Dúvidas??? Mudar para água salgada...


Recommended Posts

Ao me deparar com mundo fantástico do reef's e já ter um certo tempo de experiência com água doce, quero mudar o meu aqua para água salgada tipo reef. Mas não sei como faze-lo da forma mais correcta e de rentabilizar o equipamento que tenho, passo a descrever: aqua 100*30*40; powerhead 540l/h; filtro interno 1000l/h e aquecedor 200w. Sem ter espaço para sump como e com que equipamento posso alterar o meu aqua? Agradeço desde já a vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno.

 

Em primeiro lugar aconselho-te a dares uma vista de olhos pelos posts mais antigos deste sub-fórum porque certamente encontrarás informação útil.

 

No entanto aqui ficam as minhas opiniões.

 

Do material que tens actualmente poderás aproveitar o aquário (sem tampa) e possivelmente a powerhead. Começando por aqui é aconselhável se for um aquário de recife de teres à volta de 20x o volume do aquário em termos de circulação, o que no teu caso é à volta dos 2400 l/h.

 

Podes também aproveitar o aquecedor. De resto terás que adquirir mais umas bombas de circulação, um escumador interno ou de pendurar cuja capacidade deverá ser sobredimensionada relativamente ao teu aquário p.ex para 400 - 500 L.

 

A iluminação depende do tipo de corais que queiras vir a manter como tal as escolhas possíveis de uma forma simples são

 

T8 - Corais moles pouco exigentes - leque reduzido

PowerCompacts - Corais moles e LPS

HQI/T5 - Todo o tipo de corais incluindo os SPS

 

Depois se quiseres utilizar substrato, tenta arranjar a areia de coral mais fina possível ou aragonite (desejável dado a baixa granulometria).

 

Aparelho de Osmose Inversa também é bastante aconselhável para repores a água que evapora e um sistema de adição de kalk.

 

De uma forma simples é mais ou menos isto.

 

Boa Sorte

Duarte

 

ps: Se alguns dos termos aqui apresentados te forem desconhecidos faz uma busca no fórum :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Também podes aproveitar a cabeça (SEM o corpo) do filtro interno, para poupares uns trocos numa "verdadeira" power-head. :(

 

Acrescentando ao que o Duarte disse...não te esqueças de apostar numa boa quantidade de rocha viva. :)

 

Geralmente é o "material" mais caro de se obter, e também um dos mais importantes, pois irás precisar de perto de 30-40 quilos de rocha viva (ou, para ficar mais barato, podes adquirir uma parte rocha viva - 15-20euros o quilo - e outra parte rocha morta - 5-10euros o quilo).

Por se tratar da parte mais "cara", penso que é importante que seja feito um orçamento prévio....para que não compres o restante material e fiques sem dinheiro para a rocha viva, sem a qual nunca terás um bom aquário. :cry:

 

Assim, para um bom inicio, terás de te preocupar:

- Escumador sobredimensionado (para 400-600 litros)

- Comprar mais power-heads de modo a teres, no mínimo, 2400l/h de circulação (estás com 1540l/h +/-)

- Caso queiras corais...a iluminação referida pelo Duarte.

- Aparelho de osmose, cuja água utilizas para repôr água que evapora.

 

Todo o outro material (substracto, testes para a água, sal - caso não queiras usar água natural, densímetro...) poderás adquirir posteriormente, junto com a rocha viva/morta.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- utiliza o "pesquisar".... 8)

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

Tenho algumas dúvidas em relação ao aquário de água salgada, gostava que me dissessem se, o facto do aquário estar perto de uma parede, a água que salpica para a parede não cria humidade??? até mesmo o chão se for de madeira não criará problemas???

Digo isto devido às bombas utilizadas para circular a água, pelo menos nas lojas apercebo-me disto.

Se houver alguém que tenha um aquário nestas condições, gostaria que me disse-se se já teve algum problema do género, ou se usa alguma protecção para proteger a parede e o chão de madeira.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais