Recommended Posts

Publicado:

Olá, boa noite a todos, como podem ver consegui tirar a biobox, o mergulhador foi ver a tia e a gravilha também!

Pus umas plantas, os peixes que eu mais gosto são as corydoras e é um regalo para os meus olhos vêlas a "brincar" na areia, de resto, os parâmetros da água continuam um descalabro em amónia e cada vez dou menos comida aos peixes, hei-de lá chegar, há duas semanas que não me morre peixe nenhum, talvez porque estou a fazer tpa's de 3 em 3 dias de 20 litros, abraço a todos, irei dando noticias! :)

Publicado:

Olá, boa noite a todos, como podem ver consegui tirar a biobox, o mergulhador foi ver a tia e a gravilha também!

Pus umas plantas, os peixes que eu mais gosto são as corydoras e é um regalo para os meus olhos vêlas a "brincar" na areia, de resto, os parâmetros da água continuam um descalabro em amónia e cada vez dou menos comida aos peixes, hei-de lá chegar, há duas semanas que não me morre peixe nenhum, talvez porque estou a fazer tpa's de 3 em 3 dias de 20 litros, abraço a todos, irei dando noticias! :)

boas,que bom que tirou dai a malta e espero que goste mais dele assim,na minha opinião esta muito mais vistoso,o meu aqua maior também esta novo e estou tendo problema com nitrato e tpas atrás de tpas mas oque é certo é que também não morrem,coloquei mais plantas e espero que isso ajude com nutrientes a mais,bom,continue no andamento e com noticias-

Publicado:

Épa, já tem outro look ;)

Olha já se vê potencial, posteriormente tentava ver outras posições para esse tronco que parece interessante, eventualmente algum musgo, retirava esse fundo, e plantava com plantas altas para cobrir atrás e eventualmente uma película preta... Mas isso fica para considerares depois...

Questão, que substrato é o escuro?

Pois tentar ciclar com fauna é andar no limbo, seria mais rápido e melhor para a fauna se estivesse num aquário de quarentena ou até numa caixa de plastico grande com condições e com filtro mesmo que simples e com TPA's... Assim deixavas ciclar esse sem TPA, seria mais rápido... Mas...

Olha uma dica, essa flauta está a meio do vidro traseiro, seria melhor se a colocasses em cima, acho que optimizavas a circulação e criando alguma agitação da água também promovias as trocas gasosas e melhoras a oxigenação, as bactérias nitrificantes necessitam de oxigénio e nesta fase não tens a colónia estabelecida, penso que seria benéfico, há esquerda tens o eheim skim, e á direita é o quê? Difusor de CO2de spray?

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

á direita parece-me difusor de CO2 de Spray.

Deve ser colocado o mais junto ao solo possível, sem enterrar, de forma a que a pressão da água "empurre" o CO2 e ele se dilua na água.

Ajusta isso e vais ver que a diferença enorme na dissolução do CO2.

Também tenho um desses, sei do que falo.

Abraço

Publicado:

Olá, boa noite a todos, de facto os peixes não estão a morrer, noto-os como que mais "contentes", sobretudo as corys, apesar dos resultados dos testes da água que nem os vou dizer aqui senão vc's até jogam as mãos à cabeça :)

Do lado direito tenho realmente um reactor de CO2 que comprei da Sera que inclui pastilhas com sais minerais e um frasquinho de fertilizante liquido, o reactor funciona a pastilhas de CO2 e está na posição segundo as instruções do fabricante, a 0,5cm da superficie, mas se acham melhor mete-lo ao nivel do solo é isso que farei.

O Skim uso só quando a superficie da água está suja ou os peixes não comeram toda a comida, o tronco, ai o tronco!, está nesta posição porque está entalado com nas paredes do aqua, senão flutua :)

A saida do tubo do filtro está baixo porque é em forma de de U (invertido) e como é de encaixes tem sempre esta configuração, mas vou ver bem o que posso fazer para o puxar para cima, a areia preta é de quartz salvo erro da zolux, o substrato tb não me lembro da marca pois joguei os sacos fora mas vou pesquisar para saber!

Quero desde já agradecer as opiniões, pois é com elas que vamos mudando as coisas para melhor!

Abraço a todos!

Publicado:

20151108_184748_zpscuodtzoq.jpg

Boas pessoal ....tenho novidades, consegui meter a amónia a zeros, tenho é o NO3 e o NO2 elevados, será da fertilização das plantas?

De resto em termos de layout consegui meter a flauta um pouco mais perto da superficie da água, troquei o autocolante do fundo pondo assim um pouco de azul e troquei o tronco de posição, ficando este, entalado entre a flauta e a casca de côco até achar melhor ideia, pois o dito cujo quer é boiar :), em termos dos peixes penso que está tudo bem.

Quanto à amónia, comprei umas bolinhas da Jbl que meti dentro do filtro (micromec) e penso que tenha sido isso que a combateu, comprei tambem um genero de areia filtrante para eliminar os nitratos tambem da Jbl, mas essa ainda não fez resultados (nitratex), de resto, vou mandando noticias e novidades se alguma coisa aparecer :)

Abraço a todos e um bom resto de fim-de-semana!

• Votar + 1
Publicado: (editado)
Boas,

(....)

Dá um olhinho em Ciclo do Azoto

Sérgio, vamos com calma...

Eu quando li que não tinha amónia até fiquei contente pois pensei que fosse pelas colonização das bacterias... O post que já tinha feito antes com referencia sobre o ciclo devia ser lido.

n-cycle.gif

É normal a amónia (NH3) subir, e quando as bactérias que a processam estiverem estabelecidas ela vai baixar por está a ser processada em Nitritos (NO2) e posteriormente estabelecem-se as bactérias que processam os Nitritos (NO2) em Nitratos (NO3), sendo estes últimos também nutrientes para as plantas mas menos tóxicos e aceitáveis em quantidades até +/- 50ppm, isto a nivel de tolerância pela fauna e em abstracto...

Agora, referes que está a usar material para reduzir este elementos, referes que está a fertelizar eventualmente com Nitratos, assim não há como saber se tens o ciclo feito ou não e não aconselho de todo o uso de tais produtos numa situação regular...

Para o ciclo se completar tem de existir amónia para que as bactérias a processem, tem de existir Nitritos para que estes sejam processados em Nitratos...

Eventualmente esse produtos não removem na totalidade e possibilitam a realização do ciclo, mas não os conheço... Acho que era muito mais simples controlares os níveis apenas com TPA's e adição de bactérias... Depois de teres a colónia estabelecida tudo normalizava...

Imagina que adicionas uma dessa resinas que remove totalmente a amónia (não sei se existe) ou a altera de uma forma que as bactérias não a possam processar, as bactérias deixam de ter "alimento" e desaparecem...

Quando para resolver um problema começamos a alterar muita coisa, perdemos a capacidade de observação e conclusão, pois as condições deixam de ser observareis, chegamos a um ponto em que não sabemos se este resultado é por isto ou aquilo...

Mas espera por mais opiniões...

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo