Edgar Dias Publicado Outubro 5, 2015 Publicado Outubro 5, 2015 Aproveito agora que fez 2 meses para apresentar a minha 1ª aventura nos salgados. O aquário é um boyu de 25 litros Areão de coral moído e tem cerca de 2kg de rocha viva. Wavemaker de 200 l/h Equipa de limpeza: 2x turbo snails 2x strombus Corais: Sarcophyton Euphyllia Espécie de zoanthus (foi me oferecida, não sei ao certo) Peixes: O comum peixe palhaço Manutenção: Trocas semanais de água, cerca de 5litros, compro agua ja salgada da loja. Cerca de 250ml de agua de osmose para compensar evaporação. O obejetivo é uma coisa simples de baixa manutenção. e um vídeo:
Rui Cardoso Publicado: Outubro 5, 2015 Publicado: Outubro 5, 2015 boas força com isso. Um Abraço Rui Cardoso
Tonito Publicado: Outubro 6, 2015 Publicado: Outubro 6, 2015 Boas. Essa "espécie de zoanthus" parecem-me ser palythoas 😉 Força nisso, fazem falta mais projetos do género. Tenta é controlar bem a temperatura e repor a água sempre que necessário, para evitar ao máximo a variação de parâmetros. Apenas acho é um pouco cedo para a euphyllia, mas também não sou expert no assunto 😉 Cumprimentos
Edgar Dias Publicado: Outubro 6, 2015 Autor Publicado: Outubro 6, 2015 Obrigado pelos comentários. Sim, todos os dias ando em cima dele e as trocas de água por agora tenho feito de 5 em 5 dias. O que aconselham colocar para dar um pouco mais de vida ao aquário? Green star polyps ? cumps
Tonito Publicado: Outubro 6, 2015 Publicado: Outubro 6, 2015 Eu pessoalmente gosto bastante dos green star polyps, e na minha opinião são dos melhores corais moles para dar vida e cor ao aquário. O único problema é que depois de começarem a crescer ninguém os agarra 😆 As xenias também dão bastante vida e também são fáceis de manter, o problema é que também sofrem do mesmo mal... Resumindo e dando a minha opinião pessoal. Eu pegava nas palythoas e passava para a rocha mais pequena em frente à euphyllia (se percebi bem o layout), no lugar das palythoas metia então uns green star polyps. Entre as duas pedras maiores talvez uns actinodiscus e na pedra mais alta umas xenias. Mas isto vai um bocado do gosto pessoal. Não deves é carregar muito na quantidade de espécies diferentes que os corais moles ainda crescem bastante e isso depois dá guerra, e como o aquário não é grande... 😉
Edgar Dias Publicado: Outubro 13, 2015 Autor Publicado: Outubro 13, 2015 (editado) Junto com o último coral vinha esta habitante: Que espécie é ? uma estrela? Deixo ficar ou é prejudicial? abraço Editado Outubro 13, 2015 por Edgar Dias
Edgar Dias Publicado: Outubro 13, 2015 Autor Publicado: Outubro 13, 2015 (editado) Pelo que percebi nas pesquisas é uma estrela asterina. Será que é das boas? Por enquanto só tem andado nos vidros. Editado Outubro 13, 2015 por Edgar Dias
Tonito Publicado: Outubro 15, 2015 Publicado: Outubro 15, 2015 Boas. Eu quando iniciei o meu também tinha umas duas ou três(claro que devia de ter mais algumas que não vi), e até achava piada. Supostamente não faziam mal e na net tudo o que encontrei dizia que essas mais claras não "atacavam" a coralina, e fui deixando... Quando decidi que que pelo sim pelo não, era melhor tirar porque cada vez eram mais, tirei mais de 30. E estamos a falar em cerca de 2 meses... Mesmo que não ataquem a coralina, na minha opinião isso é uma praga. Não sei se isto é regra geral, mas é a minha experiência...
Edgar Dias Publicado: Outubro 15, 2015 Autor Publicado: Outubro 15, 2015 Isto como é tudo novidade, quando vemos bicharada nova ficamos logo contentes. Custa-me estar a tira-la, como vocês fazem? mandam pela sanita? abraço
Tonito Publicado: Outubro 16, 2015 Publicado: Outubro 16, 2015 Provavelmente a sanita deve de ser o destino mais comum. Mas há pessoal que as manda para a sump, há quem tenha um aqua apenas para as pragas, entre outras soluções.
