Novo substrato trabalho a dobrar/ nitratos


Paju

Recommended Posts

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já vi que é o Prodac.

 

Bem, eu não sei qual a qualidade dess substrato.

A minha sugestão é a seguinte - isto para testares se o substrato inerte está a impedir a expansão das raízes - numa pequena área retira o inerte com cuidado até que fique apenas uma camada fina para que o fértil não entre em contacto com a água.

No lugar da areia coloca um substrato menos compacto, como por exemplo Manado ou até mesmo akadama.

Com certeza que alguém perto de ti te pode dar aí uns 250 gramas de Manado usado e um saco pequeno de akadama custa-te uns 3 Euros.

Nesse local planta algo e aguarda o resultado.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero acho que por aqui ninguem tem aquarios plantados, pelo menos que veja aqui pelo site. Vou ver se descubro akadama já que manado é mais caro.

Mas pelas fotos eu tou a plantar bem, ou seja as podas que comprei não tem raizes então empurro o caule até ao fertil certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Garanto-te que o meu está bem plantado. Os peixes mal têm espaço para nadar :)

 

Quando montei o meu aquário, as plantas ficaram com as raízes aquém do fértil e entretanto alcançaram-no.

No que diz respeito às podas - vamos supor que corto uma planta de caule por um dos ramos ou até mesmo no tronco - replanto-as enterrando até apanhar ou ficar perto do fértil, tal como tu fazes. Se isso é mesmo necessário ou não, não te sei dizer.

Aquilo que posso dizer é que uma poda de Ludwigia Repens "Rubin" cresceu cerca de 100% numas 3 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/243575-Remodelação-do-Aquário

 

Boas Paju

Eu também tenho um plantado podes ver no link ( agora está bem mais cheio amanhã ponho uma foto actualiza) e no início também tive alguns problemas as plantas demoram a adaptarem-se ao aquário.

No teu caso eu acho que o problema é mesmo da areia na minha montagem anterior eu tinha areia numa parte do aquário e as plantas não gostavam nada nomeadamente as cabombas sempre que eu podava e plantava morria tudo acabando mesmo por morrer as plantas nessa zona

Quando remontei tudo mudei o inerte e mantive o fértil que é o prodac como tu usas e até agora está tudo bem.

Ah e com o pormenor que a minha luz está muito fraca estou à espera de uns Leds novos para alterar tudo.

Resumindo eu acho que se mudares o inerte vais ter melhor resultado esse fica muito compacto.

 

Cumps

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado josé, realmente aqueles links são de grande ajuda, como ainda não cheguei a nenhuma conclusao sobre a iluminação vou me virar para o substrato.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/243575-Remodelação-do-Aquário

 

Boas Paju

Eu também tenho um plantado podes ver no link ( agora está bem mais cheio amanhã ponho uma foto actualiza) e no início também tive alguns problemas as plantas demoram a adaptarem-se ao aquário.

No teu caso eu acho que o problema é mesmo da areia na minha montagem anterior eu tinha areia numa parte do aquário e as plantas não gostavam nada nomeadamente as cabombas sempre que eu podava e plantava morria tudo acabando mesmo por morrer as plantas nessa zona

Quando remontei tudo mudei o inerte e mantive o fértil que é o prodac como tu usas e até agora está tudo bem.

Ah e com o pormenor que a minha luz está muito fraca estou à espera de uns Leds novos para alterar tudo.

Resumindo eu acho que se mudares o inerte vais ter melhor resultado esse fica muito compacto.

 

Cumps

 

Enviado do meu Asus através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado filipe pela tua partilha de experiencia, esta proxima semana vou comprar manado.

Já agora fazes ideia da quantidade necessaria para um aqua 60*30.

Quando trocaste a areia como o fizeste, é que eu estava com ideia de raspar a areia o melhor possivel e não ter que comprar novamente prodac nem que ficasse um bocado de areia misturada com o prodac, não deve ter grande mal !

Qual a tua opinião.

Obrigado pela pronta disponibilidade em ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José pelo que li naqueles artigos ao mexer na areia se soltar bolhas não é muito bom porque liberta um gas nocivo e no meu acontece isso mesmo e eu a achar que era oxigenio que estava preso.

Sempre a aprender.

 

Obrigado pela ajuda.

Esta proxima semana mais um remontagem para ver se ainda salvo algumas plantas, que já comprei tantas e vai tudo para as couves.

Assim não há que resistam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha uma parte do meu primeiro aquário com areia e de vez em quando remexia-a para libertar esse gás tóxico.

Porque pouco de cada vez não faz grande mal, mas se acumular e libertar-se em grande quantidade.

 

Quanto mais compacta for a areia, pior.

É bom ter "bichos" que removem a areia, oxigenando-a. O problema é quando se reproduzem muito. Estou a pensar nos melanoide tuberculata.

 

Quando tinha areia, esta passado slgum tempo exalava um ligeiro cheiro a lodo.

Então trocava-a.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser uma opçao para os gases mas não respondia ao outro problema das plantas.

Achas o manado boa opção?

E que quantidade para 60*30?

Devo por que altura de manado?

Desculpa tanta pergunta mas tou farto de fazer borrada e depois andar sempre nos remendos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu quando mudei o meu tirei tudo do aquario guardei a agua para repor depois.

Retirei o maximo do inerte que consegui ate chegar ao fertil que ja estava meio misturado depois mexi o que sobrou para misturar bem, por fim retirei o que estava a mais deixei cerca de 1cm de fertil e coloquei o inerte por cima e montei tudo de novo.

Quanto a quantidades não sei bem mas como não fazes declives no layout acho que um saco dos grandes de manado chega perfeitamente para ter 4 ou 5 cm de camada inerte...

Cumps

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

Ah e tambem tive o cuidado de não mexer no filtro para não afetar mais a colonia das bacterias

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dizem agora do aspecto geral?

Há algo que salte assim á vista que não pareça natural,porque queria isto, se for desta que as plantas cresçam, a parecer natural o mais possivel.

Critiquem:

2qiqtc2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, quantoa ao cair sem problema apesar de parecer estar perto do vidro ainada está longe e de qualquer forma está bem pousado.

Quanto ao ramirez eram 2 mas o pessoal achou que eram 2 machos e um acabou por morrer, este já tem algum tempo no aquario e ontem fiz-lhe uma surpresa arranjei-lhe uma companheira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa noite José, estou a adicionar co2 caseiro só durante as horas de luz, mas com uma receita completamente diferente da original com que comecei, agora faço:250 gramas de açucar,1 colher de cha de bicarbonato,1 colher de café rasa de fermento e agua claro, aquela de um pacote inteiro de fermento era uma maluqueira,agora tenho um fiozinho constante de bolhas pequeninas com uma pedra difusora.

Gostava era de saber se está equilibrado achas que um drop cheker ajudaria?

Tambem já ficava para quando tiver tmpo para o prssurizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O drop checker é útil para saberes a concentração de CO2 e serve de segurança à saúde dos peixes, não vás estar a injectar CO2 a mais, o que também poderia tornar a água ácida demais para as espécies que tens.

 

Um drop checker não passa basicamente de um indicador de PH.

Não uses água do aquário no drop checker, como vem em algumas instruções.

Não uses água do aquário no drop checker, como vem em algumas instruções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esta muito bonito agora.

Só mudava a planta que esta no meio do arco mesmo na frente.

Colocava-a do lado esquerdo junto com as outras e no meio punha só atrás da pedra uma rotala bonsai.

Mas é só a minha opinião de resto está muito bom agora é só deixar crescer...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem o mais curioso desta confusão toda com as plantas é que agora com a mudança de substrato reparei que a unica que tinha desenvolvido raizes e de forma incrivel e estava com novas folhas foi uma que comprei no ikea, há coisas estranhas, e aquilo nem dizia o nome da planta, apenas que dava para aquarios e jarros de vidro, pensei eu é barata o prejuizo é pouco, Atenção não sei se é regra geral, provavelmente a proxima bate a bota bem depressa, isto se voltar a coprar outra lá.

Do lado direito a trás ficava bem um declive no fundo . mas depende da corrente da água ... Algo simples e fácil com uma meia de senhora com Manado e depois encher esse espaço e esconder a meia .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar guardar esse canto para um tronco pequenino com tocas feitas por mim como já vi num outro topico cá do forum para meter uns red cherry já que é pra ser comunitario que seja completo.

Já comprei uns 6 pra aí á 3 semanas mas eles desapareceram, comidos ou sugados pelo filtro, agora comprei um filtro de rede inox para a ponta da bengala da eheim e vou tentar se estão a ser comidos só de for o ramirez mas ele parece-me pacifico, bem desde á 2 dias ficou mais activo a correr atras da parceira, espero eu que seja femea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.