Tiago Ralha Publicado Agosto 18, 2015 Share Publicado Agosto 18, 2015 Aqui vai o relato de mais uma experiência na reprodução (ou tentativa!) de uma espécie bem interessante de Loricarídeo.L134 PECKOLTIA COMPTAAquário: 79cm © x 39cm (l) x 30cm (a)Aquecimento: Eheim Jäger 75WFiltragem: Eheim 2213 440L/H (c/ power diffusor na saída)Fauna: 6 exemplares não sexados (1 x F0 + 5 x F1)Parâmetros medidos:Temperatura: 28ºCpH: 7,0 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 18, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 18, 2015 É um aquário que recebe luz natural indirecta, sendo que a calha de iluminação existente serve apenas para ajudar nos trabalhos de limpeza, para dar comida e tirar fotos ...mas as fotos não têm saído grande coisa!!! Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 18, 2015 Share Publicado: Agosto 18, 2015 Isso promete , certamente um post a acompanhar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 18, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 18, 2015 Obrigado Yuni! Vou actualizando com informações que acho importantes para o sucesso na reprodução desta espécie...mas dicas também são bem-vindas Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 18, 2015 Share Publicado: Agosto 18, 2015 Quem me dera poder ajudar mas meu conhecimento é tão primitivo que nem me permite opinar , só observar hahaha . Visto a finalidade do projecto não achas que precisas de mais umas tocas? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XRLSlade Publicado: Agosto 18, 2015 Share Publicado: Agosto 18, 2015 São mesmo muito lindos!!!! Agora só faltam uns minorcas!!!!☺ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 18, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 18, 2015 (editado) Quem me dera poder ajudar mas meu conhecimento é tão primitivo que nem me permite opinar , só observar hahaha . Visto a finalidade do projecto não achas que precisas de mais umas tocas? toda a opinião conta Neste momento tenho 3 tocas, mas amanhã chegam mais umas quantas com dimensões mais reduzidas...adequadas a esta espécie. Há quem diga que não deve existir uma grande oferta de tocas, para que exista uma disputa pela melhor, induzindo assim ao acasalamento. Mas acho que a maioria dos aquariofilistas que tenta a reprodução de loricarideos opta por uma boa diversidade de tocas...como opção de escolha São mesmo muito lindos!!!! Agora só faltam uns minorcas!!!!☺ Obrigado Os minorcas ainda vão demorar, pois estes exemplares ainda não são adultos. O que dificulta a sua sexagem! Editado Agosto 18, 2015 por TTiago Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 19, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 19, 2015 Medido mais um parâmetro:GH (dureza total) = 7 dHO que indicia uma água macia, e supostamente uma baixa condutividade, um dos factores mais importantes para a reprodução desta espécie. 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 19, 2015 Share Publicado: Agosto 19, 2015 Boas TTiago, ja aprendi alguma coisa com esse post, definição de F's (F0, F1 e afins). Agora por falar de locatários, podes dizer-me se eles fazem a troca de pele/escamas ou assim? Tenho ancintrus e ele anda a perdr pele como as cabras, devo preocupar? Enviado do meu SM-T110 através de Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 19, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 19, 2015 Viva Yuni, os ancistrus não perdem as escamas como as cobras mudam de pele, esse relato é muito estranho. Não terá sido o resultado da agressão de um macho dominante ou de um outro peixe que tenhas no aquário?! Viste alguma coisa do género?! Diz-me de que tamanho é o teu aquário e que peixes tens (incluindo a quantidade de cada espécie)... 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 19, 2015 Share Publicado: Agosto 19, 2015 (editado) Penso que não , ele é o dominante o ancistrus mais antigo que tenho o maior do aquário dentro da sua espécie . O aquário é um panorâmico de q 100"45"50. Tenho 4 Apistogrammas Hongsloi, cardume de 10 unidades de néons negros e nariz de bêbados e ancistrus 6 unidades , sendo que o que está com o problema foi o primeiro a entrar juntamente com outro que entretanto desapareceu sem nunca ter visto o cadáver , também entraram pequenos num aquário que na altura estava repleto de folhas pelo substrato e pouca luz acabei por o perder de vista . entretanto anda um otocinclo perdido pelo aquário , entraram em cardume e hoje só conto um sem nunca ter visto os mesmo cadáveres , na mesma altura. Se o encontrar tento tirar uma foto na melhor perspetiva possível para possível análise. afinal vídeo fica mais fácil, esttanho que aquele ancistrus está a ficar castanho enquanto que os outros mais pequeno estão pretos . https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s https://youtu.be/u_PeFLnXQ7s Nota: aparece aí uns Apistogrammas com caído roidas de uma perseguição de um macho macmasteri, posso fazer alguma coisa em relação a isso ? Obrigado Editado Agosto 19, 2015 por Yuny Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XRLSlade Publicado: Agosto 19, 2015 Share Publicado: Agosto 19, 2015 Daqui a pouco, já da para os diferenciar, não??? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 21, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2015 (editado) Realmente o tamanho do aquário e as espécies não são factores adversos. Todos os ancistrus aparentam estar de perfeita saúde, não têm sequer barbatanas roídas (o que afasta a hipótese de agressão de outras espécies) e parecem bem alimentados (pela dimensão da zona da barriga). Não consigo perceber a razão do problema, mas também não parece afectar o peixe. Pode ser que com o passar do tempo a situações se resolva. Quanto aos que desaparecem, é normal acontecer com peixes tão pequenos...muitas vezes são comidos pouco tempo após morrerem, o que não dá sequer para percebermos que morreram! No entanto, vê atrás do aquário, não vá terem saltado O maior parece ser macho, pelo menos já apresenta sinal de crescimento dos barbilhos na zona da boca/cabeça. Os restantes ainda são muito pequenos para sexar Editado Agosto 21, 2015 por TTiago 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 21, 2015 Share Publicado: Agosto 21, 2015 Obrigado Tiago, às barbatanas roidas eram dos Apistogrammas e pelo que li aquilo volta ao lugar com calma e tempo. O maior trata se realmente de um macho tenho mais dois da mesma criação num outro aquario e nao está assim tão grande , também parece que são fêmeas, os mais pequenos entraram depois , pois tive parado e ao reativar as coisas teve que ser com calma . Aparentemente o que descrevi no comentário realmente nao se verificou no vídeo, semanas antes notava-se mais, como disseste as coisas vão se compor com o tempo. chega do meu offtopic, como andam os meninos aí já que a essa altura já chegaram mais tocas . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 22, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2015 Sem problema Yuny, estes posts servem precisamente para isto...troca de experiências As tocas já chegaram e já estão nos aquários, e já foram estreadas Colocarei fotos durante este fds! 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Yuny Dias Publicado: Agosto 22, 2015 Share Publicado: Agosto 22, 2015 Agora que venham os pequenos Tiago Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 22, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 22, 2015 Aqui estão as novas tocas feitas à medida pretendida.Comprimento: 13cmLargura: entre 3 e 3,5cmAltura: entre 2 e 2,5cmFeitas em barro (cor original)Das 6 unidades coloquei 4 (as restantes foram à experiência para o aquário dos L201).Não tardou e 2 foram logo ocupadas 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XRLSlade Publicado: Agosto 24, 2015 Share Publicado: Agosto 24, 2015 As Tocas são muito lindas. Já eu, vou optar por côcôs:-P Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 25, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 25, 2015 As Tocas são muito lindas. Já eu, vou optar por côcôs:-P Eu prefiro ver os côcos no aquário, no entanto, e para as espécies que tenho, resulta melhor as tocas para a reprodução. Para os ancistrus os côcos resultam muito bem! 1 Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XRLSlade Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 Mas, se usar tubo PVC, qual o comprimento e diâmetro??? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 27, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 27, 2015 Mas, se usar tubo PVC, qual o comprimento e diâmetro??? 13 a 15 cm de comprimento e entre 4 a 6 cm de diâmetro serve de certeza Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XRLSlade Publicado: Agosto 27, 2015 Share Publicado: Agosto 27, 2015 Secalhar será isso... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Agosto 27, 2015 Share Publicado: Agosto 27, 2015 Tópico interessante... Tenta aplicar aí a lei de Darwin. Como dizes e bem se não houver tocar para todos vai haver cadeira quente e só os melhores e mãos fortes se vão afirmar e se acasalarem deram com os genes mais aperfeiçoados nas características da espécie Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Agosto 29, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 29, 2015 Obrigado André! Neste momento tenho disponíveis muitas tocas, as mais antigas eram mais altas e largas e optei por estas com dimensões mais reduzidas...o que é certo é que todas as tocas novas estão agora ocupadas. Estou a ponderar tirar as de maiores dimensões... Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Ralha Publicado: Setembro 13, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2015 A ementa... Tiago Ralha Trips & StuffsParaíso Pleco Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts