egas2013 Publicado Outubro 5, 2015 Publicado Outubro 5, 2015 Boa tarde pessoal, já faz algum tempo que esta ideia/dúvida me assola a cabeça portanto e antes de experimentar e devido a não encontrar nenhuma Referência a tal no mundo da internet resolvi por aqui onde tanta gente com tanto conhecimento me poderá dar a sua opinião, o que acham de utilizar cortiça no filtro externa como matéria filtrante? É que se pensarmos bem a estrutura da cortiça permita o alojamento das colônias de bactérias e sendo um produto natural poderia ser uma alternativa às matérias filtrantes que usamos e que tantos euros custam, Estarei completamente errado e sera uma ideia completamente estúpida digam-me a vossa opinião por favor . Last Life
j-santos Publicado: Outubro 5, 2015 Publicado: Outubro 5, 2015 boas fiquei intrigado com a tua pergunta..... a minha opiniao é que a cortiça nao é muito permeavel e por isso acho que nao será boa ideia coloca-la no filtro,só se fosse cortada em pedacinhos pequenos mas mesmo assim eu acho que não será grande ideia,mas deixa ver o que o pessoal diz.......... no entanto a leca é uma excelente alternativa a siporax ...... abraços joao santos
KukoPT Publicado: Outubro 5, 2015 Publicado: Outubro 5, 2015 Olá. Eu penso que a cortiça talvez entre em estado de decomposição com o passar do tempo, mas não tenho a certeza e como diz o j-santos a leca é uma excelente alternativa e fica bem em conta. Cumps. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk "Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)
HugoHeisenberg Publicado: Outubro 5, 2015 Publicado: Outubro 5, 2015 Boas. A ideia parece interessante, o único problema que vejo é, tal como o j-santos disse, a cortiça ser pouco permeavel. Mas nao devera apodrecer, tenho um lago com carpas koi e ras e tenho la cortiça para a ra e nao apodreceu, em mais de um ano. Sendo tao pouco impermeavel, nao sei... teria de ser algo bem estudado. Mas nada como experimentar. Revival
egas2013 Publicado: Outubro 6, 2015 Autor Publicado: Outubro 6, 2015 (editado) A minha ideia era reaproveitar, rolhas de cortiça após fervê-las cortá-las e usar, pensei nisto porque a as rolhas de cortiça são no fundo um aglomerado de cortiça, a cortiça não apodrece dentro de água e a estrutura molecular da rolha dá-me ideia que seria a ideal para a fixação de colónias de bactérias nitrificantes..... Agora.... isto é a opinião de um idiota .png' alt=':biggn:'> .png' alt=':biggn:'> se houver alguém formado em biologia molecular que me possa dar realmente um parecer técnico e válido, se descobri-mos que realmente dá.... então olhem fica o hobby a ganhar, (e o amorim também). Editado Outubro 6, 2015 por egas2013 Last Life
Hugo Santos Publicado: Outubro 6, 2015 Publicado: Outubro 6, 2015 A julgar por esta info, parece que não será a media mais apropriada, tendo em conta que as bacterias nitrificantes não costuma atingir 1 micron (+-0,6). A estrutura tridimensional também não ajuda já que é praticamente impermeavel logo não possibilita o fluxo de agua, nem O2, nem microbiologia. Portanto para ser eficaz teria de ter um tamanho consideravel, mesmo que se consigam fixar. Nada melhor do que colonizar uma superficie e observar. Cpts
Recommended Posts