Recommended Posts

Publicado

Boas tardes,

Estou a começar a minha aventura neste mundo e gostaria de algumas ajudas vossas.

Tenho algumas questões como por exemplo:

- Água:

• Que água colocam nos aquários? água da companhia?
  • Há algum tipo de tratamento que se possa fazer na mesma?

- Filtros :

• É necessário ter um filtro no meu caso?

-Plantas:

• Onde posso adquirir plantas para o aquário?
  • Podem ser de plástico para começar? ou devo adquirir naturais?
  • As plantas servem apenas para embelezar o aquário ou servem de algum modo para a boa saúde dos peixes ?

- Peixes:

• Por que peixes me aconselham a começar?
  • Posso comprar mais do que uma espécie?

Adaptação ao meio:

• Que tipo de cuidados devo ter ao colocar os peixes no aquário?(Visto que vão mudar de ambiente)

Agradecia qualquer tipo de esclarecimentos, pois como devem estar a ver sou mesmo verdinho nisto.

Cumprimentos,

Publicado:

Diz-me que material já tens, dimensões do aquário, equipamentos e vivos.

Aconselho-te a ler sobre o ciclo do azoto primeiro que nada.

Quais são os parâmetros da água da tua zona, já tens testes?

Os testes principais agora no início, são os nitratos e nitritos, amónia e pH.

Precisamos de mais informações antes de qualquer ajuda.

Publicado:

Olá Fancoelho,

Benvindo à aquariofilia!

Estou de acordo com a Vera, ajuda-nos a ajudar-te! :)

Coloca o máximo de informação que possas para podermos analisar.

Cumps,

Publicado:

Diz-me que material já tens, dimensões do aquário, equipamentos e vivos.

Aconselho-te a ler sobre o ciclo do azoto primeiro que nada.

Quais são os parâmetros da água da tua zona, já tens testes?

Os testes principais agora no início, são os nitratos e nitritos, amónia e pH.

Precisamos de mais informações antes de qualquer ajuda.

Bom dia Vera,

Respondendo ás tuas questões:

Já tenho:

- Aquário : 23L

- Filtro de água: Marina Slim S10

- Aquecedor para água Wave Tropico 75

- Condicionador para a água Nutrafin Aqua Plus

- Suplemento biológico(bactérias) Nutrafin Cycle.

- Areia

Em relação aos testes ainda não tenho nada. Essa é a minha maior dúvida. Como os fazer?

Cumprimentos,

Publicado: (editado)

Bom dia fancoelho,

Falta ainda saber quais os detalhes da iluminação, quantos watts e que tipo de lampadas ou led's.

Ora bem o teu aquario tendo 23L brutos, apenas ficarás +/ com 20L visto que ainda vais colocar substrato entre outros objectos, já se sabe que quanto mais pequeno for o aquário, mais difícil será de se manter os bons parâmetros.

Relativamente ao termostato, acho que de 75W é demasiado, deverias optar por um de 25W (média: 1W por litro).

Em relação às plantas, deves sim optar por plantas verdadeiras de fácil manutenção e resistentes como anúbias e musgo de java, desta forma conseguirás ter o ciclo do azoto criado com mais eficiência.

Iniciação:

1. Colocas água em garrafões 24 horas antes do uso e com acondicionador conforme indicações de cada marca, deixa os garrafões destapados para ajudar a evaporar o cloro.

2. colocas o substrato no aqua (se for inerte, coloca pastilhas fertilizantes) plantas e troncos ou pedras.

3. após as 24 horas de repouso da água, colocas no aqua, coloca também as bactérias e ligas o filtro (24h por dia), e a luz (+/- 7h por dia).

4. o termostato nesta época do ano podes ou não ligá-lo, mas se queres acelerar o processo do ciclo do azoto deves ligar o termostato e puxar a temperatura até aos 30º, a esta temperatura as bactérias estarão no seu auge.

5. aguardas 4 semanas no mínimo antes de colocares peixes, os primeiros peixes a serem colocados deve ser entre os ancistros ou corydoras visto serem peixes muito resistentes.

6. após 1 semana de colocares os primeiros peixes já podes colocar mais peixes mas MUITA atenção ao número de peixes que colocas, o teu aquario é muito pequeno e a acumulação dos mesmos podem tornar-se em mortes..

7. em relação aos testes, terás de comprar os que a Vera menciona, são os principais, e relativamente ao seu uso, está bem explicado nas indicações

Penso ter mencionado mais ou menos tudo e é claro que poderão haver outras formas de o fazer, aguarda por mais algumas respostas.

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 2

Bom dia Lusk,

Em relação a parte do termostato acho que não há anda a fazer visto que já o comprei e na loja não me devem trocar :(. Até porque foram eles que me indicaram este depois de eu lhe ter dado as dimensões do aquário.

Já comprei também o teste do pH e fiz o primeiro teste só por curiosidade e tem ph 8.0.

Quanto a plantas só comprei uma hoje.Comprei uma Limnophila. Não sei se é boa, mas o foi o comerciante que me indicou também.

Já agora. È mesmo necessário ter as lâmpadas?

Editado por fancoelho

Boas,

O termostato com essa potência num aquário dessa litragem significa que se houver um corte na luz durante horas em que a temperatura da mesma baixe demasiado, a luz quando for reposta o termostato vai repor a temperatura que estava muito rápidamente o que pode provocar choque térmico em algumas espécies de peixes, só para que entendas, não se deve ter grandes oscilações de temperatura (ex. 3º a 4º graus por dia).

Relativamente aos valores dos testes, fica com esta tabela para medires os teus valores:

Valores aceitáveis (média aceitável):

Nitritos (NO2) = 0 mg/l

Nitratos (NO3) = de 0 a 25 mg/l

Potêncial Hidrogieniônico (PH) = 6.8 a 7.6

Dureza Carbonatada (KH) = de 6ºd a 10ºd

Dureza Geral (GH) = de 4ºd a 18ºd

Cloro (Cl2) = 0 mg/l

O pH pode oscilar consoante o tipo de espécie que tens no aquário, nada melhor que consultar a ficha técnica de cada um, tudo o que estiver fora do alcance desta tabela é porque existe anomalia nos parâmetros da água que terás de analisar com prudência e de forma alguma modificar bruscamente esses valores, os mesmo devem ser alterados gradualmente.

Sim a luz é mesmo obrigatório (palavra mais adequada) nas plantas porque as mesmas necessitam do processo fotossíntese, e nos peixes para evitar stresses e terem a melhor igualdade de necessidades da natureza.

Cumps,

PS: Sim essa planta é de fácil manutenção podes mantê-la.

Editado por Lusky
Publicado:

Ok..então já agora..Tendo em conta as dimensões do aquário. .Quantos watts e que tipo de luz recomendavas?

Cumprimentos

Publicado:
Publicado:

Olá,

É costume dizer-se que se os conselhos servissem para alguma coisa, não eram dados mas vendidos.

O conselho que te vou dar é um pouco radical e tem em conta o facto de quereres peixes, ainda não os teres, e estares no princípio da montagem.

Coloca esse aquário de parte e manda fazer outro maior ou compra um usado.

Isto se tiveres espaço e dinheiro, claro.

Consegues que te façam um aquário com 60x35x35 (vidro de 6mm) aí por uns 35 ou 40 Euros.

Não aceites com menos de 6mm nesta medida.

Ou então compra um usado mas recente.

O meu tem 65x35x35 com vidro de 8mm extra claro.

Cumps,

José

Publicado:

Sim. 40*22*25

Boas,

É óbvio que o dito pelo Bringer seria a opção mais correcta que poderias optar.

Sendo assim, já tendo esse aquário, o que te aconselho já contanto que coloques plantas será uma lâmpada de 15w de 6400k (400 lumens), nota que não terá de ser obrigatóriamente estes valores, podes optar por uma de 10w por exemplo mas terás menos lúmens,

Para te esclareceres junto os seguintes dados:

Watts = energia consumida

K (kelvins) = temperatura de cor (ex. 2000k = amarelada / 6000k = branca) este valor é escolhido conforme a tua preferência na cor da lâmpada

Lúmens = Profundidade da luz

Nota que o conselho de iluminação que te dou é para teres plantas e algum tapete de fácil manutenção caso mais tarde queiras, caso contrário é claro que podes ter uma iluminação mais baixa, mas por experiência própria não te aconselho.

Cumps,

Publicado:

Olá,

....

Coloca esse aquário de parte e manda fazer outro maior ou compra um usado.

.....

Cumps,

José

Obrigado Bringer. Neste momento, e como estou a iniciar, penso que este aquário não será mau. Se daqui a uns tempos vir que está a dar resultado também posso investir num maior, visto que o principal e maior investimento está feito(e nem é o aquário).

Lusky, em relação à luz, só tenho uma dúvida, andei à procura e realmente vi lâmpadas, mas não vi suporte para as colocar. Isso normalmente deve-se encontrar nas lojas da especialidade também não?

Cumprimentos,

Publicado:

Bom dia,

Visto se tratar de um aquário provisório, não é necessário comprar uma calha para aquários, podes por exemplo comprar um suporte destes:

827777147_2_644x461_candeeiro-de-secretr

Este tipo de suporte lâmpadas com mola encontras fácil nos chinêses e bem baratas, desta forma consegues colocá-la de forma fácil no aquário.

Neste momento após uma pequena alteração que fiz na minha tampa do aquario, estou a utilizar essas lâmpadas E27 e não tenho qualquer problema de iluminação, podes ver aqui como ficou:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=243292&hl=

Assim com esta opção podes poupar algum dinheiro e quando comprares uma calha em condições já será com as medidas do aquário novo.

