Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Ando tentado a montar um plantado d 50 cm. Tem cerca de 30 litros aproximadamente. Gostaria de obter alguns conselhos acerca de como o fazer da melhor maneira.

Perdoem-me a minha ignorância, mas quem não sabe é como quem não vê. :oops:

Gostava de saber:

:oops: Que tipo de filtragem devo pôr? (Um fluval é suficiente?) Que massas filtrantes devo utilizar? Para que é q serve a filtragem, se no máximo albergar um casal de apisto?(tendo em conta as tpa's)

:oops: Uma Powerhead é inútil, certo?

:twisted: Posso utilizar um substrato e por cima areia branca? O q devemos ter em conta na escolha do substrato?

:arrow: Algumas plantas ou tipos de layout aconselháveis a maçaricos.

:arrow: Que outros peixes se dão bem em plantados? (Que outros ciclídeos anões posso pôr?)

:arrow: Algo mais que me queiram ensinar...

Agradeço desde já o tempo disponibilizado.

Obrigado e boa sorte! omg

Publicado:

Boas,

Bem, tentando responder as tuas duvidas...

:arrow: a filtragem é uma questão polémica. Como estas no inicio e o aqua não é grande eu aconselho-te a usar um filtro externo com lã de vidro ( filtragem mecânica ) e ceramicas ( filtragem biologica ), nada mais. A filtragem vai retirar pequenas particulas em suspensão e tb vai reduzir substancias tóxicas ,provenientes do metabolismo dos peixes, em substâncias menos tóxicas.

:arrow: Power head pode ser util para dispersão de co2 mas é completamente dispensavel. como o aquario é pequeno não uses;

:arrow: O substracto é o ponto critico do aquario. Mais uma vez existem muitas opiniões diversas. Ha quem use humus, argila, laterite, turfa, vários misturados e quem não use nada. Aconselho-te a usar um substracto - podes usar um comercial que é mais simples e seguro (mas nem sempre o melhor!). Por cima podes usar areia branca mas cuidado porque esta areia não deve ser muito fina. Deve ter 2-3 mm de granulometria.

:arrow: podes obter informações de plantas no site da tropica. já ficas com uma ideia sobre quais as mais resistentes.

:arrow: Se vais por um casal de apistos não coloques mais nenhum ciclideo. 30 litros é pouco.

Tens ainda de te preocupar com a iluminação porque é muito importante, com co2 e com adubo liquido

Abraço

Nuno

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Para a filtragem externa, como foi recomendado, podes usar um daqueles filtros em cascata, caso seja possível colocar um nesse aquário.

A meu ver a principal vantagem é puderes usar CO2, sem teres grandes preocupações com o nível de oxigenação do aquário, que fica por conta da cascata. Além disso têm preços bastante acessíveis, o volume de água é ajustável e são fáceis de limpar.

Em relação às plantas têm em atenção à luz que tens disponível e às necessidades das mesmas neste aspecto.

Para compreenderes melhor o que faz o sistema de filtragem, as necessidades das plantas, entre outras questões, consulta o seguinte link http://www.aquahobby.com/b_articles.php.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Obrigado Nuno, obrigado Tubarão, por se terem dado ao trabalho.

Em relação ao filtro, acho que vou utilizar um Fluval 104 que está parado há algum tempo. A minha dúvida prende-se com o facto de:

:arrow: Será que não vai fazer corrente a mais, para um aqua de 50cm? Não vou ficar com um jardim "de Piza"? :lol:

Em relação às plantas, não consigo fazer uma análise muito minuciosa. Elas parecem-me muito semelhantes e dá-me uma certa dor de cabeça estar 3 horas a olhar para o site da Trópica.... :roll: Vou optar pelas mais disponíveis, e inventar um layout mais ou menos engraçado, tendo em conta tamanhos e cores. Vamos experimentar.

Tenho mais uma pequena dúvida:

:arrow: Limpadores de algas. Quais é que me aconselham? Estou maravilhado com os camarões do outro Sr, mas parecem-me muito frágeis, não? Aguentam-se com apistos?

E tirando os L's, que são grandes de mais, que outras alternativas tenho?

Desculpem a seca, mas prefiro aprender com gente real, do que com sites pouco fidedignos da internet. E como nunca me dediquei à jardinagem aquática, não tenho grande conhecimento empírico.

Obrigado a todos! :twisted:

Publicado:

Boas,

Não sei qual é o filtro que falas mas qual o debito por hora? ha formas de minimizar a corrente. Por vezes os filtros tem essa opção. Se não tiverem então podes sempre optar por colocar um sistema tipo chuveiro na entrada de água para o aquario. Deste modo consegues reduzir a pressão.

Os limpadores são muitos. No inicio da montegem podes colocar os Siamese Algae Eater (Crossocheilus siamensis) ou algum parente, vê nesta página e aprende a distinguir http://www.thekrib.com/Fish/Algae-Eaters/

Mais tarde podes colocar ottocinclus que são fantasticos. Podes tb contar com a ajuda preciosa dos caracois, logo desde inicio

Abraço

Nuno Silva

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Mais uma vez obrigado Nuno.

Vou uilizar o fluval 104, pois não me agrada gastar mais dinheiro, quando tenho dois filtros parados em casa :? . Se tiver muita corrente, meto-lhe um chuveiro.

Em relação aos "siameses2, devo-te dizer que não sou fã. :(

Acho que vou entrar antes por aqui :D :

http://www.shrimpcrabsandcrayfish.co.uk/Sh...op.htm~topFrame

Uma última questão:

yikes Alguém me sabe dizer, aproximadamente, quanto é que vou gastar, tendo em conta que vou precisar de uma garrafa de CO2, uma luz potente, substrato e as ditas plantas :?:

Obrigado mais uma vez, e boa sorte! biggrin