Comida viva


vitorhugof

Recommended Posts

Olas.

Coloco este tópico no sentido de saber que tipo de comida viva cultivam (os que cultivam) e quais os métodos usado.

Contem as vossas experiencias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,...

as mais utilizadas sao daphnias...tubifex...artemia...larvas de mosquito...

para cultivar...não se muito bem...mas se pesquisares por esses nomes certamente que irás encontrar :lol::lol: ..

Boa sorte

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Coloco este tópico no sentido de saber que tipo de comida viva cultivam (os que cultivam) e quais os métodos usado

 

Dáfnias:

- 2 baldes de tinta cheios de água e folhas, na rua.

- Alimentação: água verde, retirada de um lago.

- Cuidados: Manter apenas uma parte do balde ao sol; juntar água verde quando a água no balde fica cristalina

- Captura: 2 redes, de malhas diferentes, de modo a aproveitar dafnias de vários tamanhos (para alevins ou para peixes adultos).

- Fazer novas culturas: retirar meia duzia de individuos, e coloca-los num novo balde com as caracteristicas referidas acima.

- Outros métodos de cultura: uso de fermento de padeiro na alimentação.

 

Artémias:

- 2 Garrafões de 5 litros, cheios com água do mar.

- Alimentação: geralmente aproveito só os nauplios recém-nascidos (coloco ovos a eclodir), que não necessitam de alimentação.

-Cuidados: manter a temperatura elevada (+ de 24ºC), mudar a água quando fica podre.

- Captura: Aponto uma lanterna para a cultura de modo a concentrar os nauplios numa determinada zona (são sensiveis á luz); aspiro os nauplios com um tubo do ar para um outro recipiente; filtro a água com os nauplios com uma rede muito fina

- Novas culturas: filtro a água da cultura anterior, e coloco ovos. Caso a água esteja "podre", mudo a água...e introduzo os ovos.

- Outros métodos de cultura: alimentar os nauplios até á idade adulta (com água verde, fermento de padeiro, levedura de cerveja...) e aproveitar os individuos adultos para alimentar peixes adultos e para futuras culturas.

 

Vermes de grindal:

- Caixas plásticas, fundo coberto com fibras de turfa

- Alimentação: ração para cães/gatos

- Cuidados: manter a temperatura elevada e o solo húmido; impedir infestações por ácaros; alimentar correctamente (comida de qualidade, mas em pouca quantidade); renovar a turfa, fazendo novas culturas.

- Captura: coloco um vidro por cima da zona de alimentação de modo a "colar" os vermes ao mesmo; passo por água. Por vezes também aproveito os vermes que sobem pelas paredes do recipiente.

- Novas culturas: colocam-se alguns vermes numa nova caixa, com o fundo coberto com turfa, e alimentam-se com granulado para cães/gatos.

- Outros métodos: existem outros alimentos adequados á manutenção dos vermes, mas não são tão eficazes (pão, farinha...etc)

 

Microvermes:

- Caixas de plástico, fundo coberto com papa de aveia humida.

- Alimentação: flocos de aveia

- Cuidados: manter a aveia humida; evitar sobre-população (iniciar novas culturas ou retirar excesso de individuos); renovar a aveia (revirando, ou colocando nova quantidade de flocos aveia frescos)

Captura: com os dedos, lâmina ou cotonete raspam-se os vermes que trepam pelas paredes do recipiente.

- Novas culturas: retira-se uma porção da aveia infestada de vermes, e coloca-se numa nova caixa de cultura, cheia com aveia húmida.

- Outros métodos: a alimentação pode variar (farinhas, "corn-flakes", pão, puré de batata em pacote...), no entanto a aveia raramente ganha bolor, ao contrário de outros alimentos.

 

Existem muitas outras culturas que poderão servir de alimento aos peixes, por exemplo tenébrios do amendoim (para peixes grandes) ou culturas de rotíferos/infusórios (alevins muito pequenos).

Pessoalmente utilizo os 4 alimentos referidos acima, todos os dias, e ainda granulado para peixes, comida congelada (mysis, bosmiden, artémia, krill, lula, ovas de peixe, larva vermelha...) e larvas de mosquito vivas que retiro dos baldes das dáfnias.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Retirei isto de um site brasileiro:

 

Algumas receitas de alimentos para alevinos: INFUSÓRIOS (cultura) indicado para alevinos muito pequenos: São microorganismos (protozoários) os quais podem ser obtidos através da infusão de folha de alface em água envelhecida, folha está que deve ser seca ao sol. Colocar a folha de alface seca em um recipiente plástico, com mais ou menos 3 a 5 litros de água envelhecida (água retirada na troca parcial ou de uma sinfonagem do aquário), o recipiente deve ser colocado em um local com bastante claridade, podendo até tomar um pouco de sol (da manhã), apenas tomar cuidado para a água não aquecer em demasia. Em poucos dias já teremos os infusórios reproduzidos, formando verdadeiras nuvens devido a quantidade de microorganismos, a partir dai, podemos oferecer aos filhotes este excelente alimento. A maneira de oferecer os infusórios mais segura é fazendo uso de um conta gotas em pequenas quantidades de 2 em 2 horas.

 

 

- LARVAS DE LEITE (cultura) indicado para alevinos muito pequenos: Colocar em um recipiente (pode ser litros de refrigerante com o gargalo cortado) mais ou  1 a 2 litros de água de um aquário em uso, colocar algumas gotas de leite de vaca fervido ( de 6 a dez gotas). A partir do terceiro dia, colocar mais três gotas de leite, ai é só indo acrescentar as gotas de leite de três em três dias. Apos a primeira semana já poderemos notar o aparecimento de minúsculas larvas se movendo no líquido, com o aumento das larvas, forma-se uma nuvem branca como acontece com os infusórios. A partir dai é só oferecer aos alevinos várias vezes ao dia em pequenas quantidades, usando um conta-gotas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais