moskitos Publicado Maio 28, 2005 Share Publicado Maio 28, 2005 olá eu tenho um aquario com um casal de nigros (acho que veem ai mais), um casal de salvinis, e um casal de jacks ( por acaso dão-se mal) lol o meu problema é que o meu vidro do aquario está sempre com uma substancia que parece sal.... calculo que seja calcario. tanto quanto sei o calcario faz mal aos peixitos. o que posso usar para remover o calcario da agua de melhor forma???? a agua que uso já nem é da torneira. estou a usar agua de um furo. agradecia que me ajudassem... obrigado Citar Mário Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pceitil Publicado: Maio 29, 2005 Share Publicado: Maio 29, 2005 Qual é a dureza da agua do furo? Podes saber a quantidade de carbonato de calcio (calcario) fazendo um teste de KH! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Maio 29, 2005 Share Publicado: Maio 29, 2005 Olá. o meu problema é que o meu vidro do aquario está sempre com uma substancia que parece sal.... calculo que seja calcario.tanto quanto sei o calcario faz mal aos peixitos. Isso concerteza que são sais que se formam, mas ninguém te garante que seja calcário. É mais provável ser outra coisa qualquer.O calcário faz mal aos peixitos? Depende dos peixitos... Mas se estás a falar de espécies de águas moles, então sim, eles não se dão bem com muito CaCO3 dissolvido dentro de água (aumenta a dureza e o pH). Se por ventura esses resíduos estão aí, só podem ter vindo da água do teu aquários (salpicos). Por isso, mesmo que ele se dissolva não deves ter grande problema. Como é que fazes as tuas trocas de água? Costumas repor muita água? Podes saber a quantidade de carbonato de calcio (calcario) fazendo um teste de KH! Eu não conheço o aquário do moskitos, mas isso que estás a dizer não é muito linear. Se por ventura ele tivesse a bombear CO2 para dentro de água, o KH seria alto e o pH baixo. Ninguém te garante que o KH é exclusivamente, devido à dissociação do CaCO3. Por exemplo, se deitares Bicarbonato de Sódio para dentro de água estás a aumentar o KH e este não é apenas devido ao Cálcário dissolvido. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pceitil Publicado: Maio 29, 2005 Share Publicado: Maio 29, 2005 Eu não conheço o aquário do moskitos, mas isso que estás a dizer não é muito linear. Se por ventura ele tivesse a bombear CO2 para dentro de água, o KH seria alto e o pH baixo. Ninguém te garante que o KH é exclusivamente, devido à dissociação do CaCO3. Por exemplo, se deitares Bicarbonato de Sódio para dentro de água estás a aumentar o KH e este não é apenas devido ao Cálcário dissolvido. Tens toda razão quanto a isto ... Mas eu estava a falar da agua do furo, para tentar perceber a qualidade da agua utilizada nas tpa!!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
moskitos Publicado: Maio 30, 2005 Autor Share Publicado: Maio 30, 2005 oi realmente escapou-se essa parte. os peixes que tenho no aquario sao ciclideos. tenho um casal de nigros, um casal de jacks dempsey (que dão-se mal e a femea tá toda rebentada) e um casal de salvinis. alem destes, tenho tambem algumas corys e um pleco. os valores que tenho sao: ph - 7 no2 - 0.1 gh - 15 gotas kh - 4 gotas nh - 0.1 a agua do furo nao sei ainda os valores. quando for buscar mais irei ter o cuidado de a testar (ja a testei mas já nao me lembro dos valores e quando testei foi so de ph e no2) outra coisa.... não tenho sistema de co2 a funcionar. obrigado Citar Mário Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pceitil Publicado: Maio 30, 2005 Share Publicado: Maio 30, 2005 De facto a dureza geral (GH) da tua agua parece muito elevada. O parametro analitico (GH) dá-nos uma ideia da quantidade de sais que estão dissolvidos na agua. Existem duas formas de retirar esses sais: 1-osmoze inversa (Muito caro) 2-Resinas de permuta iónica (processo relativamente complicado pois envolve a regeneração das resinas) O melhor mesmo é identificares a causa dessa dureza tão elevada, para mim é da agua do furo (pura associação de ideias, Setubal, Arrabida, Calcario com fartura). Experimenta a testar as duas aguas (furo e torneira) e utiliza a que tiver menor GH. É claro que tudo isto só é válido se achares que essa agua não tem qualidade para o teu mini ecosistema, isto é se o peixes e as plantas estão bem, porquê mudar (em equipe vencedora não se mexe) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts