Recommended Posts

Publicado

Vou precisar de ajuda de quem realmente sabe alguma coisa.

A minha cultura sobre peixes é baixa mas depois de um grande incidente infeliz voltámos a ter peixes e desta vez quero que corra melhor. Já vi pelo que li no vosso forum que não fiz ciclo de azoto nenhum!!! (bem à maneira do tuga, só vimos ler depois de feito, e foi o que fiz mais uma vez...)

Inicialmente tive 2 lagos, confesso não saber as dimensões, exteriores cheios de carpas e rãs. Até um dia... um dia, depois da população de carpas ter aumentado exponencialmente e nós todos contentes... começámos a ver que estavam com problemas. A escamar literalmente. Cheios de peles brancas em volta dos olhos etc. Aos poucos foram morrendo, este processo foi tão rápido que numa semana todas as carpas morreram e mesmo a maior de todas que pensávamos ter salvo, acabou por morrer. Fiquei desolada.

Culpei as minhas rãs pelo serviço, mas acho que no final o que aconteceu foi excesso de peixes. O espaço deve ter ficado demasiado curto para peixes tão grandes.

Agora só tenho um lago, mais pequeno, que deve corresponder mais ou menos a 300 litros de água (penso eu) e apenas um peixe que sobreviveu a tudo, só demos com ele passados dias. È preto, tem caudas enormes, e fora de àgua é que vimos que fica com efeitos laranja na zona da barriga. Sigo com muitas rãs.

Mais... este fim de semana, arranjámos um pequeno aquario, de 20litros e claro... comme d'habitude... 3 peixinhos!!!

Agua de furo artesiano, aquario, luz, bomba para oxigenar a água e os 3 desgraçados lá para dentro! 3 kinguios, 1 deles preto (o filme é sempre igual pelo que já li aqui! ) o preto é telescopio.

Ao fim de 2 dias agua turva.

Bem vou poupar o resto do filme porque é exactamente igual ao que devem estar habituados a ler por aqui com artistas como eu! A sorte é que poderei ir a tempo de dar qualidade de vida a estes pobres.

Como?

Penso eu e me dirão se estou certa: 2 peixinhos posso colocá-los no lago exterior que tem anos e está de certeza equilibrado, certo?

O telescopio posso deixá-lo no aquario e renovar parte da àgua,certo?

Manter apenas o telescopio até estabilizar a água. Eventualmente poderei arranjar-lhe companhia?

As minhas rãs serão problema no que toca á água do lago exterior? Elas tmabém sujam claro, mas se não deixar a população de peixes aumentar talvez consiga como tive durante quase 10 anos os outros peixinhos juntos com elas, verdade? O problema deve ter ocorrido quando os peixes se reproduziram imenso e os meus sobrinhos também cresceram ao ponto de lhes passar a embalagem de comida para as mãos! Deduzo que muitas vezes ouve comida a mais!

Outra dúvida: quantas vezes devo alimentar os peixes? Neste momento estava a dar-lhes pouca comida mas 2 vezes ao dia.

Para já, penso que é tudo e já é muita parvoíce e asneira junta, mas espero conseguir aprender alguma coisa sobre peixes.

O meu agradecimento antecipado pela paciência!

Saudações

susana

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!