Recommended Posts

Publicado

Olá

Já por varias vez que me aparecem peixes com os labios brancos e que normalmente acabam por morrer em menos de 24h.

Digo peixes, porque já me aconteceu com guppys, mollys e com um tetra.

Além de que esta infecção (penso que se trata de uma infecção bacteriana) já se manifestou em peixeis novos no aquario, bem como em peixes já residentes à algum tempo.

Já utilizei Sera Bactopur no aquario, mas passados alguns dias vou a manisfestar-se a infecção!

Alguém tem alguma ideia?

Obrigado

Um abraço

Paulo Campos

Publicado:

Olá,

Tens de nos fornecer informações sobre esse aquário e o equipamento que utilizas. Fazes trocas de água? Aspiras o fundo? Quando é que limpas o filtro? Que tipo de filtro tens (quantos litros/hora faz?)?

Em princípio, esses problemas estão associados à má qualidade da água. Ou tens peixes a mais, excesso de detritos no aquário, filtros muito sujos, filtros que não têm caudal adequado para esse aquário, comida a mais, etc.

Se resolves o problema recorrendo ao antibacteriano e depois os mesmos voltam a aparecer é porque estás a falhar em algum ponto que referi em cima.

Podes utilizar, em vez do Bactopur, Sera Bactopur Direct. É mais caro mas actua mais rapidamente.

Os tratamentos devem ser sempre feitos em aquários hospitais e nunca no comunitário.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas, nunomiguel

O aqua em questão é de 40l

Os parametros da agua:

NO3 = 40

NO2 = 0

Ph = 7,6

O filtro (200 l/h) é um daqueles que ficam "pendurados" no vidro

AQUACLEAR 200 c/ material filtrante biologico

TPAs e limpeza filtro alternadas semanais

neste momento tenho no aqua

1 Labeo Bicolor

1 casal molly velifera

2 corydoras

1 casal platy

4 tetras pequenos

2 guppy machos

tinha + 3 guppys que entretanto morreram

tenho tb cambombas e uma anubia

comecei a fazer tratamento com Omnipur da Sera

obrigado por qualquer ajuda

Um abraço

Paulo Campos

Publicado:

Olá,

Tens o NO3 um pouco alto. As trocas de água devem ser semanais.

O aparecimento dessa doença (Columnaris) aparece quase sempre em aquários com uma grande carga orgânica, excesso de peixes no aquário, má qualidade da água, etc.

Tens de reduzir ao número de peixes, fazer mais trocas de água e aspirar o fundo, reduzir na alimentação, fornecer aos peixes comida variada e vitaminas.

40lt parece muita água muito mas na realidade não é.... :wink:

Em principio o Omnipur resolve o problema.

Os tratamentos devem ser sempre feitos em aquários hospitais.

Se estás a aplicar Omnipur no comunitário tens de ter atenção á subida dos nitritos (NO2) e amônia (e intoxicas os peixes). Se necessário faz trocas de água mais regulares.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Só para confirmar, não limpas o filtro com água da torneira correcto?

Podes também limpar o filtro com menos frequência, até porque salvo erro, esse filtro dá para aquários muito maiores.

O material filtrante biologico são ceramicas? Se sim, optimo, é mesmo isso que se quer...

Também tens o pH um pouco alto para os tetras.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:
Podes também limpar o filtro com menos frequência, até porque salvo erro, esse filtro dá para aquários muito maiores.

No caso dele acho que deve ter de limpar com mais frequência já que tem o aquário com peixes a mais e uma carga orgânica maior. :(

Cumprimentos,

Nuno

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Sim o filtro tem carga organica de ceramica da EHEIM Substrat pro

Entretanto li as vossas respostas e fiz o tratamento.

Fazendo TPA de cerca de 10% e repondo proporcionalmente o Omnipur todos os dias durante 1 semana

Para já está tudo bem

Já se passou uma semana sem nenhuma anomalia( sem mortes).

Acho que já estabilizou.

O ph está um pouco alto pq:

- a agua da torneira tem ph=7,8

- o aqua tem um pouco de sal por causa das mollys

Penso que as corys não gostam muito de sal mas para já não tive qualquer problema com elas.

Um abraço

Paulo Campos