Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Estou com um pequeno problema, está sexta-feira plantei umaAlternanthera reineckii 'Mini' e está a ficar com pontas pretas e manchas.

Tenho andado a colocar easycarbo e profito.

Alguém sabe uma possível causa?

Obrigada,

Vânia

Publicado:

Olá Vânia,

Essa luz é muito fraca.

Estive a dar uma vista de olhos ao Profito e verifiquei que não tem nitratos nem fosfatos.

Isso é bom se tiveres fauna suficiente para os fabricar, senão terás de os adicionar.

Apesar desse produto conter ferro, as plantas vermelhas necessitam mais dele que as outras, ou tendem a perder a cor.

Essas pontas pretas e manchas aparecem também nas folhas superiores, ou só nas inferiores?

Pessoalmente inclino-me para o facto de ser a falta de uma luz adequada a principal causa.

Já agora diz-nos se tens solo fértil.

Cumps.

José

Publicado:

Olá José,

Aparecem nas superiores, as inferiores, algumas, estão a ficar translúcidas.

Tem substrato fértil aquabasis e Manado.

Quanto a luz, sendo Led, é mais difícil mexer com ela.

Publicado:

Mas uma lâmpada Led de 8w equivale teoricamente à lâmpada de 60w incandescente padrão, são 1w/l. Eu penso que li algures que seria a iluminação adequada, ou é preciso mais?

Publicado:

Sabes as especificações da luz?

Por exemplo qual a sua onda de temperatura e a sua radiação activa fotossintética (PAR).

A fotossintese dá-se nas temperaturas azul e vermelha, sendo que a primeira penetra mais fundo e promove o desenvolvimento horizontal e a segunda o desenvolvimento vertical.

Por omissâo, uma luz única deverá rondar os 6500K.

Se existir possibilidade de misturar, podemos optar por 5200, 6500 e 8000k, por exemplo.

Já agora ficas a saber que a tremperatura de cor óptica (a que nós vemos) é a verde.

Bem, acho que não disse nenhuma parvoíce. Se disse corrijam-me.

Cumps.

José

Publicado:

As únicas coisas que sei da luz é que é 8w, 8500k. Veio com o aquário. :)

Publicado:

Eu só plantei o aquário na sexta-feira, só tem 3 espécies de plantas, não tem peixes. Seria para esperar 1 mês pra adicionar 2 ottos.

Achas mesmo que tenho de alterar a luz ou experimento dar-lhe ferro a ver se melhora?

Obrigada pela atenção

Vania

Publicado:

A tua ideia é boa, mas essa planta é um pouco exigente.

Quais são as outras plantas que tens?

Não disseste se tens substrato fértil, ou pelo menos se é um completo.

De qualquer maneira, essa luz é fraca.

Publicado:

Bom dia,

De plantas tenho:

Eleocharis acicularis Mini

Myriophyllum scabratum green

O substrato é da JBL aquabasis plus e Manado.

Publicado:

Pois, o teu problema é mesmo a luz.

Mas talvez consigas equilibrar as coisas e conseguir um crescimento, mesmo que lento.

Agora é assim, as plantas rasteiras precisam de uma luz que penetre bem na água.

Cumps.

José

Publicado:

Obrigada pela ajuda, as plantas já estão bem melhores.

Cmpts

Vânia

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!