Fernando Leite Publicado Novembro 29, 2003 Publicado Novembro 29, 2003 Olá viva ! Comprei há uns 5 dias um grande tronco e desde lá coloquei-o debaixo de àgua, num balde para proceder a limpeza do mesmo. No primeiro dia qdo fui ver a àgua passado umas horas ela estava completamente amarela ( parecia chá ) e cheia de pedacinhos pretos do tronco a boiar. A minha pergunta é: :D Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena? É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua? Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ? Abraços Citar
Visitante Publicado: Novembro 29, 2003 Publicado: Novembro 29, 2003 Viva, Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?Muuuuitos dias, provavelmente meses.Faz assim, ferves, esfregas com um esfregão ou escova, e em seguida colocas num recipiente com agua salgada. Repetes esta operação todos os dias até deixar a agua limpida. É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua? Sim por causa dos acidos humicos que liberta. Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ? Normalmente os troncos proprios para aquario demoram muito tempo a decomporêm-se, durando muitos anos dentro de agua. Citar
JP Publicado: Novembro 30, 2003 Publicado: Novembro 30, 2003 Se vais esperar que a água do balde saia limpinha, habilitaste a esperar meses. Ferve o tronco para desinfectá-lo e depois experimenta po-lo no aquario, pode ser que o tamanho do tronco não chegue para por a agua do aquario castanha, como no meu caso... Os troncos acidificam a agua! A questão é o quanto é que acidificam, e isso já depende da dureza da água, volume do aquario, tamanho do tronco, tipo de madeira, etc... Citar
Visitante Publicado: Novembro 30, 2003 Publicado: Novembro 30, 2003 Olá Oranda! Eu fervi o tronco durante uma semana (como ele era grande, ia virando-o). Como a água nunca mais deixava de ficar amarela e de largar bocadinhos de madeira, resolvi arriscar e coloquei-o no aquário. Até hoje a água nunca ganhou côr. Fica bem. Lamy Citar
Fernando Leite Publicado: Novembro 30, 2003 Autor Publicado: Novembro 30, 2003 Olá ! Contra a minha própria espectativa a àgua ( tenho feito muda diária ) a àgua está muito mais branca já quase nem se nota o amarelado. Isto dura já há 4 dias e agora sim vou ferver o tronco ( preciso de arranjar uma panela grande ) pois como disse o Lamy o meu tronco tb é grande e vou ter de o ir virando. Vou esperar mais uma semanita não vá o diabo tece-las e depois arrisco... Mais tarde digo-vos se correu bem Citar
Visitante Publicado: Fevereiro 8, 2004 Publicado: Fevereiro 8, 2004 ois ja fervi o meu sei la qtas vezes em agau doce em agua salgada ja esfreguei bem ja o fervi durante duas horas seguidas inda assim a agua fica amarela ja desisti d usar o tronco alguem tem mais sugestoes?! xauz Citar
minidiogo Publicado: Fevereiro 8, 2004 Publicado: Fevereiro 8, 2004 Olá Oranda! Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?Por muito incrivel que pareça foi só durante 4/5 horas que o fervi. Mas a água doa quário devo de dizer que está amarelada significadamente, mas só se nota se a tirar de dentro do aquário com um copo, pois caso contrário a água no aquário está branquinha! A água amarela como não afecta os peixes, fica é mal esteticamente (mas como não se nota) eu não me preocupe com isso. Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ? Já ouvi dizer que sim! Adeus mini Citar Diogo Oliveira
HomemPeixe Publicado: Fevereiro 9, 2004 Publicado: Fevereiro 9, 2004 Existem muitos tipos de madeiras utilizados no ramo da aquaruifilia. De modo geral os troncos que são vendidos nas lojas do ramo comportam-se conforme disse o "joao_m_gil". Nota: Este fim-de-semana foi informado que da mesma maneira como a madeira liberta acidos humicos também liberta os quimicos que resebeu durante a sua vida. Assim tenham cuidado com as colheitas na Natureza. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Pedro Santaella Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Vai num rio e pega tronco de dentro da agua, nao das margens... Esse tronco ja estara tratado, e nao soltara tinta...noralmente sao os mais bonitos!!! Citar
Nuno Delgado Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 já agora uma pergunta. se colocarmos carvão activado não limpa o amarelo da agua? Citar -----------------------------------------------
Luís Fortunato Publicado: Julho 28, 2005 Publicado: Julho 28, 2005 Olá. se colocarmos carvão activado não limpa o amarelo da agua? Limpa... O que dá a cor amarelada/acastanhada à água são os taninos libertados pelos troncos. Um tanino é a reacção entre um açúcar (encontra-se em qualquer tipo de ser vivo) e um fenol. Ou serem moléculas orgânicas, o carvão activado consegue adsorvê-las facilmente. Tudo se prende com o facto de usar muito ou pouco carvão, pois ao longo do tempo, o carvão fica com a superfície saturada e não consegue adsorver mais taninos. Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua? Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ? Eu uso troncos e a minha quarentena é deixar o tronco de molho de um dia para o outro num alguidar, totalmente submerso, e ir trocando a água de vez em quando. Durante cada troca de água, escovo bem o tronco com uma escova de dentes já velha, debiaxo de água a correr. Quanto a acidificar a água, isso é verdade, mas como o processo de decomposição do tronco é relativamente lento, essa acidificação é insignificante, face às trocas de água ou a qualquer produto tamponizante que a gente use no aquário. Quanto a apodrecerem não sei... mas deve ser o que o joao_m_gil disse. A decomposição é muito lenta, mesmo que tenhas alguém a ajudar (Pekoltias e Panaques) Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Se ainda não viste, dá uma olhada aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23176 Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts