquário não pq podes partir com o transporte)

 

2 retiras os peixes para uma caixa de transporte de plástico que encontras nos chineses ou uma caixa de esferovite. Com água do aquário e termóstato e filtro a trabalhar

 

3 retiras substrato e tudo o resto que lá tenhas.

 

4 transportas apenas o aquário para o novo local

 

5 colocas substrato ou areao, plantas etc e enches 70 ou 80% de água nova

 

6 ligas o filtro no novo aqua

 

7 desligas o termostato da caixa e transportas os peixes o mais rápido possivel

 

8 ligas o termóstato no aquário e aqui deves igualar a temperatura dum e doutro

 

9 aqui o ideal seria teres sacos próprios para poderes ir ambientando os peixes à nova água e entretanto juntas a água antiga no aquário e só dps dos peixes estarem ambientados é que os colocas no aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo e repito!! Não mudes nem limpes nada que seja do filtro nem substratos nem rochas nem troncos, tens de aproveitar o máximo de bactérias que se encontram em todo o lado e ao contrário do que deves estar a pensar onde há menos bactérias é precisamente na água... Ao fazer essa limpeza e desinfecção vais acabar por perder os peixes...

Faz assim:

1 tiras todas as plantas para um recipiente (aquário não pq podes partir com o transporte)

2 retiras os peixes para uma caixa de transporte de plástico que encontras nos chineses ou uma caixa de esferovite. Com água do aquário e termóstato e filtro a trabalhar

3 retiras substrato e tudo o resto que lá tenhas.

4 transportas apenas o aquário para o novo local

5 colocas substrato ou areao, plantas etc e enches 70 ou 80% de água nova

6 ligas o filtro no novo aqua

7 desligas o termostato da caixa e transportas os peixes o mais rápido possivel

8 ligas o termóstato no aquário e aqui deves igualar a temperatura dum e doutro

9 aqui o ideal seria teres sacos próprios para poderes ir ambientando os peixes à nova água e entretanto juntas a água antiga no aquário e só dps dos peixes estarem ambientados é que os colocas no aquário

Ta tudo dito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado pelas vossas opiniões. Alguns dos passos já foram dados; as plantas e as madeiras já foram retiradas. As plantas foram podadas e colocadas no aquário de reserva com agua do aqua de 180L. Brevemente será instalado um termostato no aquário de reserva para aclimatizar a agua e assim receber os peixes.

As madeiras tiveram de ser guardadas num saco de plastico, não cabiam no aquário de reserva.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos passos 6 e 8, o que eu queria dizer é substituir as massas filtrantes (as esponjas) e ao lavar os substrato, estava a me referir a limpar o areão dos restos de plantas mortas e matérias em suspensão.

 

Agora, queria colocar aqui à discussão uma ideia já há muito idealizada. Que me dizem de um filtro de fundo? Ou seja, o que eu me lembrei foi o seguinte: colocar o tubo de aspiração do filtro a "puxar" a agua do aquario no fundo, através de placas de filtragem de fundo, o que acham? Alguém já utilizou este sistema de filtração?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te estás a referir a placas que são unidas tipo puzzle com um tubo que sobe e vai ligar a um filtro em que essas placas ficam por baixo do substrato sei o que é nunca usei e acho que tá fora de moda eficacia não sei mas duvido que possa ser usado no caso de um plantado por exemplo se tivermos substrato fértil mas ...

É a minha modesta opinião alguém que tenha mais experiência que se pronuncie.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso é conhecido por filtro biológico.

Como diz o Nuno se usares substrato fértil não podes usar senão puxar tudo para a água.

Eu já usei à muito tempo atrás num aquário de 10litros e não é eficaz ou tens cuidado extremo na alimentação e na remoção de plantas mortas e outros detritos ou então vais ter sérios problemas.

Não recomendo de todo este sistema.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajudinha A historia das bactérias é para levar em contra mas também nada de exageros
1- enche o aquário de reserva com agua do aquário a desmontar
2- Passa para lá a fauna, o filtro e o aquecimento. (este aquário fica a trabalhar normalmente)
3 -Com o aquário sem fauna e tranquila no outro aquário começa a retirar as plantas, a escolheres o que queres aproveitar a tirar a decoração (sim podes lava-la, montar um aquário novo com decoração javarda não vai com nada)
4- se não vais aproveitar o substrato, retira tudo e lava o aquário.
5 - Transporta-o para o novo sitio
6- Faz a nova montagem, substrato, decoração, plantas e enche
7- caso seja possível leva com jeito a fauna dentro do aquário de reserva (mesmo que para isso tenhas de tirar alguma água)
8- Transfere a fauna ajustando-a à nova água (da mesma forma de quando se adquire fauna das lojas)
9- Não laves o filtro, apenas as mangueiras e afins, caso queiras para ficar bonitinho

Durante duas semanas faz duas tpas por semana de cerca de 15-20%, só para estares precavido.

 

Ps- só dp li.... caso tenhas um filtro de fundo...esquece e aproveita e compra um externo.

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia de voltar a usar o filtro biológico de fundo, em conjunto com o filtro externo, surgiu quando li num pagina da net, penso numa publicação brasileira de aquariofilia, que agora era moda no Brasil e com excelentes resultados.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente, esquece o filtro de fundo!!!!

O externo faz o trabalho na perfeição e é infinitamente mais prático em tudo!

Mais razões... interfere com o crescimento das raízes, puxa a porcaria para baixo, mais um aparelho que tens de manter...podia ficar aqui boa parte do dia a enumerar razões.

Bom filtro externo e tens filtro para a vida!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ok, estou convencido! A ideia do filtro de fundo é para esquecer. Vamos ver se este fim-de-semana já vou começar com os trabalhos.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como tinha dito, os trabalhos de deslocação do aquário já começaram; neste momento todo os peixes foram realojados no aquário de reserva, aclimatados com a agua do aqua RIO 180L, o termostato e o respectivo filtro externo a funcionar. As plantas estão também, temporariamente, no aquário de reserva.

 

Aproveitei para limpar profundamente o filtro, bem como as tubagens, a iluminaria e a tampa do aqua RIO 180L. O filtro externo, o CristalProfi e900 da JBL, decidi remodelar um pouco, fazendo o seguinte esquema:

- no fundo as CERMEC, uma vez que as colónias de bacterias já se encontram instaladas;

- a seguir, SYMEC, coloquei novas;

- a seguir, MICROMEC, novas;

- e por fim, UNIBLOC com SYMEC

- o filtro foi depois acabado de encher com agua do aqua RIO 180L, já ciclada.

 

Todo o equipamento foi lavado e desinfectado com vinagre de álcool, que não causa qualquer problema na qualidade da agua e no bem estar dos peixes e plantas.

 

Para a tarde, está programa a remoção do substrato, a lavagem e desinfecção do aqua RIO 180L, com o vinagre de álcool.

 

Após esta etapa, o aqua RIO 180L será deslocado para a nova morada e começaram os trabalhos de montagem do "layout"-

 

Vou aproveitar a situação para fazer uma nova montagem do "layout"; vou reaproveitar algumas das madeiras e eliminar as rochas (talvez as substitua por outras!).

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

O aqua já cá está em casa. Já iniciei a limpeza, que bem precisava. Penso amanhã iniciar a montagem do "layout".

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a altura depende daquilo que vais plantar e do desnível que queres criar (mais alto atrás, menos à frente) quanto maior o desnível maior a noção de profundidade de consegues criar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.