Edgar Dias Publicado: Outubro 20, 2015 Autor Publicado: Outubro 20, 2015 Entrada de dois novos corais: 1x Green Star Polyps 1x Zoanthus Comprei também uma calha de leds no Ebay e fiquei surpreendido pela positiva. Tem 36 Leds SMD sendo 6 deles azuis e os restantes brancos, tem dois modos de luz, só azuis e todos ligados. Fica aqui o vídeo, embora ao vivo seja bem melhor, especialmente o modo só azul em que os corais se tornam fluorescentes.
Edgar Dias Publicado: Novembro 5, 2015 Autor Publicado: Novembro 5, 2015 Boas malta, apercebi me que um dos meus strombus tem na carapaça o que parecem ser ovos: Serão mesmo ovos?
speedchasso Publicado: Novembro 6, 2015 Publicado: Novembro 6, 2015 Boas! Isso são algas e são uma praga...Aproveita estar na carapaça do bicho para, na próxima TPA, o tirares também para o recipiente da água para deitar fora, raspar isso, lava o bicho com um bocadito da água nova e volta a pô-lo no aquário. Se essas bolhas rebentam dentro de água prepara-te para a vindima!
Edgar Dias Publicado: Novembro 6, 2015 Autor Publicado: Novembro 6, 2015 Obrigado pela informação, na próxima TPA já trato dele. Abraço.
Edgar Dias Publicado: Novembro 7, 2015 Autor Publicado: Novembro 7, 2015 Nova entrada Lysmata Amboinensis e rearranjo de alguns corais. Sent from my GT-I9300 using Tapatalk
Edgar Dias Publicado: Dezembro 22, 2015 Autor Publicado: Dezembro 22, 2015 (editado) A cerca de duas semanas entrou um tail spot blenny. Agora a casa esta composta.Não tenho prevista mais nenhuma entrada visto ter pouca litragem.Abraços Editado Dezembro 23, 2015 por Edgar Dias 1
Edgar Dias Publicado: Maio 11, 2016 Autor Publicado: Maio 11, 2016 Boas pessoal, aqui vai o update aos 10 meses: esta a correr bem e planeio em breve mudar para um aqua maior.
Bringer Publicado: Maio 15, 2016 Publicado: Maio 15, 2016 Olá, Esse aquário não parece ter escumador. Estou certo? E sump, tem? Que filtro tens? Cumps José
Edgar Dias Publicado: Maio 15, 2016 Autor Publicado: Maio 15, 2016 Olá, Esse aquário não parece ter escumador. Estou certo? E sump, tem? Que filtro tens? Cumps José Boas, Correto, não tenho escumador, nem sump nem filtro. Cumprimentos
Bringer Publicado: Maio 15, 2016 Publicado: Maio 15, 2016 Já estou a ver que se trabalhasses num circo, eras o fulano da corda bamba.😝
Edgar Dias Publicado: Maio 15, 2016 Autor Publicado: Maio 15, 2016 Tens vários exemplos de aquarios salgados sem escumador e com sucesso. No maior que estou a planear ja vai ter escumador.
Bringer Publicado: Maio 15, 2016 Publicado: Maio 15, 2016 Nunca tive um marinho e começei há pouco nos tropicais. Sim, já li sobre isso, e que muitas vezes usam filtros de cascata. Mas o teu nem filtro tem. Bem, é uma questão de método e ser-se disciplinado. Um dia espero ter um aquário marinho.
Edgar Dias Publicado: Maio 15, 2016 Autor Publicado: Maio 15, 2016 Sem duvida, fazer as trocas de água religiosamente, usar agua e sal de qualidade.
Edgar Dias Publicado: Fevereiro 7, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2017 Upgrade para aquario maior.- vidro extra claro de 45x35x35- wavemaker Jecod RW-4- mais rocha Estado atual: Nova entrada:
Catarina Santos Publicado: Março 11, 2017 Publicado: Março 11, 2017 Boa Tarde, Em primeiro lugar parabéns pela evolução, para um aquário sem escumador a dedicação tem de ser total e nota-se bem o esforço. Na minha opinião essa rocha central (onde estão os discos), ficava muito bem se tivesse coberta deles (eu deixa crescer/propagar por ela toda) e tentava arranjar mais uns de cores diferentes para misturar. A pedra onde tens as discossomas tem uma aptasia ( acho que a devias matar) para não se espalhar pelo aquário. Cumprimentos Catarina Santos
Recommended Posts