Recommended Posts

Publicado

Venho aqui junto de vocês partilhar a minha ultima expriência :

Numa das deslocações a lagoa de Albufeira, apanhei uns camarões e um pequeno peixe (gobio ??) que ainda não consegui identificar, após chegar a casa e como tenho um pequeno reef de 300 L , decidi fazer uma pequena expriencia, baixei a temperatura (ligeira) do aquário e fiz uma adaptacão demorada dos camarões e do peixe á aqua do aquário.

Para minha surpresa e até a altura que vos dou conhecimento, 24 horas depois os camarões estão impecáveis, cheios de vitalidade, os palhaços nem lhes ligam...e o peixe apesar de escondido no meio da rocha continua com vitalidade .

Certo que pertencem a meios diferentes mas caso alguem já tenha efectuado uma expriencia destas gostaria de saber se teve exito, ou se resultou num desastre...aguardo as vossas opniões.

Assim que conseguir identificar o peixe, informarei do nome.

joao farrim

Publicado: (editado)

Boas se puderes postar aqui umas fotos já ajudava posso te dizer que já há praticamente um mês que mantenho no meu nanoreef esses

camarões 8 mais precisamente e também trouxe 4 gobios se forem aqueles que se camuflam bem com a areia que também não tenho a

certeza da espécie mas penso que sejam gobios da areia Pomatoschistus minutus =) mas até agora dos 4 chamemos-lhes gobios por

enquanto encontram-se 3 vivinhos da silva a comer de tudo , e os 8 camarões também! os camarões talvez sejam estes? se forem iguais aos

meus palaemon elegans , espero que corra tudo bem para ti como me tem corrido a mim =)

com os melhores cumprimentos AquaOne

Editado por AquaOne
  • Votar + 1
Publicado:

boas,

os camarões são igualzinhos a esses (palaemon elegans ), e continuam realmente com uma excelente adaptação, quanto aos supostos gobios não são iguais a esses que me indicas-te . tem umas pintas azuis claras na cabeça são castanhos.

De qualquer maneira se a tua expriencia resultou da-me esperanças para que a minha tambem resulte . Até porque nas medições de ph e densidade as aguas são semelhantes, a duvida era mesmo na temperatura .

Realmente um mes já é um espaço temporal razoável. Uma coisa te digo estes camarões são uma equipa de limpeza extraordiária limpam tudo . vou tentar continuar a pesquisar para identificar o peixe.

já agora apelo tambem a quem possa ter tido o mesmo tipo de expriências que nos descreva, como resultou, muita malta esta de férias mas espero ter mais algumas descritas por aqui.

Este fim-de-semana ou no proximo vou tentar fazer mais uma colheita.

Cumps

joao farrim

Publicado: (editado)

então esse gobio que apanhas-te não sei o que são mas se calhar também tenho de ir buscar um para o meu aqua ahaha tem pintas azuis na cabeça parecem-me muito giros, quanto á temperatura o meu aquário normalmente durante o verão nem tenho o termostato ligado porque há dias em que chega aos 27 e 28 graus, o que supostamente não e nada bom para quem la vive dentro, mas tudo o que tenho se aguenta perfeitamente e tem mostrado sinais de crescimento, chamo-lhe sorte talvez ahahah estes camarões e gobios são muito resistentes depois de habituados ao ambiente do aqua, , quando encontrares a espécie desses peixinhos avisa-me que a seguir vou la eu buscar um para mim hahaha cumps e boa colheita

Editado por AquaOne
  • Votar + 1
Publicado:

Boas,

Apos algumas pesquisas aqui esta o descritivo :

Peacock Blenny
Genus: Salarias
Species: S. pavo
Maximum Size: 5”
Aggression: Mid
Temperature: 60-66 F
pH: 7.5-8.5
Hardness: 15-25 dH
Brackish Tolerance: 1.010-1.025
Minimum Tank Size: 55 gallons

site : http://thebrackishtank.tumblr.com/post/104707551373/peacock-blenny-genus-salarias-species-s-pavo

http://thebrackishtank.tumblr.com/image/104707551373

Afinal era uma Salaria. Apesar de ainda não ser adulto como o da imagem já se nota as pintas azuis a parte castanha da cabeça e o alto a sobressair.

