Ajuda


Ticiano

Recommended Posts

boas

 

Tenho 5 espécies de plantas no meu aqua de 80cm (70l), pois no início estavam a crescer bem e verdinhas. Depois pararam de crescer e agora estão a ficar amarelas.

 

Tenho posto nutrientes sólidos e líquidos, mas não resolve.

 

A iluminação é TL-D 18W. CO2 adicional não tenho, só o dos peixes.

 

Será que preciso de aumentar a luz ou injectar CO2? ou será outro coisa?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já coloquei mais uma lâmpada de 8W dentro da calha; agora tenho uma de 18W e uma de 8W.

Também fiz a receita caseira de CO2 e liguei o tubo ao filtro, para misturar o CO2 com a água.

 

Agora falta esperar pelo resultado.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2, sem luz e com um desiquilibro de nutrientes, não vai resolver o problema. E dúvido que vá fazer grande diferênça no aspecto das plantas...a única coisa que vai fazer é baixar o pH.

Tens que no mínimo dos minímos dobrar a iluminação...

Eu optei por ter metade do aquário(igual ao teu) com pouca luz e outra com muita.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então qual é a iluminação para o aqua de 80cm (em fluorescente)? a calha de origem é de 18W e já lhe meti mais 8W.

Se meter 2 de 18W resolve?

 

Quanto ao ferro, tenho posto "Plantamin" de acordo com a dosagem indicada na embalagem. Há alguma maneira de medir?

 

O pH já começou a baixar, mas estou a corrigir.

 

Amanhã digo o nome das plantas; tenho que ir ver ao livro, porque não sei de cor. Sei que uma é Anubias; esta assim que a meti no aqua cresceram, rapidamente, 3 folhas novas. Depois parou até agora.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação depende muito das plantas que queres manter, tanto a nível da quantidade de iluminação que estas requerem, como a nível da densidade da plantação que tens.

 

As maioria das anubias por exemplo requerem pouca luz e não são muito exigentes. Mas tens que ter em conta que é uma planta de crescimento lento.

Se esta apresenta deficiências, provavelmente deve-se a uma falta de nutriente(s) e não há falta de luz.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_4925_3.jpg

 

Olá

 

Esta é a foto do aqua.

 

O nome das plantas, consultando um livro, parece-me ser o seguinte:

 

Echinodoros Mucronatum - esta continua verde, embora não tenha crescido.

Valisnéria Gigante - esta está bem.

Bacopa Caroliniana (Lágrimas de Bebé) - Esta está a perder as folhas todas. 1º ficam amarelas, depois caiem.

Rotala vermelha - = anterior

Feto Indiano - esta está bem.

A Anubias está verde mas continua sem crescer.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O teu Aqua é mesmo de 80cm e tem 70l, como é que achas-te a litragem?

 

Bem, agora temos o principal para um plantado

 

- Iluminação com sensivelmente 1w por litro (isto em lâmpadas fluorescentes que é o teu caso)

Sensivelmente 8 a 10h de Luz

Ter em atenção o espectro das lâmpadas

-Injecção de Co2 (atenção que tu já o colocas-te e sem necessidade nenhuma)

- Um bom substrato fértil e uma camada de areão com pelo menos 5cm (coisa que vais ter que alterar)

-Macro e Micro Nutrientes (mas isto fica para a outra parte da guerra) :?

Macro Nutrientes Principais - Azoto, Fósforo e Potássio

Macro Nutrientes Secundários - Cálcio, Magnésio e Enxofre

Micro Nutrientes - Ferro, (mais uns quantos e desculpa não me recordar agora do resto mas esses tenho que os ir ver ao livro :( )

 

 

Sim existe teste á concentração de Ferro na água

 

Se precisares de mais alguma coisa...

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ticiano, compreendo que queiras ter um largo número de plantas de diferentes especies, é um vício que muitos de nós tem. Se pretenderes assim terás de optar por uma iluminação adequada à planta com mais necessidade. Dessa forma terás de equacionar todo o sistema.

 

Caso não tenhas hipóteses de aumentar a iluminação deverias limitar-te apenas a certas plantas. O conceito de aquário plantado nada tem a ver com a quantidade de lâmpadas, é apenas estética. A iluminação que tens serve apenas, de uma forma genérica, para iluminar os peixes, e não para fazer crescer plantas. Como tens pouca luz as plantas também não vão assimilar esses nutrientes que deitaste na coluna de água, ao invés disso podes ter níveis de um elemento tóxicos, o excesso é tão mau quanto a escassez. De longe a mais referida carência é a de ferro, na maioria dos caso errada, muito sinceramente acredito ser o teu caso.

 

Podes, baseando-te nesta iluminação (2x18), continuar a investir em certas plantas, tais como: Anubias, Fetos, Musgo de java e algumas Cryptocorynes.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à litragem, o aqua tem 80x30x35=84l de capacidade, mas tirando-lhe uns 5cm de altura para o areão e supreficie, deve ficar com +/- 72l de água. Penso que está correcto.

 

Quanto aos nutrientes, estou a começar a ficar baralhado! Já tirei o CO2, o substrato fiz como mandam os livros (1cm areão + 1cm de substrato para plantas + 3cm de areão por cima). Junto às plantas, enterrei uma bola de Plantrit K da Nutrafin, em cada planta, e ponho 10ml de PlantaMin por semana (segundo a embalagem, contem ferro).

 

Cada vez que mudo um pouco da água, acrescento o Cicle e mais PlantaMin.

 

Quanto à luz, vou comprar um balastro electrónico e ver se consigo por duas lp dentro da calha; ou então compro outra calha e coloco as duas.

 

Quanto ao horário, tenho programado 11h diárias de luz.

 

Já agora, tou a começar com outro problema; devido ao calor a tº da água está a subir demasiado. Ligar o ar condicionado só para os peixes não me agrada muito! Há alguma solução mais prática? Por exe. encher um garafão com água do aquário e colocar no frigorífico, depois voltar a pôr no aquário, lentamente, por causa do choque termico.

 

Desculpem a inexperiência, mas eu gosto de saber e de tratar bem do aqua.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, pois realmente pensaste em quase tudo, esqueçeste-te foi do mais importante que é a luz. É como te digo sem luz nada te vale teres substrato fértil ou adubar com regularidade, simplesmente as plantas não recebem a energia suficiente para os assimilar, é o mesmo com o mesmo o CO2.

 

Mais luz = mais energia (fotossintese) = logo mais necessidade de co2 e nutrientes.

 

É como te disse até deves ter níveis já elevados de certos elementos, e que provavelmente estão a prejudicar o crescimento das plantas.

 

Tenta aumentar a luz e passado uns tempos recomeça com a adubação liquida, mas não o faças nessas doses, vai mais devagar para evitar o aparecimento de algas.

 

Água velha + iluminação nova = algas

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais