Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Atualmente tenho um aquário de 120l (100X30X40cm) com:

Fauna:

+ ou - 60 Endlers (são uma grande praga, estou cansado deles)

2 Corydoras Plateus

1 Ancistrus

1 Otocinclus affinis

1 Camarão Amano

Flora:

Taxiphyllum ´Flame´

sagittaria subulata

Anubia?

Decoração:

Um tronco recolhido e tratado por mim

Areia de rio.

Filttragem:

Jebo 800l/hora

Aquecimento:

termoestato de 150w

Iluminação

tubo led 14W - 1200lm -6000K

Atualmente não faço fertilização, fiz em tempos umas cápsulas da tropica.

Faço duas TPA´s semanais de águas de 20%, com agua respousada, pois a constante sobrelotação do aquário assim o obriga.

Tenho este aqua, gostava de algo mais desafiante, estou cansado de ter o aquário sobrelotado e sem conseguir ninguém que me fique com os Endlers. :smile2:

Em termos de experiência, já tive Red Cherrys num aqua pequeno 22l, ajudo a cuidar do aquario da namorada com neons e tanictis.

Como não quero gastar muito pensei em poupar em sistemas de correcção dos parametros da água, PH, dureza (kH e gH) então compraria estes testes escolheria a nova fauna que se adaptasse á água do aquário, garantindo desta forma uma maior propabilidade de sucesso da nova fauna, onde poderia assim, fazer um investimento maior.

Entretanto quando mencionei isto, na loja onde costumo ir, o lojista disse-me que a água aqui da zona não era impeditiva para qualquer tipo de peixes que eu gostasse de ter, assim,bastaria eu juntar outro substrato áquele que já tenho para conseguir que as condições fossem boas para a fauna que eu escolhece.

A verdade é que gosto de biótopos tão variados como o Tanganica, tb gostava de ter invertebrados mais exigentes, ou outra hipótese seriam os ciclideos anões, que tb me fascinam.

Na verdade o meu problema é falta de espaço e dinheiro para poder ter todos estes biótopos... :smile2:

Perante tudo isto, qual é a vossa opinião?

O lojista está certo?

Consideram a minha ideia inicial, de definir a fauna conforme os resultados testes da água desnessária?

Desculpem, o testamento, estou receptivo ás vossas opiniões e ideias.

Publicado:

Olá,

Apesar de grande parte dos peixes serem de criação e suportarem um parâmetro mais abrangente de por exemplo PH, existem espécies que se "queixam" mais; e não estamos sequer a falar de reprodução.

Depois há que considerar o tamanho do aquário.

Eu nâo percebo muito disso, mas suponho que não estejas a pensar utilizar substrato fértil, até porque estas a pensar em ciclídeos.

Quanto a invertebrados e ciclídeos....não sei se resulta.

Talvez um biótopo sulawesi fosse o indicado para ti.

O pior é a fauna que tens actualmente. Por isso é que tenho dois guppies moscovo macho e zero fêmeas.

Cumps.

José

Publicado:

o lojista está certo.

Se quiseres peixes que exijam águas alcalinas utilizas areia de coral ou outra com o mesmo efeito. Se quiseres peixes com águas neutras usas um substrato ativo tipo o da tmc ou algo parecido. Se quiseres águas mesmo mais ácidas tens o ADA malaya ou africana que te deixam a água com ph de 5.4/5.6.

Carlos Marques

Publicado:

Quanto a.fauna pela dimensão do aquário , aposta nos anões (apistos, rams, africanos, asiáticos o que quiseres) queremos é que partilhes conosco essa nova fase.

Agora mais a sério, anões seriam uma boa aposta, um casal para as dimensões, um cardume para os distrair e dissipar a agressividade e peixes de fundo. um biotopo seria também uma boa aposta, ou entao um plantado.mas não muito exigente porque isso já implica outros euros.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá pessoal,

Hoje fui á loja do custume, e encontrei um ciclideo anão e que não sendo extremamente sensivel, se adapta a águas de Ph a rondar o neutro.

Comprei um casal de Mikrogeophagus altispinosa, conhecido por Ram Boliviano.

Quando os novos habitantes, quando já não andarem muito escondidos publico umas fotos.

Amanhã vou fazer uma pescaria com todos os Endlers que conseguir apanhar para os dar na loja. :smile2:

Publicado:

Esses endlers são engraçados

Já não sei o que fazer, tinha mais de 100, que me associavam a comida, agora, depois de ter feito umas boas pescarias, escondem-se.

Tenho cerca de trinta que se escondem em locais de acesso impossível para a rede. Alguém conhece algum truque para os apanhar?

Alguma armadilha? Já não sei, não queria desmontar o aquário...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!