Recommended Posts

Publicado:

taiko,

A tua sorte é seres de perto da Reserva Natural do Estuário do Tejo, era aí que o meu colega ia buscar a água, está mais próxima do mar, se eu for buscar no mesmo rio mas mais perto para mim seria no entroncamento e a salinidade já não é a mesma.

Lembra-te que no primeiro dia que vires uma fêmea com postura trata logo de arranjar um sítio para colocares a água salobra e colocá-la ao sol até apanhar algas, desta forma estará pronta para receber as larvas, a fêmea estará a desovar em +/- 20 dias. (seria optimo arranjar já um 2º aquario de água salobra a maturar).

Eu teria de arranjar mais 1 aquário (já são 5), não é fácil!

Cumps,

Podes sempre ir ao Estuario do Mondego, era aí que ia durante algumas saidas de campo no curso de Biologia.

Cumps

Publicado: (editado)

Como se pode induzir ao crescimento de algas, para além de se meter um aquário com água à luz do sol (ou mesmo uma luz velha)? Preferencialmente, os tais diatomas (algas castanhas). Vai ser uma grande ajuda na criação dos camarões.

Ora, o que penso precisar para a reprodução vai ser: recipiente (para colocar as larvas em água salobra), aquário (para colocar os camarões depois de "morfados"), luz, bomba de circulação, água do rio, comida microscópica (aqui ainda tenho que ver o que vou usar... Já li que comem comida para corais, spirulina em pó e algas, principalmente), densimetro e pipeta (para sugar os camarões recém "morfados"). E penso não precisar de mais nada, pelo menos assim à primeira vista.

Não sei se será preciso um termostato. Mas penso que não visto que, na natureza, o rio (principalmente no estuário) a água é mais fria.

EDIT: Pelo que pude ver aqui, a salinidade na zona marítima de Algés é de cerca de 30ppm. É mesmo lá que irei buscar a água. ;)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Publicado:

Boas taiko,

Não cheguei a mostrar-te as minhas 2 caridinas com postura, hoje consegui apanhá-las as duas na mesma foto:

20151003_215456.jpg

É pena mas não estou preparado ainda para desta vez fazer o teste, também não me preocupo, ultimamente tenho tido sorte com posturas, da próxima farei o teste mas com um aqua de água salobra maturado :)

Cumps,

Publicado:

Bem gordas! :drool3:

Eu também não vou fazer tão cedo. Quero estar preparado para quando o for fazer, mas em primeiro lugar está a minha montagem do meu aquário actual. :)

Publicado:

Bem gordas! :drool3:

Eu também não vou fazer tão cedo. Quero estar preparado para quando o for fazer, mas em primeiro lugar está a minha montagem do meu aquário actual. :)

Acho bem lol tens um belo aquário aguadar plantas :) e espaço não te falta :)

....também estou na fase de terminar a minha nova montagem, mas já só me faltam algumas plantas no The Scorpium ;)

Cumps,

Publicado:

Já estive a ver e tens aí uma boa montagem. É para seguir, com certeza. ;)

Quanto ao meu, tenho que ver se consigo arranjar o resto das plantas a particular, senão terei mesmo que ir à loja lol.

• 5 meses depois...
Publicado:

Boas

então sempre conseguiste a reprodução das caridinas?

Cumprimentos

Cumprimentos

Freixo

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas

então sempre conseguiste a reprodução das caridinas?

Cumprimentos

Boas. Não. Ainda nem sequer me meti nisso. Ainda estou com os nervos em franja com o meu aquário. Andei um pouco desanimado com ele por a coisa não me estar a correr bem com as plantas. Mas, felizmente, em questão de vivos está tudo a correr às mil maravilhas. Menos mal. Mas vou agora comprar uma iluminação nova a ver se a coisa melhora.

Só mesmo quando estiver satisfeito com o resultado é que me atrevo a arriscar a aventurar-me com a reprodução destes meninos.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Curiosamente uma das caridinas cá de casa também está com postura, alguém com vontade de lavar ovos para casa?

df193cd194d70d720962462d2d7a575e.jpg

Abraço,

Mata

Sent from my GETAWAY using Tapatalk