taiko Publicado Outubro 17, 2015 Share Publicado Outubro 17, 2015 Boas, recebi em casa há uns 2 dias a Ludwigia palustris e a Ludwigia repens 'Rubin' e elas vinham um pouco frágeis, com carências notórias, desde buracos nas folhas a algumas folhas meio comidas ou até amareladas e tê-se andado a soltar algumas folhas, desde que as plantei. Poderá ser ainda da adaptação delas. A minha dúvida está em se elas vão recuperar, com uma boa iluminação e fertilizante (terei co2 futuramente mas por agora ainda não)? Terei que andar a podar as folhas velhas e esperar que nasçam umas novas ou elas vão caindo por elas próprias e vão nascendo outras? Cumprimentos. Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 17, 2015 Share Publicado: Outubro 17, 2015 (editado) Boas, A minha opinião é deixar ambientarem-se primeiro. Quando veres que está a desenvolver, podas e deitas fora o caule velho inferior e replantadas a "parte boa" Editado Outubro 17, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Outubro 17, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2015 Boas. O quê? Deixo ambientar e ganhar raiz e depois quando estiver a desenvolver volto a tirar e deito fora a parte de baixo que já ganhou raiz? Não percebi lol. Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 17, 2015 Share Publicado: Outubro 17, 2015 A partida vão-se ambientar. Podes ficar com a parte do caule inferior despida e mais a cima começar a crescer com mais vigor. As minhas ludwigias vinham verdinhas em pequenas e perderam algumas folhas na parte inferior mas na parte superior ganharam vigor e cor. A parte de baixo vai fora e a parte de cima que está a desenvolver bem replanto. Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Outubro 17, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2015 Hm... Ok. Vou então esperar até elas se começarem a desenvolver e depois talvez faça isso. Thanks. Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 17, 2015 Share Publicado: Outubro 17, 2015 (editado) No vídeo fazem poda e replantam as podas que estão mais coloridas. Na parte inferior desenvolve-se novos caules, dois ou mais em cada um cortado... Assim se consegue uma moita ou arbustosNo teu caso como a partida creio que ela vá desenvolver mesmo estando mal agora, fazes o mesmo depois é se o caule original estiver mau deitas fora claro Mas espera por mais opiniões Editado Outubro 18, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Outubro 17, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2015 Já vi que sim. É dar-lhe tempo agora, então. Thanks. 1 Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 18, 2015 Share Publicado: Outubro 18, 2015 (editado) Olha, pesquisa por poda inversa e dá um olhinho neste video: O video fala um pouco em como dar forma a algumas plantas, como o caso das ludwigias e outras, como referi, ao cortares logo a cima de um "nó" ou onde estão folhas, irão aparecer novos rebentos e assim sucessivamente... Passados uns tempos é natural que tais ramificações façam muita sombra e as folhas inferiores caiam, passei por isso agora, é natural Tinha plantado podas de outro aquário, as plantas cresceram, podei o botão em cima, elas ramificaram no corte e nas zonas de folhas logo abaixo lançaram também novas ramificações e chegaram até cima. Por baixo fiquei com os caules desfolhados, e podei, deitei fora essas porções desfolhadas, e as partes de cima com várias ramificações plantei. Já estão a crescer, mais compactas/densas e lindas. Editado Outubro 18, 2015 por Pedro Bernardo 1 Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Sampaio Publicado: Outubro 18, 2015 Share Publicado: Outubro 18, 2015 Boas Pedro um vídeo muito bom. Obrigado 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Bernardo Publicado: Outubro 18, 2015 Share Publicado: Outubro 18, 2015 (editado) Também achei, e estava difícil encontra-lo Encontrei esse video há uns tempos quando pesquisava sobre técnicas de poda e apesar de não ser bem o caso, achei pertinente pois prevejo que as ludwigias do taiko passem pelo mesmo que as minhas e esta técnica aplicasse bem no caso, e ficam logo dicas para futuro Abraço e boa jardinagem Editado Outubro 18, 2015 por Pedro Bernardo Cumprimentos Pedro Bernardo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Outubro 18, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 18, 2015 Obrigadão pelo vídeo. Cobre todos (se não são todos são quase todos) os tipos de plantas. 1 Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Outubro 19, 2015 Share Publicado: Outubro 19, 2015 Lembra-te que plantas de tom vermelho precisam de mais ferro. No entanto é preciso não exagerar por causa da fauna. Cumps José Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Outubro 19, 2015 Autor Share Publicado: Outubro 19, 2015 Sim, eu sei. Tenho que fazer o fertilizante com os sais que aqui tenho. O ferro está incluído nos sais de micros. Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts