Recommended Posts

Publicado

Boas

Foi com entusiasmo que vi 2 dos meus 3 discus a limpar um tronco.... de repente a femea começou a pôr ovos....

1º - Sei que aquela é concerteza femea.....

pouco depois o pseudo-macho.....começou a comer os ovos todos... no entanto a femea que os punha nem sequer os tentava defender....

2º - é estranho a femea não tentar protege-los certo?

ela continuava a por os ovos alegremente e o outro a come-los...

Alguem tem explicações para estes acontecimentos?? sei que podem não ser um casal....mas nao era suposto a femea que colocou os ovos tentar defende-los??

A coisa positiva foi que devo ter/tenho umas condiçoes aceitáveis dentro do aqua...senão nunca acontecia a desova certo??

Obrigado

Pedro Viana Miranda

Publicado:

Olá, Pedro!

Pelo que sei, e é pouco, talvez não seja um casal, como dizes, e se calhar a fêmea que fez a postura é demasiado nova para ter já a atitude protectiva típica de um ciclídeo. Se o outro peixe for uma fêmea também, é claro para mim que os instintos típicos de um casal não se manifestem adequadamente.

Mas isto que eu disse já tu sabes. Vê se consegues vender esse peixe que duvidas ser macho e arranjar um macho certo; com o tempo, forma-se o novo casal (acho) e tudo começará a correr bem.

No entanto, espera um pouco que mais alguém vai decerto dizer-te mais coisas sobre a tua questão.

Abraço

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Publicado:

viva!

eu tenho um casal de discos excelente cria todas as suas ninhadas com distinção mas isso só aconteceu após umas 40 desovas ,por vezes comiam os ovos outras os alevins recém eclodidos e outras as crias te com 1 ou 2 dias. para te certificares que são realmente um casal só após a desova e passados dois três dias os ovos eclodirem. Atenção que para isso acontecer tens que ter o ph ideal (6.0 a 6.:twisted: adicionares um pouco de azul metileno para protegeres os ovos dos fungos a conditividade ideal e esperar que os ovos sejam fertilizados pelos pai.

boa sorte.