José Pedro Publicado Setembro 15, 2015 Publicado Setembro 15, 2015 Ora bem! Ao fim de alguns anos afastado destas andanças, resolvi voltar à carga, com mais conhecimento e mais paciência, para poder levar este novo projeto a bom termo. Ora então. O aquário principal terá 150x50x70 (comprimento x largura x altura), e a SUMP tem a capacidade de cerca de 100L, perfazendo uma litragem total de cerca de 550Lts. Na SUMP irei ter o escumador Deltec APF 600 e um reator de Calcio homemade (pelo menos para já). Tenho também já planeado o sistema de overflow. Falta-me a bomba de retorno e os wavemakers. Quero ver se a iluminação em LED, satisfaz as necessidades do reef, caso contrário terei de optar por T5. Quantidade de luz branca e azul ainda a definir, embora tenha em mente que as lâmpadas acendam todas independentes, com temporizadores. Ainda não decidi acerca do substrato, ou seja que tipo de solo usar, mas queria optar por um que seja o mais fino possível. Nem sequer o Sal a usar, mas creio que este seja o problema de mais fácil resolução. Relativamente à SUMP, terá igualmente um refugio de cerca de 40cms, onde porei alguma rocha viva e macroalgas, para ajudarem na depuração da água. No que diz respeito aos habitantes esta é a listagem que escolhi, mas não quer dizer que vá colocar todos. É mais uma lista de escolhas e daqui escolher o que me interessará, de acordo com as possibilidades do aquario. E as minhas escolhas são: Moles e LPS Sinularia Sarcophyton Catalaphylea Caulastrea Euphylia Favites Trachyphylea Lobophylea Goniopora Actinodiscus Rhodactis Ricordea Zooanthus Cleaning crew Lysmata debelius e amboinensis Nerites Calcines Nassarius Tridacnas Ophiolepsis Ophiomyxa Sabellastarte Peixes Zebrassoma flavescens Paracanthurus hepatus Labroides dimiatus Gobiodon okinawae Amphiprion ocellaris (obrigatório) Amphiprion frenatus (obigatório) Pterapogon kauderni Chaetodon collare Chaetodon xanthurus Chaetodon rafflesi Chaetodon auriga Koumansetta rainfordi Anémona Stichodactyla haddoni Macrodactyla doreensis Heteractys magnifica Entacmea quadricolor Pronto, acho que para já é o que tenho planeado, ou tenho vontade de ter. Vamos ver como corre o projeto que pode ser alvo de acertos, mediante disponibilidade e mediante espaço e vontade da mulher (hehehehehe). Caudatas do it better.
Recommended Posts