Limeiras Publicado Novembro 1, 2015 Publicado Novembro 1, 2015 Boas, Brevemente vou ter uma das mais complicadas operações em aquariofilia; a transferência de um aquário. Trata-se de um aquário de 180L, já com cerca de 2 anos de existência. Como se trata de um aquário com uma dimensão considerável, eu pedia, a quem já teve uma experiência deste tipo, que me aconselhasse os cuidados a ter, que erros devo evitar e quais as técnicas que facilitaram toda logística. O aquário vai passar do 2º andar de um prédio, sem elevador, para um 4º andar, com elevador. Obrigado pelos vossos conselhos. Um abraço. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 1, 2015 Publicado: Novembro 1, 2015 (editado) Boas, vou acompanhar este tópico pq para o ano tbm vou mudar de casa e já pesquisei muito sobre isso, tens vídeos interessantes no YouTube em PT Brasil. Mas tens uma vantagem... Fica no mesmo predio Contudo deves ser o mais rápido possível a transportar o aquário e ligar os filtros, aproveitar a água para manter os peixes dentro duma caixa de preferência de esferovite que mantém a temperatura com termóstato ligado enquanto montas o aquário com tudo o que lá tinhas e deves aproveitar uma boa parte da água.. Desta forma creio que não tens de ciclar o aquário Editado Novembro 1, 2015 por Ricardo_Martinho Citar
Limeiras Publicado: Novembro 1, 2015 Autor Publicado: Novembro 1, 2015 Boa noite, Ricardo, o aquário não vai ficar no mesmo prédio, ainda vou ter de o deslocar para cerca de 500m. A vantagem é que tenho um pequeno aquário de 60l para a transfega e manutenção dos peixes e as plantas durante a montagem e preparação do aquário de 180L. Já tenho preparadas várias garrafas de agua para reaproveitar uma parte da agua. A logística que organizei é a seguinte: 1º - Retirar toda a decoração (madeira e rochas) e guarda-las. 2ª - Retirar as plantas e aproveitar para fazer uma poda. 3º - Colocar as plantas no aquário de reserva, com agua do aquário de 180L e ligar o aquecimento. 4º - Retirar os peixes e transferi-los para o aquário de reserva. 5º - Colocar no aquário de reserva uma bomba de ar para oxigenar a água. 6º - Retirar todo o equipamento do aqua de 180L; limpar, substituir as massas filtrantes e as tubagens e verificar o estado do restante equipamento. 7º - Retirar a agua do aqua de 180L e reservar alguma dessa agua. 8º - Retirar o substrato e fazer uma pequena lavagem. 9º - Lavar e desinfectar o aquário e desloca-lo para a sua nova morada. 10º - Deslocar o móvel e coloca-lo no novo local. 11º - Posicionar o aquário de 180L no móvel e verificar a sua integridade física. 12º - Colocar alguma agua no aqua de 180L para verificar possíveis fugas. 13º - Montar todo o equipamento e testar. 14º - Colocar o substrato, as rochas e a madeira. 15º - Encher parcialmente o aquário de 180L e colocar as plantas. 16º - Ligar o aquecimento e programar a luz. 17º - Verificar a temperatura e ajustar, se necessário. 18º - Verificar os parâmetros da agua; fazer os ajustes químicos, se necessário. 19º - Transferir os peixes. 20º - Verificar os parâmetros da agua. Que acham? Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Nuno Marques_22475 Publicado: Novembro 1, 2015 Publicado: Novembro 1, 2015 Boas Como principiante vou dar a minha opinião mas espera por outras mais experientes. Se fosse eu faria o que tens programado mas teria atenção aos pontos 6,8 e 9. No ponto 6 ao limpares e substituires as massas filtrantes estarás a perder a colonia de bacterias que se encontram no filtro (a não ser que te estejas a referir apenas ás esponjas)... No ponto 8 precisamente a mesma coisa ao lavares o substrato também estarás a matar/retirar bactérias que se encontram fixadas no mesmo... No ponto 9 atenção à desinfecção (produtos que vais usar)... Como disse é apenas a minha opinião de principiante caso não te importes de ciclar novamente o aqua podes esquecer o que disse nos referente aos pontos 6 e 8. Cumps Citar
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 1, 2015 Publicado: Novembro 1, 2015 Subscrevo e repito!! Não mudes nem limpes nada que seja do filtro nem substratos nem rochas nem troncos, tens de aproveitar o máximo de bactérias que se encontram em todo o lado e ao contrário do que deves estar a pensar onde há menos bactérias é precisamente na água... Ao fazer essa limpeza e desinfecção vais acabar por perder os peixes... Faz assim: 1 tiras todas as plantas para um recipiente (aquário não pq podes partir com o transporte) 2 retiras os peixes para uma caixa de transporte de plástico que encontras nos chineses ou uma caixa de esferovite. Com água do aquário e termóstato e filtro a trabalhar 3 retiras substrato e tudo o resto que lá tenhas. 4 transportas apenas o aquário para o novo local 5 colocas substrato ou areao, plantas etc e enches 70 ou 80% de água nova 6 ligas o filtro no novo aqua 7 desligas o termostato da caixa e transportas os peixes o mais rápido possivel 8 ligas o termóstato no aquário e aqui deves igualar a temperatura dum e doutro 9 aqui o ideal seria teres sacos próprios para poderes ir ambientando os peixes à nova água e entretanto juntas a água antiga no aquário e só dps dos peixes estarem ambientados é que os colocas no aquário Citar