Se tiver sorte na pescaria talvez te envie um....como vez as cores são apelativas e em adulto embeleza qualquer aquário.

cups

tumblr_nfvwe9HDW51th8jn4o1_1280.jpg

joao farrim

Publicado:

Uau simplesmente lindo ahahah por acaso eu fiz uma pescaria a semana passada la na lagoa e trouxe um peixe que ainda não consegui encontrar nada sobre ele mas se calhar afinal e um igual ao teu! os que apanhaste são assim como este ?

IMG_20150901_130934.jpg
IMG_20150901_133239.jpg
as fotos não estão com muita qualidade =)
  • Votar + 1
Publicado:

Boas,

Pelo que pude observar atraves das fotos parece um juvenil da especie, onde pelo que tenho lido e visto as femeas crescem e não ficam com aquela crista laranja , ficam com uma pequena saliencia em castanho, os machos em adulto ficam com aquelas cores que vês na foto, mas pelas pintas que esse tem e pelos tons de castanho, penso que será um juvenil das espécie. Certeza so quando crescer.

O que eu tenho já esta um pouco mais desenvolvido e já se notam os azuis tambem na cabeça, penso que mais uns meses e ja se poderá defenir se será macho ou femea .

Macho

femea

3018078585_0cd2ace608.jpg

Estas são deduções do que li, não são certezas.

Cups

joao farrim

Publicado:

Muito Obrigado ahahah e capaz, havia maiores no sitio onde apanhei o meu mas devido a falta de ferramentas só consegui apanhar este talvez daqui a uns meses dê para perceber melhor de qualquer dos modos ele na cabeça ainda nao tem azul so os pontos de lado e aquela bochecha laranja , macho ou fêmea são os dois lindos ahahah obrigado pela resposta =) espero que a tua experiência corra tão bem como a minha so uma questao ja conseguiste alimentar o teu com granulado? e que eu até agora so consegui que ele comesse camarao como tenho uma anémona aproveitei e dividi pelo dois claro que não foi o unico mas ao menos comeu .

cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Como disse aproveitei para voltar a lagoa de albufeira, desta vez fui com ferramentas apropriadas para tentar apanhar mais qualquer coisa, foi um dia de pesca e peras, atravessei a lagoa num caiaque para o outro lado, encontrei uma area de vegetagacao maritima e vou-te contar , tive de montar um aquário que ca tinha em casa, arranjei uns bidons para trasportar agua e tenho cerca de 32 exemplares:

começo por dizer cerca de 14 camaroes tudo entre os 4 a 6 cm de comprimento (tudo o que apanhava abaixo disso libertava) , 2 enguias pequenas entre os 10 a15 cm de comprimento , 6 ou 7 Peacock Blenny, com varios tamanhos e 10 Pomatoschistus minutus de varias tonalidades,

até agora esta tudo a ser alimentado a granulado e durante a viagem morreram 3 camarões que de pois de descascados foram metidos no aquario e foi um festim. tenho cerca de 5 femeas ovadas, e neste momento so tenho o aquario e 2 bombas de ar a funcionar, e ja fiz uma renovacao de agua ontem, estas sao as novidades frescas .

Planos para o futuro.. estou neste momento a meter um filtro extrior para auxiliar, e depois vou-lhe meter um termostato e aumentar gradualmente a temperatura para ver a reacção .

Se precisares de alguns é so dizeres que posso-te enviar uns exemplares ..... e so enviares a morada.

cumps,

joao farrim

Publicado:

olá os blenies adoram camarões ´+e melhor teres uns refugios de pedra onde eles se escondam senão desaparecem, boa sorte

Publicado:

Boas,

Por acaso nestas ultimas observações ja tinha notado um decrescimo na população de camarões . Até que ontem a noite assisti in loco a um camarão e ser dizimado não so pelos blenies, mas tambem pelas enguias pequenas, que inclusivamente infiavam a cabeça no interior da casca e abanavam o camarão, disputando o mesmo com os blenies .

Agora não sei é se ele já estava morto e começou a ser devorado, ou se foi atacado por algumas das espécies.

No entanto obrigado pelo alerta, ja tinha observado que os blenies tambem adoram os buracos das rochas.

Neste momento estou a exprimentar ir aumentado gradualmente a temperatura de forma a que se adaptem a temperaturas mais tropicais, pois pretendo transformar o aquário de agua fria para um reef com a coexistencia de ambas as espécies.

cump

joao farrim