kalamazzoo Publicado Outubro 29, 2015 Share Publicado Outubro 29, 2015 Olá a todos!Queria iniciar-me na aquariofilia de água doce e, após uma pausa de 15 anos desde o meu primeiro aquário, estou a começar do zero. Tanta coisa mudou entretanto! Por isso este vai ser o meu primeiro aquário a sério. E agora começam as dúvidas que assolam os principiantes: que aquário escolher. Queria começar com algo simples, flora de fácil manutenção e um pequeno cardume de neóns, tudo isto sujeito à disponibilidade na zona onde resido, viver no interior tem estas desvantagens! Pensei adquirir um kit da Dennerle, o Nano Cube Basic 60 L. Gosto do aquário em si. Será que ficava mais bem servido se comprasse apenas o aquário da Dennerle e os restantes componentes à parte? Membros mais experientes, o que fariam no meu lugar? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Boas, Não aconselho a compra de KIT!!! Comecei assim e como a maioria de nós, depois do KIT acabamos por comprar melhor iluminação, melhor filtragem, e acabamos apenas por querer trocar depois também o aquário... Gastamos muito dinheiro sem necessidade e tu ai tens uma grande vantagem, já tens o interesse e vais a tempo de reflectir sobre o que queres... Acho que deves definir que tipo de aquário queres, plantado, ou com plantas simples, aconselho a leres os vários tópicos de colegas e ver os seus aquários, pois estou certo que mais tarde ou mais cedo vais querer mudar Eu acho que não que começar por algo simples, ou complexo, tudo é um processo de aprendizagem, tens é de definir o que queres, mas sem muito stress... Tens varios colegas que começaram há pouco tempo, vê nos tópicos em AQUÁRIOS e neste sub-forum dos primeiros passos Sai mais barato comprar um aquário só em vidro sem tampa, uma calha, e filtro do que começar pelo KIT e depois ter insónias com isso Define o que queres em termos de concepção e depois pondera os condicionalismos, económicos, de espaço de tempo disponível para manutenção. Não te sujeites à zona onde resides, sou de Portimão e não compra nada aqui, tens lojas de referência, lojas estas que patroninam o forum e podes dar um olhinho lá. Enviam-te o equipamento e fauna (peixes) e flora (plantas) com muita qualidade Estamos cá para ajudar nas dúvidas que de certeza irão surgir, agora por favor não compres KIT! Grande Abraço 1 Citar Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 (editado) olá.... só te digo uma cena....NAO COMPRES KITS!!! è o maio erro que se pode cometer..falo por experiência própria... o meu aqua "In Paradise" é um kit e foi o guito mais mal empregue que dei...de toda a porcaria que vinha no kit só mantenho o termostato e o aquario(é em acrilico,é preferivel o vidro)...a 1ª coisa que foi á vida foi o filtro...era interno e comprei um externo,tinha tampa e já foi á vida tambem....igualmente a luz...tive que comprar uma calha para poder ter a flora que pretendia,pois a luz era muito fraca...resumindo...se eu estivesse a dormir quando comprei o aqua tinha ganho mais....já estou a pensar num futuro comprar um aqua em condiçoes...NADA DE KITS!! KIT=cócó. cumps, Editado Outubro 29, 2015 por Janekinho 1 Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Inácio Sanches Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Mas a comprar em kit, os da dennerle até são bons. Qual dos kits estavas a pensar? Mas também não aconselho kit. Tapatalking 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 se o kalamazzoo comprar um kit acredito que depois se vai arrepender...pois vai ganhar gosto pelo "pequeno mundo" que vai formar,vai querer evoluir e um kit nao dá para evoluir....é limitado,por exemplo...nao vai poder meter certos tipos de plantas porque a luz nao vai ser a mais indicada,o filtro tambem pode ser "ranhoso" e nao ter capacidade de filtragem....etc.... Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 As minhas sugestões para um aquário de tamanho médio e partindo do princípio que vieste para ficar. 65x38x38 Vidro extra claro de 8mm 80x40x40 Vidro extra claro de 8mm Filtro externo de marca conceituada, logo acessórios fáceis de encontrar. A melhor calha de luz que possas adquirir ADA Power Sand + substrato fértil de qualidade. Substrato(s) inerte(s) de qualidade. Claro que o factor financeiro pesa e condiciona aquilo que queremos. Não tenhas medo do complicado. Se gostas, avança! Cumps. José Ah! CO2 pressurizado. Se gostares de plantados, claro. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 As minhas sugestões para um aquário de tamanho médio e partindo do princípio que vieste para ficar. 65x38x38 Vidro extra claro de 8mm 80x40x40 Vidro extra claro de 8mm Filtro externo de marca conceituada, logo acessórios fáceis de encontrar. A melhor calha de luz que possas adquirir ADA Power Sand + substrato fértil de qualidade. Substrato(s) inerte(s) de qualidade. Claro que o factor financeiro pesa e condiciona aquilo que queremos. Não tenhas medo do complicado. Se gostas, avança! Cumps. José Ah! CO2 pressurizado. Se gostares de plantados, claro. lol oh Jose...nao metas já a ADA ao "barulho" porque se o nosso amigo é inexperiente e vê os preços da ADA..manda já a ideia em ter um aquário ás urtigas,lol. 2 Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Acho que o saco de Power Sand M não é assim tão caro. E se pensarmos no benefício futuro. Mas também é como dizes, cada um sabe de si. A mim custou-me um pouco o que investi, mas agora estou a tirar proveito disso. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 sim,mas por exemplo...ha outras marcas que tambem sao boas e nao sao tao caras...o guito que ele iria dar pela ADA...pode poupar por exemplo para uma calha led...e compra na mesma um substrato bom e mais barato,tipo da marca tropica ou équo. 1 Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Mas eu tenho Power Sand e Tropica Plant Growth por cima. Depois é que vêm os inertes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 eu tenho plant growth e aquarium soil powder ambos da tropica. eu acho que ele podia poupar e ir para uns substratos mais acessíveis mas também bons a nivel de qualidade e investir numa calha e num filtro externo em condições...mas pronto é a minha opiniao,vamos esperar por mais comentários da malta.. 1 Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Boas, Aqui está uma bela questão que todos se colocam quando se quer iniciar e o medo persiste em todo lado..... Eu iniciei-me também com um kit mas queria algo diferente, e acabei por comprar o kit abaixo, fiquei muito contente e tal, quinas curvas (na altura era novidade) tampa toda xpto e alto.....muito alto.......foi a pior coisa que me aconteceu devido á dificuldade da iluminação necessária chegar ao fundo desisti de plantas com necessidades maiores. Como já aqui referiram, eu também não aconselho comprar kit's de forma alguma independentemente do preço marcado. No que toca às medidas do aquario, estou de acordo com o Bringer, acho que são as medidas mais plausíveis dentro do que se quer, apenas mudaria a segunda opção para os 90x40x40 Mas como diz o Pedro Bernardo e muito bem, primeiro define o que queres, "se" e "que" tipo de plantado idealizas, isso vai fazer toda a diferença até mesmo nos custos. Em relação ao substrato não declino idéias e gostos de cada um, mas experimentei um substrato e estou muito contente, não é necessário colocar substratos férteis por baixo e descarta a utilização de pastilhas, segue descrição do substrato: "Para garantir taxas óptimas de crescimento, as raízes das plantas aquáticas necessitam de um solo poroso. A Équo seleccionou um solo de origem tropical que forma uma base perfeita para o crescimento sustentado das plantas aquáticas. Contém numerosos micros e macro nutrientes e devido á sua capacidade de troca catiónica estes nutrientes são gradualmente absorvidos pelas raízes das plantas aquáticas." O substrato que falo é este. Eu defendo muito a marca ADA pela qualidade, design e resultados, mas claro que tem o seu custo como tudo na vida. Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Eu concordo com o Lusky nos 90cm, até porque é capaz de ser uma medida mais normalizada em termos de calhas. Geralmente encontras de 60 e 90cm. A de 90 dá para um de 80, mas com 90cm aproveitas toda a calha e tens mais espaço. Existem calhas que encaixam em aquário de 60 a 80cm, mas acho que num de 80, a luz ficará aquém do desejado. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 No caso das minhas os incrementos no preço é muito pouco e os tamanhos são algo "flexíveis" por isso há que pensar em grande dentro das medidas possíveis do aquário Mas não vamos complicar, deixem o colega aparecer e comentar E voltamos a carga se ele não fugir antes (brincadeira) Citar Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joana M Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 lol coitado...acho que quando ler estes comentarios todos com que foi bombardeado....em vez de comprar um aquario compra um livro 1 Citar In Paradise! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Um aquário dá um gozo diferente Citar Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Outubro 29, 2015 Share Publicado: Outubro 29, 2015 Concordo Pedro, não tem páginas para ler, é como quem lê um jornal mas só vê as imagens! Kalamazzoo não te assustes com esta saudável família "aquariolófila" , as opiniões são muitas e de vários gostos...ainda bem! Se queres mesmo começar com as sugestões mais importantes, então coloca-nos á disposição o aquário que pretendes, a partir daí é só ir ao encontro do restante material adequado a esse aquário. Também tenho algum material usado para venda aquecedores filtros, etc em bom estado, podemos sempre fazer negócio Vai dizendo algo! Cumps, 1 Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kalamazzoo Publicado: Outubro 30, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2015 (editado) Desisto... Vou ler mesmo um livro!Estou a brincar! Li todas as vossas opiniões, já sabia que o tema "kit" iria provocar alguns arrepios na espinha e eu próprio já andei a investigar e a fazer contas...de subtrair!Já cometi todos os erros possíveis e imaginários no meu primeiro "aquário", se é que posso dar-lhe esse nome. Era betas, neóns, escalares, tigres, limpa-fundos, plantas, tudo ao molho e fé no Criador. É claro que não correu bem...escusado será dizer.Desta vez, vou apontar para uma coisa simples, algumas plantas resistentes e pouco caprichosas, e ver como corre. Mais tarde, uns neónzitos. Estou a pensar, para já, no seguinte: Tamanhos de aquário, posso, para já, ter um com profundidade de 35 cm (mais do que isto, sai fora do móvel), comprimento não é problema, se calhar um de 60 cm. Vidro extraclaro, sem "tampa". Iluminação, estou a pensar numa calha de 60 cm, o mais económica possível em voracidade de consumo, para já, se calhar invisto numa LED. Ainda tenho de investigar. Filtragem, provavelmente um externo Eheim Classic após confirmar a litragem do aquário, bem como um termóstato Eheim.E já tenho muito para investigar e ler! Editado Outubro 30, 2015 por kalamazzoo 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Simões Publicado: Outubro 30, 2015 Share Publicado: Outubro 30, 2015 (editado) Olá Kalamazzoo, Todos nós já cometemos erros, eu também infelizmente e quem paga são sempre os bichinhos! Bem, já tens algumas medidas, mas falta saber que altura está a pensar o que não te aconselho mais do que 35/40 cm por causa da profundidade da luz (vai interferir com a quantidade de lumens), de resto tudo me parece bem. Em relação aos LED's prefiro deixar a opinião ao Pedro ou ao Bringer, pois não uso (ainda ). Já viste este negócio? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=246257&hl= Cumps, Editado Outubro 30, 2015 por Lusky Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kalamazzoo Publicado: Outubro 30, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2015 Olá Kalamazzoo, Todos nós já cometemos erros, eu também infelizmente e quem paga são sempre os bichinhos! Bem, já tens algumas medidas, mas falta saber que altura está a pensar o que não te aconselho mais do que 35/40 cm por causa da profundidade da luz (vai interferir com a quantidade de lumens), de resto tudo me parece bem. Em relação aos LED's prefiro deixar a opinião ao Pedro ou ao Bringer, pois não uso (ainda ). Já viste este negócio? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=246257&hl= Cumps, Não tinha visto, obrigado Fico a aguardar opiniões sobre calhas LED! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 30, 2015 Share Publicado: Outubro 30, 2015 (editado) Boas, Estás no bom caminho então... Pena estares limitado nos 35cm, se não sugeria as medidas 80x40x40, há que pensar em grande dentro do que podemos. Sobre os LED, acho que fazes bem e já se consegue qualidade, com bons preços e a economia não vem só nos consumos, mas também na não necessidade de trocar lâmpadas caras, e o look dos LED muito melhor... Sobre os LED's, digo sim! Sem dúvida! Sobre quais, é natural que só possa falar dos que tenho... e GOSTO! Deixo alguns link onde falamos das calhas que eu e outros colegas usam, aconselho vivamente a dar um olhinho Vê este tópico sobre as calhas quando as instalei numa outra montagem Vê o meu novo projecto com a utilização dessas mesmas calhas E por ultimo dá um olhinho no "The Wall" do Ignace Há pelo forum mais tópicos com aquários que as usam, mas neste 3 tópicos, que me estão mais à "mão" poderás ler sobre opiniões, e ver por ti mesmo os resultados... É natural que quando se gosta, se aconselhe, mas não fiques por ai, há outras calhas que te podem agradar mais, por exemplo com estatura em acrílico (......)Desta vez, vou apontar para uma coisa simples, algumas plantas resistentes e pouco caprichosas, e ver como corre. Mais tarde, uns neónzitos. Estou a pensar, para já, no seguinte: (......) Não vás por ai, a sério...! Apontar para uma coisa simples, porque queres, ou porque tens receio, apesar de gostares de algo mais elaborado a nível de plantas? É que só ficou da equação o CO2 o resto já consideraste tudo o necessário. Desculpa ser chato neste aspecto, mas... Se quiseres algo simples, também o consegues bonito, acima de tudo tem de ser algo que te agrade, claro! Mas já vejo ai indícios que vais querer mais depois, já falas em vidro extra claro... Não quero de forma alguma condicionar-te! Mas pondera e reflecte sobre o que queres mesmo e avança, estamos cá para ajudar Abraço Editado Outubro 30, 2015 por Pedro Bernardo Citar Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 30, 2015 Share Publicado: Outubro 30, 2015 Se puderes, 65cm em vez de 60. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kalamazzoo Publicado: Novembro 2, 2015 Autor Share Publicado: Novembro 2, 2015 Boas, Estás no bom caminho então... Pena estares limitado nos 35cm, se não sugeria as medidas 80x40x40, há que pensar em grande dentro do que podemos. Sobre os LED, acho que fazes bem e já se consegue qualidade, com bons preços e a economia não vem só nos consumos, mas também na não necessidade de trocar lâmpadas caras, e o look dos LED muito melhor... Sobre os LED's, digo sim! Sem dúvida! Sobre quais, é natural que só possa falar dos que tenho... e GOSTO! Deixo alguns link onde falamos das calhas que eu e outros colegas usam, aconselho vivamente a dar um olhinho Vê este tópico sobre as calhas quando as instalei numa outra montagem Vê o meu novo projecto com a utilização dessas mesmas calhas E por ultimo dá um olhinho no "The Wall" do Ignace Há pelo forum mais tópicos com aquários que as usam, mas neste 3 tópicos, que me estão mais à "mão" poderás ler sobre opiniões, e ver por ti mesmo os resultados... É natural que quando se gosta, se aconselhe, mas não fiques por ai, há outras calhas que te podem agradar mais, por exemplo com estatura em acrílico Não vás por ai, a sério...! Apontar para uma coisa simples, porque queres, ou porque tens receio, apesar de gostares de algo mais elaborado a nível de plantas? É que só ficou da equação o CO2 o resto já consideraste tudo o necessário. Desculpa ser chato neste aspecto, mas... Se quiseres algo simples, também o consegues bonito, acima de tudo tem de ser algo que te agrade, claro! Mas já vejo ai indícios que vais querer mais depois, já falas em vidro extra claro... Não quero de forma alguma condicionar-te! Mas pondera e reflecte sobre o que queres mesmo e avança, estamos cá para ajudar Abraço Obrigado, Pedro Bernardo! Dei uma vista de olhos nos tópicos e descobri mais opções LED e mais em conta. A Zetlight parece-me interessante, fica a dúvida entre esta marca e a Scraper's da Dennerle. Tenho uma dúvida de filtro, acham que o Eheim Classic 150 serve bem (um Eheim exPerience 150, para além de caro não será sobredimensionado?) para um 60 x 30 x 36? É silencioso, o Classic? É um pormenor a que dou muita importância, sou muito sensível aos ruídos. E por falar em pormenores, algo que me "incomoda" é os tubitos verdes do Eheim. Como faço para ter uma solução mais estética? É possível conjugar com Lilly pipes? Desculpem a ignorância! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Novembro 2, 2015 Share Publicado: Novembro 2, 2015 Eu tenho Eheim 2213 (250) nos meus e estou satisfeito. Mas não tenho termo de comparação com outros. Em termos de fluxo, acho que o 150 poderia servir, mas tem um copo pequeno. Ficas bem melhor com o 2213(250). As actuais mangueiras da Eheim, comparadas com as antigas, não valem nada. Se quiseres indico-te uma casa onde podes comprar mangueiras transparentes com qualidade alimentar, em Lisboa. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Novembro 2, 2015 Share Publicado: Novembro 2, 2015 (editado) Tenho um experience 250 e comparando com o pro e 350 é mesmo silencioso Tenho um eheim classic 250 num aquário com as medidas do teu e apenas tive de por uma ponta mais larga na saída água, assim faz o efeito do lily outflow. Com uns lily acho que podes usar o experience 150 ou o Classic 250 sem problema. As mangueiras também não uso verdes, tenho umas transparentes Editado Novembro 2, 2015 por Pedro Bernardo Citar Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts