Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

adquiri recentemente a um amigo, uma luminaria Odyssea T5 4x39W com balastros externos. Um dia, decidi medir o consumo, pois achava q a luz era mais fraca que os 156W q supostamente aquilo deveria debitar, e para meu espanto, tinha razão, infelizmente...

Em vez de 78w em cada balastro, o consumo medido era de .... 62W em cada. Reparei também que quando arranca, cada balastro começa a funcionar nos 70/72W, e quando começa a "aquecer" baixa para os 62W.

Depois disto, pensei, bem, se calhar é melhor pensar em comprar um balastro decente, mas antes de comprar decidi procurar na net imagens do dito desmontado, e eu, como não percebo nada do assunto até fiquei contente qd as encontrei, o pior foi qd vi um balastro da Osram e da Philips, com 6 ou 7 ligações para cada 2 lampadas enquanto o que eu tenho só tem 2 ligações...

Como não percebo nada do assunto, pesquisei, pesquisei, e houve uns gajos no EU q substituiram o dito balastro sem stress, mas o balastro em causa tem 3 cabos, é de 120v e não existe na europa.

Agora gostaria de perguntar a alguem que perceba do assunto, se é possivel, sem estar a enfiar mais cabos dentro da calha, substituir os balastros com balastros "normais" europeus de 220v.

A calha é esta:

http://www.odyssea-aquarium.com/info.asp?id=119

O balastro é este:

http://www.odyssea-aquarium.com/info.asp?id=320

o esquema da ligação do balastro é o seguinte. A saida tem 4 cabos, Preto, Verde, Castanho, Azul.

IMG_2749_zpscdmc21mi.jpg

um dos conjuntos de 2 lmapadas tem a seguinte ligação

um5zLGo.png

em que o castanho e o azul, vem do balastro, e depois tem um fio a ligar 2 pontas da lampada, e nessa ligação, existe um componente electrónico, que não consegui perceber o que é, mas ou um condensador, ou uma resistencia... não sei...

Ou se é possivel melhorar o balastro em causa, sem estar a substituir.

Desde já muito Obrigado!

Editado por Vera Santos
Publicado:

Boas,

será que não há entendidos por aqui??? Ou estão com perguiça :P

Publicado:

Viva,

Não entendendo muito da tecnologia t5/t8 e balastros:

- Esse sistema tem já quanto tempo de uso com o dono antigo, sabes? Pode ser eventualmente as lâmpadas serem já bastante usadas;

- Como mediste a potência do sistema? Que medidor usaste?

- Esse componente castanho que dizes é capaz de ser o arrancador, não?

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

- Já agora, este sistema a melhorar seria para que aquário?

cumps,

David

Publicado:
  On 19/09/2015 at 20:46, dg12 disse:

Viva,

Não entendendo muito da tecnologia t5/t8 e balastros:

- Esse sistema tem já quanto tempo de uso com o dono antigo, sabes? Pode ser eventualmente as lâmpadas serem já bastante usadas;

- Será que a diferença entre ter 3 ou 4 fios não será por ser um balastro de 1 ou 2 lâmpadas (um de terra, um de - e um ou dois de +)?

cumps,

David

Boas,

Respondendo as tuas perguntas:

Boas, aquilo teve uns 3 meses de uso, ele acabou por "desistir" do hobbie. As lampadas são novas, comprei-as eu!

Usei um medidor de consumo daqueles q te dão media de consumos, consumo instantaneo, voltagem, e amperagem. comprei aquilo no AKI, e está a funcionar correctamente.

Se o sistema tem 2 lampadas em cada balastro, no minimo ( sem contar com o consumo do proprio balastro ) deveria dar 39x2=78W.

Pois, não sei, mas penso q o sistema das T5 não usa arrancador, até pq ao conrário das T8, estas ligam instantaneamente.

Não sei, sei q este balastro em causa usa 4 fios para cada conjunto de 2 lampadas, e pelo que consegui observar, tenho 2 fios para cada lampadas, mas reparei numa coisa, o fio castanho, dentro do balastro faz a conecção entre as 2 lampadas, isto é, se desligar o balastro das lampadas, não tenho qq fio em comum, mas se ligar o balastro o fio castanho faz de ponte entre as 2 lampadas...

tenho um aqua de 100Cx40Lx50A. Como tenho 50 de altura, se tivesse mais luz, melhor...

Thanks! ;)

Publicado:

Viva,

Desculpa, nem reparei que tinhas escrito T5 :/

On 21/09/2015 at 19:40, vic_nunes disse:

Não sei, sei q este balastro em causa usa 4 fios para cada conjunto de 2 lampadas, e pelo que consegui observar, tenho 2 fios para cada lampadas, mas reparei numa coisa, o fio castanho, dentro do balastro faz a conecção entre as 2 lampadas, isto é, se desligar o balastro das lampadas, não tenho qq fio em comum, mas se ligar o balastro o fio castanho faz de ponte entre as 2 lampadas...

Consegues tirar uma foto?

cumps,

David

• 4 meses depois...
Publicado:

Boas..tambem tenho uma calha da odyssea 4x39w..com dois balastros externos de 4 fios...um avariou e fui comprar um balastro de 2x39 mas ele usa 7 fios e o balastro da calha so tem 4....como resolveste o problema? Eu nao queria estar a passar mais fios na calha....

Publicado:

Bom dia,

O problema não é do balastro...

O balastro conseguirá "fornecer" até 78W, mas se as lâmpadas não consumirem esses 78W o balastro não os fornece!

A ver se consigo explicar um pouco mais simplificado (vamos deixar de lado este tipo de balastros electrónicos para já):

Os balastros não são mais que um transformador.

Servem para baixar a tensão da rede, para a tensão de trabalho da lâmpada fluorescente. Nada mais que isto!

Como qualquer transformador, são dois enrolamentos de fio à volta de um núcleo de ferro que por indução do primário, "dá" uma tensão de saída no secundário.

Mas existe sempre a limitação da corrente.

É pela secção do secundário, que sabemos qual é a corrente máxima que o fio aguenta antes de queimar (derreter/fundir).

Com estas informações todas sabemos então qual é a potencia máxima que o nosso transformador (balastro) aguenta!

Agora, estou eu aqui a falar nestas coisa todas de corrente, tensão e potencia... devem pensar que sou meio doido...

São as unidade de medida eléctricas:

Potencia eléctrica é medida em Whatts (P)

A tensão (ou diferença de potencial) é medida em Volts (U)

A corrente eléctrica é medida em Amperes (I)

Com estas informações e da maneira mais simples possível, demonstrando a formula da potencia eléctrica:

P = U x I (a potencia P é igual ao valor da tensão instantânea U a multiplicar pelo valor da corrente instantânea I)

Agora voltando ao teu balastro...

A sua potencia é de 78Whatts.

Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 8Whatts ---- pode sem problema algum.

Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 54Whatts ---- pode sem problema algum.
Se a lâmpada que utilizares com esse balastro for de 80Whatts ---- queimará o balastro em pouco tempo, se não for instantaneamente.

Se utilizarmos mais que uma lâmpada ligada ao mesmo balastro, é preciso ter em conta que as suas potencias somam!

Se usarmos 3 lâmpadas de 36Whats, o valor final da potencia será 108Whatts ------ não pode, o balastro queima.

Desculpa pelo texto, mas ainda assim foi a maneira mais simples que consigo explicar isto.

Já não me lembro bem da teoria... o meu curso foi em 1992...

Mas de uma maneira mais simples, acho que expliquei para que se entenda.

Esse balastro que estás a usar, é igual aos mais antigos.

Apenas tem o transformador (ou transformadores) um pouco diferentes e mais compactos, e o arrancador está no mesmo circuito dentro da caixa.

Balastro e arrancador "à antiga":

balastro.png

Glow_Starter_for_Fluorescent_Lamp.jpg (repara que este arrancador funciona com lâmpadas de 4 até 65Whatts)

Agora... o teu balastro:

IMG_2749_zps3afyixnd.jpg

Onde 1 é a parte de starter (arrancador) e o 2 é a parte de transformador (balastro)

Desculpem ser tão extenso... mas não sei explicar de maneira mais simple...

Abraço,

Firmino Ribeiro

• Votar + 1
Publicado:

Boas,

Epá! Firmino, eu percebo alguma coisa de electricidade/electrónica ( pouco, o basico mm ) e a tua explicação foi excelente. MUITO OBRIGADO desde já!!!!!!

já há algum tempo q não meço os consumos, logo irei verificar novamente, até pq mudei umas lampadas...

Agora há uma coisa q não entendo, pelo menos com as lampadas antigas q tinha la. por exemplo, se tivesse o balastro/lampadas frias, ou seja, mais de 30 min desligados, assim q ligava aquilo, e pelo menos durante 10/20 minutos, aquilo bombava quase a 90%, ou seja, em vez dos teóricos 78w ( 2 x 39w ) aquilo funcionava a 70/72W, e depois baixava para os 62W...

Qual será a razão para isso acontecer? resistencia electrica nos transformadores??? Se sim, deve ser pq os transformadores não têm grande qualidade, não?!?

Muito Obrigado

Vitor Nunes

On 10/02/2016 at 16:33, fizo disse:

Boas..tambem tenho uma calha da odyssea 4x39w..com dois balastros externos de 4 fios...um avariou e fui comprar um balastro de 2x39 mas ele usa 7 fios e o balastro da calha so tem 4....como resolveste o problema? Eu nao queria estar a passar mais fios na calha....

Boas,

Não mexi naquilo... está como veio... e enm devo mexer, para já... enquanto aquilo tiver garantia!

Publicado:

UPDATE:

com lampadas novas, contnua nos mesmos valores, 62W, portanto, não sei se será das lampadas...

Publicado: (editado)

Bom dia,

Com o continuar do funcionamento das lâmpadas (logo nos primeiros minutos) é normal baixar um pouco o consumo.

Repara que nas lâmpadas fluorescentes o grande consumo é o arranque.

Mas assim que as partículas e gas estejam em pleno funcionamento (totalmente ionizados), já não requerem tanta energia para funcionar.

Depois temos também o aquecimento dos componentes.

Existe sempre percas (de energia) nos equipamentos eléctricos por aquecimento, e aquecimento traduz-se em menor resistência eléctrica (dos transformadores e não só) e claro está menor consumo.

Mas isto normalmente não é considerado, visto que é pouquinho :)

Por acaso tens um multímetro?

Se tiveres verifica o pico de arranque da própria lâmpada (tensão - seleccionas na escala ou botão, o modo V max) e verás que há diferença depois de estar a funcionar passado pouco tempo (aqui já a medir normalmente a tensão, como habitualmente usamos).

Se conseguires também fazer o mesmo à corrente (nem todos os multímetro conseguem isto) já consegues fazer as contas tu mesmo, de uma maneira bastante aproximada.

Independente destes passos e testes...

Isto é como termos um carro!!! Tal e qual.

O carro consegue andar a 220 km/h. Mas isto é a velocidade máxima do carro!

Nós não andamos ao máximo (alguns andam... até mais... hehehe).

O balastro vai trabalhar perto dos valores máximos no arranque e depois começa a baixar.

Haverá sempre margem nestes equipamentos para alguma variação de tensão e corrente, caso contrário queimava com o mínimos de variação de valores.

Ainda há duas outras coisas... o aparelho que usas-te embora possa ser novo, pode não estar aferido e dar leituras correctas a 100%.

E as lâmpadas a dar menos luz, comparado com as antigas... Olha que pode não ser Victor! Nós não conseguimos visualizar o espectro luminoso na sua totalidade.

Esta parte é mais complicada para mim explicar... Mas digamos que a luz está lá, o olho humano é que não a vê. E por vezes realça é determinados reflexos e cores!

Abraço,

Firmino Ribeiro

Editado por F.Ribeiro
  • Votar + 1
Publicado: (editado)
  On 19/02/2016 at 20:33, vic_nunes disse:

UPDATE:

com lampadas novas, contnua nos mesmos valores, 62W, portanto, não sei se será das lampadas...

Isso é dos balastros chinocas. A minha calha de 150cm e 2x80w dá cerca de 90w total. Deve ter balastros de 54w apenas para lâmpadas dessa potência e calhas de 120 cm.

Tapaquê!?

Editado por S.S.
  • Votar + 1
Publicado:

Boas,

Firmino, Qd iver tempo livre para desmontar aquilo, hei-de fazer os testes q falas, por enquanto, como meti uma lampada nova, e com mais lumens, a coisa esta boa.

S.S. pois, és capaz de ter alguma razão nisso... chinezisses :P

Obrigado pela vossa opinião :)