JMeNdEs Publicado Novembro 1, 2015 Share Publicado Novembro 1, 2015 (editado) Boas malta. Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, e que me anda a comer os miolos, ahah. Esta é uma foto relativamente recente do meu aqua: O setup agora está ligeiramente diferente, nomeadamente a vareta de saída do filtro (que agora está no vidro do lado direito) e o filtro mais pequeno que está agora no vidro do lado esquerdo, no topo encostado ao vidro da frente. A minha dúvida é o que faço para se deixarem de acumular detritos na zona central (rectângulo amarelo) no centro do aquário?!... Eu faço mudas de água e limpeza do fundo todas as semanas sem falta, e enquanto que as outras zonas do aquário não têm quase detritos nenhuns, esta zona está sempre uma imundice... :/ Devo comprar uma bomba de circulação e apontá-la para essa zona ou há outras opções? Cumprimentos, João Mendes. Editado Fevereiro 13, 2016 por Vera Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Novembro 1, 2015 Share Publicado: Novembro 1, 2015 Eu não percebo muito de circulação, mas já reparaste na inclinação do solo? Se calhar estou a dizer alguma parvoice, mas... Não sei se o tipo de detritos em questão não poderão rolar com a movimerntação da água, e se sim para a parte mais baixa. Cumps. José Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 1, 2015 Share Publicado: Novembro 1, 2015 Boas, faz sentido o que o Bringer afirma, contudo os detritos presumo que sejam restos de comida? Se sim mete corydoras que resolves no sentido de não chegar a esse ponto claro! Ou seja não te vão comer porcaria.. Já tive esse problema e era falta de circulação da água, entretanto mudei de aquário com 2 filtros e corydoras e não tive mais esse problema Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMeNdEs Publicado: Novembro 1, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 1, 2015 (editado) Pois, aí está, mas é que eu já tenho Corydoras desde a montagem e apesar de só ter um filtro o problema persiste lol. E não creio que seja da inclinação (apesar de poder estar a ajudar), mas sim pelo facto de o tronco poder estar a bloquear a maior parte do fluxo para aquela zona. Aliás, o problema é mesmo por causa delas, não quero que andem sempre a chafurdar naquela zona cheia de detritos, não é nada bom para a saúde delas. Ainda por cima são Corys Panda, que infelizmente não é uma espécie muito conhecida por ser resistente... Neste momento esta é a única dor de cabeça que o aqua me tem estado a dar, tirando algumas algas aqui e ali (vou tirar uma hora ao temporizador das luzes para passar a ter só 7 horas de luz diárias). Editado Novembro 1, 2015 por JMeNdEs 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 1, 2015 Share Publicado: Novembro 1, 2015 Compra uma bomba de água para a circulação e vais ver que a tendência é reduzir essa acumulação Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Marques_22475 Publicado: Novembro 1, 2015 Share Publicado: Novembro 1, 2015 Boas malta. Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida, e que me anda a comer os miolos, ahah. Esta é uma foto relativamente recente do meu aqua: O setup agora está ligeiramente diferente, nomeadamente a vareta de saída do filtro (que agora está no vidro do lado direito) e o filtro mais pequeno que está agora no vidro do lado esquerdo, no topo encostado ao vidro da frente. A minha dúvida é o que faço para se deixarem de acumular detritos na zona central (rectângulo amarelo) no centro do aquário?!... Eu faço mudas de água e limpeza do fundo todas as semanas sem falta, e enquanto que as outras zonas do aquário não têm quase detritos nenhuns, esta zona está sempre uma imundice... :/ Devo comprar uma bomba de circulação e apontá-la para essa zona ou há outras opções? Cumprimentos, João Mendes. Boas Podes colocar aqui o setup do teu aqua para termos uma ideia ... Eu tbm tenho um aqua da mesma marca não sei se o modelo é o mesmo (meu é o Rio 180) . Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMeNdEs Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2015 Compra uma bomba de água para a circulação e vais ver que a tendência é reduzir essa acumulação Sim, estou seriamente a pensar nisso. Não sei é que marcas de jeito é que há com preços em conta... Alguém tem alguma experiência nisso? Ah, e o meu setup é um aquário Juwel Rio 125 (125 litros), com um filtro JBL Cristalprofi e701. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Novembro 2, 2015 Share Publicado: Novembro 2, 2015 Eu tenho uma eheim pequena e porreira para o efeito, neste momento já n lhe dou esse uso, agora serve para as tpa's, custa 15 euros Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMeNdEs Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2015 E essa é daquelas com um braço móvel que permite ajustar para onde queremos o fluxo de água? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Novembro 3, 2015 Share Publicado: Novembro 3, 2015 Se a porcaria acumula num único sitio é melhor que ficar espalhada pois torna-se mais facil aspirar. Se só tens o jbl 701 tens realmente pouca circulação. Experimenta uma koralia nano 1600 discreta silenciosa e económica se não puderes meter outro filtro do lado oposto ao 701. Tapaquê?! OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JMeNdEs Publicado: Novembro 3, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 3, 2015 Sim ela fica toda por ali, o problema é que se acumula mesmo entre as plantas - elas não formam um tapete compacto, e como tal os peixes andam lá sempre a vasculhar, o que pode dar azo a doenças que eu quero evitar. Eu aspiro todas as semanas, mas sempre que o faço inevitavelmente estou continuamente a levantá-las, chegando mesmo a arrancar algumas cujas raízes não estão muito fundas... Vou seguir a vossa dica, era o que eu já estava a pensar fazer mas queria uma segunda opinião. Essas bombas ficam +- a que preço? Vou aproveitar que o Natal está à porta e cravar uma a namorada, eheh. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jhlbjp Publicado: Novembro 4, 2015 Share Publicado: Novembro 4, 2015 (editado) Nota pessoal: Tenho dois aquas plantados, até à data, NUNCA aspirei quaisquer detritos. Apenas tenho cuidado para ter uma boa circulação, boa filtracao mecanica e biológica e peixes e caracóis que tratem do fundo para que fique o mínimo de restos de comida espalhados. As plantas tratam de consumir esses fertilizantes naturais! Dá-lhe com CO2 que elas tratam do resto! Editado Novembro 4, 2015 por jhlbjp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts