Recommended Posts

Publicado

boas,

montei um aquario de 50 cm, com substrato aqua grow, pus musgo de java, mais duas especies diferentes, com 5 ampularias pequenas e à tres dias adicionei um camarao, mas quando medi o ph reparei que estava a 5,5, tenho tentado subir com ph +, mas sem sucesso ate o camarao desapareceu, mas o musgo tem crescido e tudo o resto parece bem.

nao sei mais o que fazer pois queria adicionar mais camaroes e uns neons.

Alguem pode me ajudar??

Publicado: (editado)

Boas Carlos,

Podes utilizar algumas coisas para aumentar o ph, como por exemplo pedras calcárias, conchas do mar e também com bicarbonato de sódio como o exemplo neste tópico, eu optaria por adquirir umas pedras que façam subir o ph, podes encontrá-las na natureza ou se procurares em sites online também encontras.

RYOUH STONE

SEIRYU STONE

Estas pedras calcárias são as que fazem subir mais rápidamente o ph.

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1

Boas

Acho que antes de pensar em medidas para subir o PH, devemos perceber porque está tão baixo e se está mesmo baixo.

Como o Bringer perguntou, quanto tem a montagem?

O substrato que referes é o aqua gro soil da ocean free?

Quais os paramentos da água que usas e adicionas no aquário?

Convinha especificar todo o setup para se perceber a origem e algo também importante, que teste usaste para medir o PH

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

boas peço desculpa por nao ter posto esses dados.

entao o meu aquario foi montado a tres a quatro semanas e o substrato é mesmo esse que mencionaste. comecei por adicionar agua da torneira com um produto para tratar da agua da torneira. ja me esquecia que tenho desde o principio um tronco e que ja consegui estabilizar o ph nos 6.0 .

à dois dias adicionei uma pedra calcaria e amanha pretendo retirar o tronco para ver se consigo levantar o ph.

estarei a fazer o correto?

Publicado:

Olá Carlos,

Mede o ph que sai da torneira, há zonas que o ph é mesmo muito baixo, já outros que é demasiado alto (o meu caso 7.5), mede o ph da torneira e diz-nos como está.

Faz o seguinte, coloca num recipiente pequeno ou num copo um pouco desse substrato (meio copo) que tens no aquario, depois medes o ph que sai da torneira e regista-o, coloca água da torneira no copo onde colocaste um pouco de substrato, no outro dia mede o ph da água do copo, assim saberás se é o substrato que faz descer o ph.

Cumps,

• Votar + 1

Boas,

Usei esse substrato na montagem anterior, tinha a água da torneira com um PH de 7.4 e KH de 4 e baixava para PH 6.8 e KH 1. Tinha troncos enormes.

Não acho que seja por ai...

Olá Carlos,

Mede o ph que sai da torneira, há zonas que o ph é mesmo muito baixo, já outros que é demasiado alto (o meu caso 7.5), mede o ph da torneira e diz-nos como está.

Faz o seguinte, coloca num recipiente pequeno ou num copo um pouco desse substrato (meio copo) que tens no aquario, depois medes o ph que sai da torneira e regista-o, coloca água da torneira no copo onde colocaste um pouco de substrato, no outro dia mede o ph da água do copo, assim saberás se é o substrato que faz descer o ph.

Cumps,

Vê a água da torneira ;)

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

boas o ph parece estar agora entre os 6,0 e os 6,5. o ph da agua da torneira esta a 7,5. hoje vou tirar o tronco e tb vou fazer a experimentaçao do substrato, amanha digo como correu.

obrigadao

Pode ser uma fase inicial, o substrato é activo e vai reduzir KH e PH... Creio que isso vai estabelizar sem necessidade de pedras ;)

Como referi, na montagem anterior tinha esse substrato e troncos bem grandes, a tua montagem é recente os substrato e os troncos ainda estão "virgens" dá-lhe tempo e observa

med_gallery_69905_4206_6315124.jpg

• Votar + 1

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

É bem possível que seja como disse o Pedro.

Aliás, nas instruções de alguns substratos férteis são recomendadas TPAs desde o início da montagem por causa disso.

Publicado:

Este não é fertil, mas é activo, vai absorver os nutriente da coluna da água e liberta-los de forma lenta, baixa o PH e KH, creio mesmo que seja uma fase inicial pois ainda é novo...

Conselho para isto e para tudo neste mundo dos aqua's, observar, observar, observar...

Não é na primeira alteração que vamos intervir e mudar algo, pois estamos a alterar as condições e deixam de ser possível considerar e avaliar o que realmente está acontecer... claro que existem casos em que temos de intervir como exemplo pela presença de toxicidade (NO2, NH3, etc...) Mas a este nível o que eu fazia era esperar...

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

obrigado pela dica, vou esperar para ver, de qualquer modo ja tinha retirado o tronco.

vou começar a fazer tpa e esperar para ver, adicionei alguns neons para ver a evoluçao da coisa.

mais uma vez obrigado!

Publicado:

boas tardes pessoal!

hoje fiz uma tpa e passado umas horas medi o ph e deu me estes resultados:

- ph entre 7.0 e 7.5

- kh 5

adicionei agua da torneira com um condicionador e juntei lhe uma colher de cafe de bicarbonato de sodio, isto em 5 litros de agua. agora estou com medo de ter feito asneira, vamos esperar pelo dia de amanha e medir novamente os parametros da agua.

Carlos, compreendo a ansiedade, mas assim onde está o esperar e observar? Deixe o substrato "saturar" um pouco..

As asneiras vem com as pressas... mas qual é o valor de pH "pretendido" afinal?

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!