Nuno Marques_22475 Publicado: Novembro 1, 2015 Publicado: Novembro 1, 2015 Subscrevo e repito!! Não mudes nem limpes nada que seja do filtro nem substratos nem rochas nem troncos, tens de aproveitar o máximo de bactérias que se encontram em todo o lado e ao contrário do que deves estar a pensar onde há menos bactérias é precisamente na água... Ao fazer essa limpeza e desinfecção vais acabar por perder os peixes... Faz assim: 1 tiras todas as plantas para um recipiente (aquário não pq podes partir com o transporte) 2 retiras os peixes para uma caixa de transporte de plástico que encontras nos chineses ou uma caixa de esferovite. Com água do aquário e termóstato e filtro a trabalhar 3 retiras substrato e tudo o resto que lá tenhas. 4 transportas apenas o aquário para o novo local 5 colocas substrato ou areao, plantas etc e enches 70 ou 80% de água nova 6 ligas o filtro no novo aqua 7 desligas o termostato da caixa e transportas os peixes o mais rápido possivel 8 ligas o termóstato no aquário e aqui deves igualar a temperatura dum e doutro 9 aqui o ideal seria teres sacos próprios para poderes ir ambientando os peixes à nova água e entretanto juntas a água antiga no aquário e só dps dos peixes estarem ambientados é que os colocas no aquário Ta tudo dito... Citar
Limeiras Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Publicado: Novembro 2, 2015 Boa noite, Obrigado pelas vossas opiniões. Alguns dos passos já foram dados; as plantas e as madeiras já foram retiradas. As plantas foram podadas e colocadas no aquário de reserva com agua do aqua de 180L. Brevemente será instalado um termostato no aquário de reserva para aclimatizar a agua e assim receber os peixes. As madeiras tiveram de ser guardadas num saco de plastico, não cabiam no aquário de reserva. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 2, 2015 Publicado: Novembro 2, 2015 Boa sorte com a mudança e não te esqueças que o stress é enorme para os peixes pelo que, deves ter as águas o mais iguais possíveis principalmente temperatura e ph Citar
Limeiras Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Publicado: Novembro 2, 2015 Assim que tiver aqui o aquario vou fazendo umas fotos das várias fazes da montagem. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Limeiras Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Publicado: Novembro 2, 2015 Em relação aos passos 6 e 8, o que eu queria dizer é substituir as massas filtrantes (as esponjas) e ao lavar os substrato, estava a me referir a limpar o areão dos restos de plantas mortas e matérias em suspensão. Agora, queria colocar aqui à discussão uma ideia já há muito idealizada. Que me dizem de um filtro de fundo? Ou seja, o que eu me lembrei foi o seguinte: colocar o tubo de aspiração do filtro a "puxar" a agua do aquario no fundo, através de placas de filtragem de fundo, o que acham? Alguém já utilizou este sistema de filtração? Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 2, 2015 Publicado: Novembro 2, 2015 Aí já não te posso ajudar pq não tenho conhecimento Citar
Nuno Marques_22475 Publicado: Novembro 2, 2015 Publicado: Novembro 2, 2015 Se te estás a referir a placas que são unidas tipo puzzle com um tubo que sobe e vai ligar a um filtro em que essas placas ficam por baixo do substrato sei o que é nunca usei e acho que tá fora de moda eficacia não sei mas duvido que possa ser usado no caso de um plantado por exemplo se tivermos substrato fértil mas ... É a minha modesta opinião alguém que tenha mais experiência que se pronuncie. Cumps Citar
Filipe Sampaio Publicado: Novembro 3, 2015 Publicado: Novembro 3, 2015 Boas Isso é conhecido por filtro biológico. Como diz o Nuno se usares substrato fértil não podes usar senão puxar tudo para a água. Eu já usei à muito tempo atrás num aquário de 10litros e não é eficaz ou tens cuidado extremo na alimentação e na remoção de plantas mortas e outros detritos ou então vais ter sérios problemas. Não recomendo de todo este sistema. Cumps Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 3, 2015 Publicado: Novembro 3, 2015 (editado) Uma ajudinha A historia das bactérias é para levar em contra mas também nada de exageros1- enche o aquário de reserva com agua do aquário a desmontar2- Passa para lá a fauna, o filtro e o aquecimento. (este aquário fica a trabalhar normalmente)3 -Com o aquário sem fauna e tranquila no outro aquário começa a retirar as plantas, a escolheres o que queres aproveitar a tirar a decoração (sim podes lava-la, montar um aquário novo com decoração javarda não vai com nada)4- se não vais aproveitar o substrato, retira tudo e lava o aquário.5 - Transporta-o para o novo sitio6- Faz a nova montagem, substrato, decoração, plantas e enche7- caso seja possível leva com jeito a fauna dentro do aquário de reserva (mesmo que para isso tenhas de tirar alguma água)8- Transfere a fauna ajustando-a à nova água (da mesma forma de quando se adquire fauna das lojas)9- Não laves o filtro, apenas as mangueiras e afins, caso queiras para ficar bonitinhoDurante duas semanas faz duas tpas por semana de cerca de 15-20%, só para estares precavido. Ps- só dp li.... caso tenhas um filtro de fundo...esquece e aproveita e compra um externo. Editado Novembro 3, 2015 por Vasco Ferreira Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Limeiras Publicado: Novembro 3, 2015 Autor Publicado: Novembro 3, 2015 Boas, A ideia de voltar a usar o filtro biológico de fundo, em conjunto com o filtro externo, surgiu quando li num pagina da net, penso numa publicação brasileira de aquariofilia, que agora era moda no Brasil e com excelentes resultados. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 4, 2015 Publicado: Novembro 4, 2015 Honestamente, esquece o filtro de fundo!!!! O externo faz o trabalho na perfeição e é infinitamente mais prático em tudo! Mais razões... interfere com o crescimento das raízes, puxa a porcaria para baixo, mais um aparelho que tens de manter...podia ficar aqui boa parte do dia a enumerar razões. Bom filtro externo e tens filtro para a vida!!!! Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Limeiras Publicado: Novembro 4, 2015 Autor Publicado: Novembro 4, 2015 Boas, Ok, estou convencido! A ideia do filtro de fundo é para esquecer. Vamos ver se este fim-de-semana já vou começar com os trabalhos. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Limeiras Publicado: Novembro 8, 2015 Autor Publicado: Novembro 8, 2015 Boas, Tal como tinha dito, os trabalhos de deslocação do aquário já começaram; neste momento todo os peixes foram realojados no aquário de reserva, aclimatados com a agua do aqua RIO 180L, o termostato e o respectivo filtro externo a funcionar. As plantas estão também, temporariamente, no aquário de reserva. Aproveitei para limpar profundamente o filtro, bem como as tubagens, a iluminaria e a tampa do aqua RIO 180L. O filtro externo, o CristalProfi e900 da JBL, decidi remodelar um pouco, fazendo o seguinte esquema: - no fundo as CERMEC, uma vez que as colónias de bacterias já se encontram instaladas; - a seguir, SYMEC, coloquei novas; - a seguir, MICROMEC, novas; - e por fim, UNIBLOC com SYMEC - o filtro foi depois acabado de encher com agua do aqua RIO 180L, já ciclada. Todo o equipamento foi lavado e desinfectado com vinagre de álcool, que não causa qualquer problema na qualidade da agua e no bem estar dos peixes e plantas. Para a tarde, está programa a remoção do substrato, a lavagem e desinfecção do aqua RIO 180L, com o vinagre de álcool. Após esta etapa, o aqua RIO 180L será deslocado para a nova morada e começaram os trabalhos de montagem do "layout"- Vou aproveitar a situação para fazer uma nova montagem do "layout"; vou reaproveitar algumas das madeiras e eliminar as rochas (talvez as substitua por outras!). Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Sérgio Martinho Publicado: Novembro 8, 2015 Publicado: Novembro 8, 2015 Olá, já ouvi dizer que esses filtro de fundo só dão problemas e entopem muito, de resto, boa transfega, abraço! Citar
Limeiras Publicado: Novembro 8, 2015 Autor Publicado: Novembro 8, 2015 Boa noite, O aqua já cá está em casa. Já iniciei a limpeza, que bem precisava. Penso amanhã iniciar a montagem do "layout". Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 8, 2015 Publicado: Novembro 8, 2015 No fim já sabes, mete aí umas fotos do resultado Citar
Limeiras Publicado: Novembro 9, 2015 Autor Publicado: Novembro 9, 2015 Boas, Ok, depois coloco aqui umas fotos. Ideias já surgiram! Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Limeiras Publicado: Novembro 9, 2015 Autor Publicado: Novembro 9, 2015 Boa noite, Surgiu-me um duvida: qual a altura ideal de substrato num aquário? Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 9, 2015 Publicado: Novembro 9, 2015 Depende mas 2 ou 3 cm devem chegar.. Dps é uma questão de estética.. Não te esqueças que precisas de altura para enterrar as plantas que tem de ser plantadas Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 10, 2015 Publicado: Novembro 10, 2015 Sim, a altura depende daquilo que vais plantar e do desnível que queres criar (mais alto atrás, menos à frente) quanto maior o desnível maior a noção de profundidade de consegues criar... Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Recommended Posts