Jose Ferraz Publicado Maio 29, 2005 Publicado Maio 29, 2005 Comprei dois testes para a dureza da água - GH (Flumon) e KH (Bioplast). Tenho testado a dureza da água do aqua e também da torneira mas quando ponho as gotas nos 5ml a cor muda logo para amarelo. Será que a água possui zero graus de dureza (água mole)? Comoposso aumentar a dureza? Mas tenho o aquario infestado de carcacois e eles precisam de cálcio para formar as conchas. Gostava que me esclarecessem. Cumprimentos José Carlos Citar
pceitil Publicado: Maio 29, 2005 Publicado: Maio 29, 2005 Amarelo no fim ... deves estar a falar do teste de KH!? Gotas ??? Normalmente os testes de dureza são uma titulação e deve-se adicionar uma gota de cada vez e agitar, verificar a cor e só depois adicionar outra gota. De certeza que estas a fazer bem o teste? Se sim qual é o pH da tua agua? Se o pH andar por volta dos 6.0 então sim a tua agua é mole. Nesse caso se quiseres aumentar a dureza da tua agua podes usar o pH-stabiliser da Nutrafin ou outro semenhante. Citar
Nelson Nuno Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 Comprei dois testes para a dureza da água - GH (Flumon) e KH (Bioplast).Tenho testado a dureza da água do aqua e também da torneira mas quando ponho as gotas nos 5ml a cor muda logo para amarelo. Será que a água possui zero graus de dureza (água mole)? Comoposso aumentar a dureza? Mas tenho o aquario infestado de carcacois e eles precisam de cálcio para formar as conchas. Gostava que me esclarecessem. Cumprimentos José Carlos Quando fiz o teste de dureza pela primeira vez também me aconteceu isso. A água ficava amarela logo à primeira gota. Para subir a dureza comprei o JBL Aquadur e resultou. Não consigo subir a dureza a mais de 4 de forma estável e permanente, mas tem sido o suficiente para o pH não passar a ácido. A princípio não percebia porque tinha a água tão mole, depois lembrei-me de ir ler um saco vazio do substrato que tenho no aquário e vi que o substrato baixava a dureza da água... Mas como disse, se puderes comprar o JBL Aquadur, compra. Vale a pena. Também aumenta o pH. Cumprimentos. Citar
NMSGonçalves Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 Boas. Se queres aumentar a dureza da tua água tens um nodo muito mais fácil e barato. Compras na farmácia ( ou se calhar já tens para o co2 DYI) um pacote de bicarbonato de potássio. Poes um pouco num copo com àgua (pode ser do aqua ) e mexes bem. De seguida adicionas essa agua do copo ao aquaário. Esperas um pouco, tipo 10minutos e testas a agua. Funcioina muito bem. CUIDADO : não acrescentes muito de uma vez para nAo alterares muito o valor do pH. Mais vales 2 ou tres pequenas partes do que muita quantidade. Desdte modo não precisas de gastar 10 euros em buffers. Abraço. Nuno Gonçalves Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Nelson Nuno Publicado: Maio 30, 2005 Publicado: Maio 30, 2005 O meu irmão mais velho também utilizava bicarbonato de potássio... Mas preferi o Aquadur. A acção do Aquadur mais além do que subir a dureza da água. Citar
Miguel Silva Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 Também a mim me aconteceu o mesmo e sem nunca ter metido qualquer tipo de acondicionadores levei-a onde quis, vale mais uma mudança lenta e estavel do que brusca e instavel. Como está o PH, talvez alto não? Um abraço Citar
Nelson Nuno Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 Cada um opta pelo que quiser. Quanto à estabilidade. Quando ainda não tinha peixes no aquário, como isso me permitia maior "liberdade" para experimentar, utilizei uma dose de aquadur para subir a dureza em 4dKh. O que aconteceu foi que passados dois dias a dureza tinha baixado novamente. Mas a partir daí tem estado sempre em 3. Quando vejo que o "azul" fica muito "claro" aplico meia colher de aquadur. O ph está estável e o Ramirezi, que teoricamente é o peixe mais sensível às variações de água que tenho é o peixe "mais vivo" do aquário. Agora que cada um opta pelo que quiser, isso não tenho dúvida. E quanto menos dinheiro se puder gastar, melhor. Lógico. Desde que se obtenha o resultado pretendido e podendo economizar, melhor. Cumprimentos. Citar
Jose Ferraz Publicado: Maio 31, 2005 Autor Publicado: Maio 31, 2005 Obrigado a todos pelo apoio na resolução do meu problema e pelas vossas sugestões. Realmente a água do aqua é mole pois o pH anda sempre entre 6 e 6,5. Ontema arranjaram-me carbonato de cálcio (CaCO3) e experimentei-o para aumentar a dureza. Segundo o "Grande Livro do Aquário" de Peter Scott: 1º dH (Grau de dureza) = 17,9 mg CaCO3 / litro. Assim, para 100 litros preciso de 1,79 g para aumentar 1 ºdH Usei uma colher de chá (3g). Apliquei a dose ontem e hoje à noite continuo a manter 2ºdH. Espero que se mantenha embora ache que tenho que corrigir a dureza sempre nas mudanças parciais. Cumprimentos José Carlos Citar
pceitil Publicado: Maio 31, 2005 Publicado: Maio 31, 2005 Tudo está bem quando acaba bem. Mas lembrate que não deves variar a dureza da agua mais de 1º por dia, os teus peixes podem 'stressar' Citar
Henrique Claudino Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Ola Bom dia a todos, Recuperando este tópico... Estou com o mesmo problema... Sou um iniciado no assunto e o meu aqua ainda não tem peixes.. e tem apenas 20l.. Ontem comprei os testes da JBL e à segunda gota o liquido ficou amarelo, ou seja o KH será de 1º dH (presumo que seja assim). Os peixes que queria colocar (Neons e Oto), segundo a bibliografia que li devem estar em água com kH de 5º dH para cima... Como este tópico tem uns anitos, haverá algo mais indicado (e igualmente barato) que carbonato de potássio? Obrigado Citar Cumps, Henrique Claudino
afonso321 Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Olá bom dia Henrique todo o conteúdo deste tópico está correcto, existem vários produtos no mercado para subir o Kh pode usar qualquer dos indicados, eu particularmente uso o Bicarbonato de Soda há vários anos sem problemas. cumprimentos Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Henrique Claudino Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Olá bom dia Henrique todo o conteúdo deste tópico está correcto, existem vários produtos no mercado para subir o Kh pode usar qualquer dos indicados, eu particularmente uso o Bicarbonato de Soda há vários anos sem problemas. cumprimentos Obrigado pela ajuda, mas já agora uma questão.. Sendo o kH da ordem do 1º dH, quantos g de bicarbonato de soda deverei colocar para chegar a um valor de 5º kH. o Aquário é muito pequeno e tem cerca de 17 litros de água. O kH da água da torneira é igualmente baixo. Quando fizer uma TPA, deverei colocar primeiro o bicarbonato de soda na água, antes de juntar ao Aqua? Julgo que será a melhor forma de manter o kH do aqua mais ou menos constante, certo? Citar Cumps, Henrique Claudino
afonso321 Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 (editado) Olá boa tarde eu por hábito deito uma colher de chá em 75 litros , que é a quantidade de água que uso nas TPA's tenho mantido o Kh na odem dos 3º e o PH entre os 6,8 e os 7 em termos rigorosos não sei quantificar, o que fiz foi experimentar fora do aquário com vários vasilhames de 1 litro e depois fui introduzindo diferentes quantidades até chegar á colher de chá para 75 litros. como se voltou a abrir este tópico agora, é possivel que apareça algum membro com conhecimentos mais profundos e dê uma ajuda mais exacta. de qualquer modo estou sempre disponivel para ajudar e aprender cumprimentos Editado Novembro 28, 2012 por afonso321 Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
afonso321 Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 (editado) - Editado Novembro 28, 2012 por afonso321 Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
tat Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Obrigado pela ajuda, mas já agora uma questão.. Sendo o kH da ordem do 1º dH, quantos g de bicarbonato de soda deverei colocar para chegar a um valor de 5º kH. o Aquário é muito pequeno e tem cerca de 17 litros de água. O kH da água da torneira é igualmente baixo. Quando fizer uma TPA, deverei colocar primeiro o bicarbonato de soda na água, antes de juntar ao Aqua? Julgo que será a melhor forma de manter o kH do aqua mais ou menos constante, certo? Henrique, desconfio que nao estas a verificar bem o KH da agua. A agua da torneira de Lisboa, nunca tem menos de 3/4 de KH. É um risco consideravel andar a brincar com PH/KH de um aquario de 17 litros. É muito pequeno, nao tens verdadeiramente folga para erro. Os peixes adaptam-se bem a PHs mais baixos ou mais altos, nao aguentam é variações bruscas. Abraço Citar Aquario Tematico Amazonas
Henrique Claudino Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Posso estar a fazer algo de errado, na medição, mas acho que não... Trata de um teste da JBL, o pH está entre 6.5 e 7 e o kH, à 2ª gota fica amarelo.. Neste caso eles referem para colocar 5ml de água do aquário e ir pondo gotas, até ficar amarelo/laranja.. à primeira gota fica azul e à segunda, amarelo.. testei com a água da torneira e deu igual.. o kH será 1º ou 2º? O meu aqua ainda não tem peixes, mas pensava ter no futuro um pequeno cardume de neóns (que aceitam durezas a partir de 1º) e ou uns dois otos ou duas corydora panda (estas já suportam durezas de 2º, os oto nem por isso...) Estarei a pensar mal?... Citar Cumps, Henrique Claudino
gmmartins Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 Se o pH andar por volta dos 6.0 então sim a tua agua é mole. Como é óbvio isto está errado. Se o pH andar por volta dos 6.0 então a água é ácida. A definição de mole ou dura tem a ver com a quantidade de sais dissolvidos na água e não está directamente relacionada com pH. Se eu tiver água pura e juntar NaCl (sal) a dureza vai aumentar mas o pH vai continuar exactamente igual. KH mede a alcalinidade. Basicamente a capacidade tampão da água a alterações do pH. Em águas moles o pH varia muito por uma razão meramente matemática. Em águas moles o pH não indica nada que seja de interesse biológico. Em águas duras, variações do pH estão por norma associadas a grandes alterações na química da água e portanto podem ser indicadoras de que algo está mal. kH baixos em geral indicam águas moles, ideais para os neos e ottos. Façam um favor a vocês próprios e deixem a água em paz. Os peixes agradecem. o GH mede a quantidade total de Ca e Mg. Normalmente também está relacionada com a dureza da água porque águas moles têm menos sais e logo menos Ca e Mg também. De resto, não tem grandes implicações. Convém não estar a zero mas 1 ou 2 dGH será suficiente. Como já foi dito, os peixes adaptam-se e se não estiverem a pensar em reproduções a grande maioria aguenta uma grande variação na qualidade da água. outra solução é comprar peixes de acordo com a água que temos. em todos os casos, devem ser devidamente aclimatizados. São as variações bruscas de salinidade que matam por choque osmótico. A estas está normalmente associado variações de pH por uma questão química mas não é isto que mata. o pH é um racio entre H+ e OH-. Mas não nos indica quantos H+ ou OH- existem. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Henrique Claudino Publicado: Novembro 28, 2012 Publicado: Novembro 28, 2012 kH baixos em geral indicam águas moles, ideais para os neos e ottos. Façam um favor a vocês próprios e deixem a água em paz. Os peixes agradecem. Pois também sou dessa opinião... que não se deve brincar aos químicos com a água do Aqua... Só tinha dúvidas que os ottos gostassem dessas águas... Sendo assim, vou continuar o ciclo, sem mexer na água a nível desses químicos.. Obrigado! Citar Cumps, Henrique Claudino
Recommended Posts