Tiago Boldt Sousa Publicado Setembro 3, 2015 Publicado Setembro 3, 2015 Boa tarde, Tenho um aquário cubico de 45x45x45 montado com água desde domingo, 23 de Setembro. O aquário foi plantado com uma caixa de substrato fértil da PRODAC e coberto de areia negra. Está iluminado com duas calhas de LED, cada com 15 leds 5630, com 5w, totalizando 10w de luz LED a menos de 10cm da água. Sábado 29 fiz uma troca parcial de ± 10L. As fotos mostram o material e mostram também a granularidade da areia preta usada. Na terça, 25 de Setembro, adicionei-lhe duas Echinodorus e dois Java Fern no tronco e dou-lhes 8horas de luz diária. Ambas vinham saudáveis e noto que a saúde dessas plantas se está a degradar: estão a ficar pretas e/ou ganhar buracos nas folhas. As fotos anexas mostram essas folhas. Gostaria de saber a vossa opinião no possível motivo da degradação da saúde das plantas e o que poderei fazer para as recuperar. Não tenho CO2, visto serem plantas de baixa manutenção, acredito não ser esse o motivo. Desde já obrigado Citar
Bringer Publicado: Setembro 3, 2015 Publicado: Setembro 3, 2015 Olá Tiago, Mesmo não sendo de grande exigência, a luz é capaz de ser fraca para altura da coluna de água. Dizes que a luz está a menos de 10cm da superfície. Ora estar a 9cm ou a 3cm é muito diferente. Partindo do princípio que o substrato fértil é de qualidade, eu inclinar-me-ia para falta de potássio, ferro e microelementos. Sendo que no futuro terás de controlar os restantes macros: fósforo e nitrogénio. Cumps. José Citar
Tiago Boldt Sousa Publicado: Setembro 4, 2015 Autor Publicado: Setembro 4, 2015 Nutrição deficiente ou periodo de habituação da planta ao novo aquário à parte, ontem encontrei dois minúsculos moluscos nas folhas. Presumo que algum tipo de caracol. Presumo que tenham vindo com alguma das plantas. Removi-os do aquário, vou ficar atento ao aparecimento de mais. Citar
Alvaro Silva Publicado: Setembro 4, 2015 Publicado: Setembro 4, 2015 Boas Desculpa-me,mas os caracóis não comem plantas viçosas,não lhe tocam,comem sim plantas velhas e estragadas,e algumas algas, restos de comer dos peixes,outra coisa tu tens no teu primeiro poste 25 de setembro,de que ano,se ainda hoje e 4 de Setembro. Cump: Álvaro Silva Citar
vianalion05 Publicado: Setembro 9, 2015 Publicado: Setembro 9, 2015 sem duvida que a areia negra foi a melhor opcao.tens que dar mais hotas de luz as plantas so como tens aqui a imagem do meu....abraco Enviado do meu Vodafone Smart 4 através de Tapatalk Enviado do meu Vodafone Smart 4 através de Tapatalk queria dizer mais horas Enviado do meu Vodafone Smart 4 através de Tapatalk Citar
Recommended Posts