Fabio11scp Publicado Setembro 4, 2015 Publicado Setembro 4, 2015 Um tema que não é consensual e que não há uma resposta exacta. Contudo vou iniciar um aquário de 20L de camarões e precisava de algumas opiniões em concreto. Pode parecer ridiculo mas a minha questão é a Água do garrafão contém cloraminas? (desconheço completamente), mas se não tiver visto que são 20 L e as tpas deverão ser normalmente de 6 litros semanais pouparia bastante em relação aos comuns produtos de anti-cloro, que sinceramente é o que me custa mais na Aquariofilia, gastar dinheiro tanto dinheiro nesses frasquitos. Para além disso, deixando a água a repousar os tais 2 dias sabendo que elimina o cloro, se estiver com uma pedra difusora elimina também as cloraminas dessa forma? Agradeço uma ajuda por favor. Os melhores cumprimentos Citar
Vera Santos Publicado: Setembro 4, 2015 Publicado: Setembro 4, 2015 (editado) Coloco á água de repouso durante 24h e acredita que o cloro que contém sai. E se tirares água com alguma pressão também sai rapidamente. Também podes tirar água a ferver (O cloro evapora de imediato) e utilizar quando estiver a boa temperatura. Dares-te ao trabalho de andar a reboque com uma bomba de ar por causa das tpa´s é que acho irrelevante e desnecessário. É a minha opinião claro, não quer dizer que não hajam outras. Editado Setembro 4, 2015 por Vera Santos 1 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Fabio11scp Publicado: Setembro 5, 2015 Autor Publicado: Setembro 5, 2015 Desde já obrigado pela opinião . Em relação ao cloro não é o meu principal medo pois mais facil ou dificilmente acaba por saír. Mas e quanto á cloramina ? Citar
AndrePeixoto Publicado: Setembro 5, 2015 Publicado: Setembro 5, 2015 Vou.te dar a resposta certa talvez não a que queiras ouvir. Debaixo da tabela mineral da água tem o nome da empresa e um contacto. Ligas para lá e ficas a saber de uma vez por todas Citar
Fabio11scp Publicado: Setembro 5, 2015 Autor Publicado: Setembro 5, 2015 Não queria de todo saber quantidades, mas sim forma de eliminar a cloramina, e saber se realmente com uma pedra difusora sai a cloramina ou pelo menos fica no fundo. Citar
Hugo Santos Publicado: Setembro 5, 2015 Publicado: Setembro 5, 2015 Cloramina é em princípio 2 iões de cloro para um de amónia. O cloro sai se arejado ou seja agua repousada e arejada deverá dissipar o cloro. Mede, se não der, usa tiosulfato de sódio. Duvido que precises. "A água distribuída pela Câmara Municipal do Barreiro é submetida a um processo de desinfeção. Para esse fim, utilizase o Hipoclorito de Sódio (NaOCl). Este desinfetante é aplicado nos pontos de cloragem existentes garantindo um nível residual de cloro ao longo da rede de abastecimento de água. O Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, recomenda que as concentrações de Desinfetante Residual estejam entre os 0,2 e 0,6 mg/l de cloro residual livre. Durante o ano de 2014, foram detetadas 41 situações de valores de cloro residual disponível na rede de abastecimento fora da concentração recomendada." Pelo sim pelo não, não deixes subir o ph acima de 7 durante as tpa´s. http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/5905/relatorio_anual_2014.pdf cpts Citar
KukoPT Publicado: Setembro 5, 2015 Publicado: Setembro 5, 2015 (editado) A eliminação da cloramina ocorre através da oxidação. A água contém oxigênio, como tal ocorre essa reação naturalmente quando se deixa a água em repouso as 24 h mínimas para se fazer uma tpa em segurança. Cumps. Enviado usando o Tapatalk Editado Setembro 5, 2015 por KukoPT Citar "Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)
Paju Publicado: Setembro 5, 2015 Publicado: Setembro 5, 2015 Agora fiquei com uma duvida, agua dentro de garrafoes tapados o cloro desaparece? E se ficar sem rolha durante 48 h resulta? Citar
Vera Santos Publicado: Setembro 6, 2015 Publicado: Setembro 6, 2015 Agora fiquei com uma duvida, agua dentro de garrafoes tapados o cloro desaparece? E se ficar sem rolha durante 48 h resulta? Estás desatento ou leste o que o pessoal disse na diagonal. Referiu-se que o cloro sai se deixar o garrafão arejado durante 24h. Se se disse arejado com certeza não é fechado. 3 Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Recommended Posts