Recommended Posts

Publicado

Aqui vai o relato de mais uma experiência na reprodução (ou tentativa!) de uma espécie bem interessante de Loricarídeo.

L134 PECKOLTIA COMPTA

Aquário: 79cm © x 39cm (l) x 30cm (a)
Aquecimento: Eheim Jäger 75W
Filtragem: Eheim 2213 440L/H (c/ power diffusor na saída)

Fauna: 6 exemplares não sexados (1 x F0 + 5 x F1)

Parâmetros medidos:
Temperatura: 28ºC
pH: 7,0

24pvtvl.jpg

• Votar + 1
Publicado:

É um aquário que recebe luz natural indirecta, sendo que a calha de iluminação existente serve apenas para ajudar nos trabalhos de limpeza, para dar comida e tirar fotos :smile2:

...mas as fotos não têm saído grande coisa!!!

1xysdt.jpg

15me6va.jpg

Publicado:

Quem me dera poder ajudar mas meu conhecimento é tão primitivo que nem me permite opinar , só observar hahaha .

Visto a finalidade do projecto não achas que precisas de mais umas tocas?

Publicado: (editado)

Quem me dera poder ajudar mas meu conhecimento é tão primitivo que nem me permite opinar , só observar hahaha .

Visto a finalidade do projecto não achas que precisas de mais umas tocas?

:) toda a opinião conta :)

Neste momento tenho 3 tocas, mas amanhã chegam mais umas quantas com dimensões mais reduzidas...adequadas a esta espécie.

Há quem diga que não deve existir uma grande oferta de tocas, para que exista uma disputa pela melhor, induzindo assim ao acasalamento. Mas acho que a maioria dos aquariofilistas que tenta a reprodução de loricarideos opta por uma boa diversidade de tocas...como opção de escolha :)

São mesmo muito lindos!!!!

Agora só faltam uns minorcas!!!!☺

Obrigado :)

Os minorcas ainda vão demorar, pois estes exemplares ainda não são adultos. O que dificulta a sua sexagem!

Editado por TTiago
Publicado:

Medido mais um parâmetro:

GH (dureza total) = 7 dH

O que indicia uma água macia, e supostamente uma baixa condutividade, um dos factores mais importantes para a reprodução desta espécie.

• Votar + 1
Publicado:

Boas TTiago, ja aprendi alguma coisa com esse post, definição de F's (F0, F1 e afins).

Agora por falar de locatários, podes dizer-me se eles fazem a troca de pele/escamas ou assim? Tenho ancintrus e ele anda a perdr pele como as cabras, devo preocupar?

Enviado do meu SM-T110 através de Tapatalk

Publicado:

Viva Yuni, os ancistrus não perdem as escamas como as cobras mudam de pele, esse relato é muito estranho. Não terá sido o resultado da agressão de um macho dominante ou de um outro peixe que tenhas no aquário?! Viste alguma coisa do género?! Diz-me de que tamanho é o teu aquário e que peixes tens (incluindo a quantidade de cada espécie)...

• Votar + 1

Penso que não , ele é o dominante o ancistrus mais antigo que tenho o maior do aquário dentro da sua espécie .

O aquário é um panorâmico de q

100"45"50.

Tenho 4 Apistogrammas Hongsloi, cardume de 10 unidades de néons negros e nariz de bêbados e ancistrus 6 unidades , sendo que o que está com o problema foi o primeiro a entrar juntamente com outro que entretanto desapareceu sem nunca ter visto o cadáver , também entraram pequenos num aquário que na altura estava repleto de folhas pelo substrato e pouca luz acabei por o perder de vista . entretanto anda um otocinclo perdido pelo aquário , entraram em cardume e hoje só conto um sem nunca ter visto os mesmo cadáveres , na mesma altura. Se o encontrar tento tirar uma foto na melhor perspetiva possível para possível análise.

afinal vídeo fica mais fácil, esttanho que aquele ancistrus está a ficar castanho enquanto que os outros mais pequeno estão pretos .

https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s

Nota: aparece aí uns Apistogrammas com caído roidas de uma perseguição de um macho macmasteri, posso fazer alguma coisa em relação a isso ?

Obrigado

Editado por Yuny Dias

Realmente o tamanho do aquário e as espécies não são factores adversos.

Todos os ancistrus aparentam estar de perfeita saúde, não têm sequer barbatanas roídas (o que afasta a hipótese de agressão de outras espécies) e parecem bem alimentados (pela dimensão da zona da barriga).

Não consigo perceber a razão do problema, mas também não parece afectar o peixe. Pode ser que com o passar do tempo a situações se resolva.

Quanto aos que desaparecem, é normal acontecer com peixes tão pequenos...muitas vezes são comidos pouco tempo após morrerem, o que não dá sequer para percebermos que morreram! No entanto, vê atrás do aquário, não vá terem saltado ;)

O maior parece ser macho, pelo menos já apresenta sinal de crescimento dos barbilhos na zona da boca/cabeça. Os restantes ainda são muito pequenos para sexar ;)

Editado por TTiago
  • Votar + 1
Publicado:

Obrigado Tiago, às barbatanas roidas eram dos Apistogrammas e pelo que li aquilo volta ao lugar com calma e tempo.

O maior trata se realmente de um macho tenho mais dois da mesma criação num outro aquario e nao está assim tão grande , também parece que são fêmeas, os mais pequenos entraram depois , pois tive parado e ao reativar as coisas teve que ser com calma . Aparentemente o que descrevi no comentário realmente nao se verificou no vídeo, semanas antes notava-se mais, como disseste as coisas vão se compor com o tempo. chega do meu offtopic, como andam os meninos aí já que a essa altura já chegaram mais tocas .

Publicado:

Sem problema Yuny, estes posts servem precisamente para isto...troca de experiências ;)

As tocas já chegaram e já estão nos aquários, e já foram estreadas :)

Colocarei fotos durante este fds!

• Votar + 1
Publicado:

Aqui estão as novas tocas :) feitas à medida pretendida.

Comprimento: 13cm
Largura: entre 3 e 3,5cm
Altura: entre 2 e 2,5cm

Feitas em barro (cor original)

2e4yno7.jpg

2cxuntt.jpg

Das 6 unidades coloquei 4 (as restantes foram à experiência para o aquário dos L201).
Não tardou e 2 foram logo ocupadas :)

• Votar + 1
Publicado:

As Tocas são muito lindas.

Já eu, vou optar por côcôs:-P

Eu prefiro ver os côcos no aquário, no entanto, e para as espécies que tenho, resulta melhor as tocas para a reprodução.

Para os ancistrus os côcos resultam muito bem!

• Votar + 1
Publicado:

Tópico interessante...

Tenta aplicar aí a lei de Darwin.

Como dizes e bem se não houver tocar para todos vai haver cadeira quente e só os melhores e mãos fortes se vão afirmar e se acasalarem deram com os genes mais aperfeiçoados nas características da espécie

Publicado:

Obrigado André!

Neste momento tenho disponíveis muitas tocas, as mais antigas eram mais altas e largas e optei por estas com dimensões mais reduzidas...o que é certo é que todas as tocas novas estão agora ocupadas. Estou a ponderar tirar as de maiores dimensões...

• 3 semanas depois...