Recommended Posts

Publicado

boas, tenho um aquário de 25 litros a 7 meses, tenho notado que as plantas tem um crescimento lento e os rebentos novos muito rapidamente ficam acastanhados perdendo o tom de verde é normal? e algumas mudas não ganham raiz, quando as comprei cresciam mais rapidamente e num tom verde.

Tenho apenas gupies que se dão lindamente mas as plantas é que me estão a preocupar mais. Tendo reduzido bastante o numero desde que montei o aquario.

Tenho Substrato fértil da sera e fertilizo com sera flore daydrop

tpa semanal e valores de ph normais, nao tenho outros testes.

iluminação 1 lâmpada furescente de 10 W da BOYU durante 8 a 9 horas

temp- 28ºc quase 29º mais ou menos

Filtragem: filtro interno com esponja e mini siporax

aqui tem umas fotos que não da para ver com muito pormenor

c8VoVo.jpg

i6gU0X.jpg

Publicado:

Boas, quais são os nomes dessas plantas? Assim só de olhar para elas não sei dizer quais são. Convinha veres que plantas são para veres as necessidades delas e depois já se pode dizer o que poderá ser.

E isso é substrato fértil? Pela foto não parece.

Isso pode ser muita coisa, desde luz a mais, fertilizante a menos, falta de co2, etc.

• Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Publicado:

a maior parte é das plantas são elodeas e tem um pé de hydrofila. o substrato fértil da sera não pode estar em contacto direito com a agua logo o que vê na foto é o areão que está por cima do substrato fértil.

Publicado:

Olá Joana,

Tens fauna no aquário que necessite de uma temperatura tão alta?

Se não, baixa para 26-27.

Procurei a composição desse fertilizante mas não encontrei.

Bem, resumindo a minha opinião é que esse substrato fértil não é grande coisa e o areão de rio também não ajuda muito.

Quando a fertilizantes, há melhor.

No que diz respeito à luz, não sei qual a temperatura, mas como não tens plantas muito exigentes, acho que não é grave.

O meu primeiro aquário também tem Sera Flora Depot.

No segundo tenho ADA Power Sand e Tropica Plant Growth. Nota-se bem a diferença.

Se bem que a luz do segundo também é melhor.

Se li bem, tens apenas guppys.

Baixa essa temperatura para 25.

Só este pormenor vai melhorar a saúde das plantas.

http://www.seriouslyfish.com/species/poecilia-reticulata/

Cumps.

José

• Votar + 1
Publicado:

Boas

Sempre tive ideia que os gupys necessitavam de uma tº entre os 27 e 28º, mas sendo assim vou experimentar baixar um pouco. por agora este substrato vai ter que ficar, não tenho outra solução. como noto que o aquário fica sujo de uma semana para a outra acha que pode ser da filtragem? quando digo sujo é vidros e pedras acastanhadas também e com algum verdete ( que eu sei que é normal), estou a fazer tpa 2 vezes por semana faço bem?

quanto a luz é da marca boyu, própria para plantas, não sei a temperatura. :confused4:

Publicado:

Eu dizia-te para comprares um daqueles sistemas de CO2 em spray com a campânula, mas o aquário é tão pequeno.

É algo para custar uns 12 Euros.

Ou então usa Seachem Excel.

Publicado:

Guppies a 28 graus aumentas-lhes o metabolismo e duram menos. Para as plantas a temperatura está muito alta. Baixa gradualmente até aos 25

Publicado:

justifica-se CO2 para este aquário pequeno, mesmo tendo substrato e plantas de fácil manutenção? e quanto ao CO2 em spray não altera nada no aquário?

Boas egas2013 obrigado pela dica já estou a diminuir a temperatura. como tenho várias crias não faz mal?

Publicado:

O CO2 irá baixar um pouco o PH e a dureza.

Mas é uma questão de doseares apenas o necessário.

Lembra-te de que o carbono é o elemento essencial da vida.

Se doseares uns 30ml por dia (a campânula tem uma escala), um spray dá para uns 3 meses.

Publicado: (editado)

Boas já ouvi falar e li bastantes artigos sobre o CO2 caseiro, será que posso tentar ou recomenda mesmo esse?

Boas, eu acho que podes tentar. Fica barato. Nunca usei, mas conheço quem já usa há algum tempo e nunca teve problemas. Mas também já li de quem usou e diz que por vezes é difícil de manter equilibrado, pelo facto de não ser pressurizado e limitar-se à reacção da concentração.

Mas acho que podes sempre tentar. Não custa nada. Acho que consegues fazer aquilo por menos de 5€. Por isso, se não der resultado também não perdes muito. ;)

E com o tempo se achares que vale mais a pena e, claro, tiveres t€mpo para investir num pressurizado logo vês.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Publicado:

Boas Joana

Eu já usei co2 caseiro (até criei um tópico para o reactor que fiz)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239072&hl=

E posso dizer que não é fácil manter o fluxo principalmente agora no inverno com o frio a reacção é mais lenta.

Podes sempre procurar por outras receitas mas no fim vai sempre dar ao mesmo.

Pessoalmente recomendo-te que uses pressurizado.

Usa o método que amigo José sugeriu e vais ver que ficas bem servida.

Cumps

large.20180216_220821.jpg