Cumps,

Obrigado pela dica Lusky.

Se calhar vou hoje ao chinês e compro :)..Já agora. A lâmpada pode uma destas normais led?

Fazendo um ponto de situação:

- Desde Quarta-Feira que tenho tudo ligado (aquecedor e filtro) 24h/dia.

- Ainda só comprei uma planta, mas quero comprar mais uma e talvez musgo de java, visto que o meu aquário não é muito grande.

- Hoje voltei a medir o pH e está entre os 7,5 e 8, mas eu queria baixa-lo para os 6,5 - 7. (Que técnicas posso usar para o conseguir?)

- Relativamente aos outros testes, tenho que comprar visto que só tenho o do pH.

Pelo que andei a pesquisar na net, como estes peixes de água quente são mais pequenos posso ter mais no meu aquário.

A minha ideia era ter 10 ou 11 peixes (5 Tetra Olho-de-Fogo e 6 Tetra-Neon). Será boa ideia? Ou aconselham-me outros tipos?

Cumprimentos,

Editado por fancoelho
Publicado:

Boas, técnicas para baixar ph tens, colocar turfa no filtro, mas cuidado com a quantidade, qto mais pões mais vai baixar e alterar a cor da água, troncos e cascas de côco tbm ajudam a baixar e podes encontrar em lojas pinhas de amieiros que colocas dentro do aquário. Contudo creio que com o tempo o ph tende a baixar por si só... Mas com o tempo...

Publicado:

Bons dias,

Em relação ao assunto de baixar o pH. O tronco posso colocar um qualquer? Ou seja, se for ao jardim e encontrar uma coisa engraçada posso trazer ou isso não funciona assim?

Publicado:

Bons dias,

Em relação ao assunto de baixar o pH. O tronco posso colocar um qualquer? Ou seja, se for ao jardim e encontrar uma coisa engraçada posso trazer ou isso não funciona assim?

Não propriamente... Não pode ser nenhum tronco resinoso por exemplo.. Mas se tiveres videiras por perto podes usar e são bem porreiras. Convém ficar de molho e caso caibam numa panela deve ser fervida.. Deves tirar a "casca" do tronco ou ramos.. Tens mais hipóteses, faz uma pesquisa no Google ;) ou então compras (são caros) numa loja
Publicado:

Fazendo um ponto de situação:

- Ainda só comprei uma planta, mas quero comprar mais uma e talvez musgo de java, visto que o meu aquário não é muito grande.

- Fiz ontem uma tpa para baixar o pH.

- Hoje voltei a medir o pH e está nos 7,5.

Já comprei os primeiros hospedes 2 Tetra olho de fogo e vou ver como eles se ambientam ao aqua.

A minha ideia era ter 10 ou 11 peixes (5 Tetra Olho-de-Fogo e 6 Tetra-Neon). Será boa ideia? Ou aconselham-me outros tipos, menos?

Já agora, era boa ideia ter os chamados "limpadores"?

Cumprimentos,

Boas,

A tpa não baixa propriamente o pH a não ser que tenhas algo no aqua que o faça subir, mede o pH da água antes de colocar no aqua e mede 24 ou 48h depois de estar no aqua para ver onde está mais baixo.

Se ao fazeres a tpa verificas que o pH baixa é porque tens algo que o está a fazer subir dentro do aqua.

Penso que a equipa de limpeza que te referes são as caridinas japonicas, sim deves adquirir se notares algas no aqua.

Cumps,

Editado por Lusky

A água que coloquei no aquário inicialmente era água da torneira.. Entretanto a tpa que fiz foi com água de garrafão com um pH de 6.0..devia ter feito isto logo desde o início.. Mas pelo sim pelo não vou fazer esse teste que disseste..

Editado por fancoelho
Publicado:

Atenção que ao utilizar água engarrafada, há que ter em atenção a mineralização da mesma.

Só PH nào chega dm termos de compatibilidade.

Pelo menos, isto é o que eu acho.

Publicado:

Ponto de situação:

Já tenho o aquário a funcionar à cerca de duas semanas. Coloquei à uma semana dois tetra olho de fogo.

O pH está entre os 7 e 7,5.

Confesso que ainda não tive tempo para comprar os outros testes que preciso, nem para comprar uma lâmpada. :(

Do que tenho visto até agora os habitantes estão-se a dar bem. Coloco comida duas vezes por dia. Ás 8h e as 20+/-.

O que acho mais urgente é mesmo comprar os testes que faltam e a luz. No entanto tenho uma dúvida relativa à luz. Há algum tipo de controlo que podemos ter sobre o tempo que está ligada?

Pergunto isto porque saio de casa as 9 e só chego ás 20.. Não queria ter a lâmpada ligada o dia todo e pelo que li também não ia ser bom.

Como é que vocês tratam deste dilema?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!