Projecto aquário plantado 200L


taiko

Recommended Posts

Hm... É parecida. Mas é demasiado grande para ser a parva.

 

EDIT: É este que estou a ter com a marsilea hirsuta. Aparentemente, as folhas normalmente acabam por morrer e por isso aconselham a cortar logo a folha e plantar apenas o rizoma (desta e de todas as variantes de marsilea), à semelhança das cryptocorines.

 

Se calhar vou fazer isso. Voltar a tirá-las, uma a uma, cortar as folhas e voltar a plantar.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes o nome dessa cryptocoryne? A mim parece a cryptocoryne parva

 

Tapatalking

Como disse, não me parece ser a parva. É demasiado pequena. Mas é capaz de ser a cryptocoryne x willisii. A que está no site da tropica não parece mas se pesquisares no google vês como realmente é.

 

Parece a parva, mas maior.

 

Bem, já podei as folhas da marsilea hirsuta. Vamos lá ver se agora desenvolve. Se não desenvolver serve para experiência sobre o que não fazer a esta planta LOL.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar de qual? Da marsilea? Se for, já fiz isso. Vamos ver. Acredito que deva crescer bem, sem o tempo de ver as folhas a morrer aos poucos e só depois crescer folhas novas. Assim para logo à fase do crescimento lol. Estou a fazer isto com base nas informações que li na net. Vamos ver. Espero começar a ver algum resultado daqui a 1/2 semanas.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm... É parecida. Mas é demasiado grande para ser a parva.

Esta a referir-me ao primeiro post desta página, logo a seguir ao teu lol.

 

Sinceramente, não gosto muito de a ver no layout que tenho pensado. Mas por agora vou deixá-la estar enquanto não tiver mais plantas e deixá-la crescer um pouco. Depois logo se vê.

 

E, já agora, obrigado pela ajuda com a situação do fungo. Eu removi uma parte à mão. O sifão não deu que ficava lá tudo agarrado. E, com o tempo, os bocados que lá ficaram foram "secando" e agora estão castanhos. Tenho lá agora as minhas neritinas sempre de volta daquilo mas não sei se realmente limpam alguma coisa daquilo, mas pronto lol. Pode ser que as caridinas limpem aquilo tudo.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ainda não noto nada pois fiz isso ontem. Mesmo que se estejam a desenvolver ainda têm só o "rizoma" debaixo de terra, pelo que aidna não dá para ver nada. Mas em pouco pouco devo começar a ver.

 

Quando as fui cortar reparei que um dos pés que tinha plantado com duas folhas (porque só um pé é que tinha raiz) tinha já começado a criar raiz no segundo pé, pelo que aproveitei para os separar.

Tive que deitar uns poucos fora pois já não tinham vindo em boas condições e acabaram por morrer. Mas mesmo estes chegam. Se tiverem condições vão crescer de qualquer maneira.

 

Mas quando começar a notar crescimento venho logo dar notícias. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora ainda não noto nada pois fiz isso ontem. Mesmo que se estejam a desenvolver ainda têm só o "rizoma" debaixo de terra, pelo que aidna não dá para ver nada. Mas em pouco pouco devo começar a ver.

 

Quando as fui cortar reparei que um dos pés que tinha plantado com duas folhas (porque só um pé é que tinha raiz) tinha já começado a criar raiz no segundo pé, pelo que aproveitei para os separar.

Tive que deitar uns poucos fora pois já não tinham vindo em boas condições e acabaram por morrer. Mas mesmo estes chegam. Se tiverem condições vão crescer de qualquer maneira.

 

Mas quando começar a notar crescimento venho logo dar notícias. ;)

Exatamente quando vires algo a mudar diz ! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização...

Já começo a achar que fiz mer** coma marsilea. Não está a arrancar. Já lá vão 9 dias que lhes dei uma carecada e nada. Mas pronto, vou dar até ao fim do mês. Se não crescer nada até ao fim do mês é porque não deu resultado. Se for o caso tenho que comprar mais e fazer a experiência com as folhas, mesmo que morram.

 

Tenho um novo habitante. Uma corydora sterbai que tinha ainda no meu antigo aquário de 54L. Visto que estava lá sozinha não fazia muito sentido ter um aquário desses a funcionar por uma único peixe. Se sobreviver futuramente hei-de lhe arranjar mais uma 4 companheiras. Está sem os barbilhos e parecia-me um pouco pálida. Talvez por estar sozinha e não ter luz (a luz do outro aquário fundiu há algum tempo e como ia mudar de aquário não me preocupei em arranjar outra).

 

E amanhã vem uma encomenda da SolAqua com uns sais férteis para fazer os meus próprios fertilizantes e umas plantas (Ludwigia palustris e Ludwigia repens 'Rubin'). Vão-me arranjar uns pés da Rotala rotundifolia. Fica só a faltar a Lindernia rotundifolia e a Penthorum sedoides.

 

E estou a tratar da encomenda das 5 caridinas. Já está a avançar. Aos poucos, mas está. :)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

taiko,

 

Não arranques a marsilea, se lá estiver a raíz ha-de vir alguma coisa, eu também cortei as minhas 2 ELEOCHARIS SP ficaram apenas com 1cm e vou ver se dá alguma coisa, mas vou deixá-las ficar nem que seja 2 ou 3 mêses.

 

Cortei-as porque o caule apresentava-se castanho e fraco......já não havia nada a fazer!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou arrancar. Vou deixar por agora. Não me faz comichão. Até porque vou ter trabalho suficiente e já vou gastar bastante nos próximos tempos. Por isso, cada coisa a seu tempo. Vamos lá ver é se a corydora não resolve desenterrar aquilo tudo de qualquer maneira. xD

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas, venho dar mais uma actualização. Chegaram hoje mais umas coisinhas: 2 plantas (Ludwigia palustris e Ludwigia repens 'Rubin') e uns sais férteis para fazer os meus fertilizantes. Ficam também fotos dos mais recentes habitantes, um betta splenders (que já tinha há coisa de uma semana) e uma corydora sterbai (que meti ontem).

 

Sais férteis

NeRXwyD.jpg

Corydora sterbai (como vêm não tem os bidoges)

15BOoj9.jpg

Betta splenders (lindo!)

kdoiHMB.jpg

Ludwigia palustris (lá atrás)

q3rgs04.jpg

Ludwigia repens 'Rubin' (também lá atrás)

KTAupRY.jpg

Pânorama geral

w5ZeT0p.jpg

 

P.S: Desculpem a qualidade das fotos mas é de telemóvel e não tenho nada melhor. ^^'

O betta está sempre em movimento, pelo que ficou mais desfocada do que as outras.

E as plantas estão a rebentar por todos os lados (menos a egeria densa, que era suposto ser de crescimento rápido lol). Todas ou quase todas as plantas estão com novas folhas, tanto as anubias nana petite como os fetos de java e até as cryptos. E algumas até têm 2 folhas a crescer ao mesmo tempo! E à medida que aparecem novas folhas vou cortando algumas que estão mais velhas e feias. Não tirei fotos do novo crescimento pelo motivo que podem ver (qualidade fotográfica).

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dassss...

 

tens aí fertilizante até ao próximo século :ohmy:

 

não achas que exageraste? :rolleyes:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nope. Acho que vou comprar um pote (vem naqueles 1-2 grow, da tropica) e plantar. Que se lixe. Já vi que não vai desenvolver...

 

Quanto ao musgo, inicialmente pensei no musgo flame, acho eu, mas depois desisti. Fiquei naquela se depois o musgo não acabava por alastrar ao solo e que era difícil de tirar lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas, alguém me sabe dizer que tipos de musgos há e qual acham que ficaria melhor nos meus troncos (se é que ficava bem)?

E já li que com musgo é mais fácil de fixar depois novos rebentos de fetos de java e anubias que surjam. É verdade ou nem sequer se fixam por cima do musgo?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá taiko.

 

Eu pessoalmente gosto muito do weeping moss, porque cresce caíndo para baixo e é um pouco mais grosso que o musgo de java,

 

Weepingmoos.jpg

 

 

 

No entando hoje vi um musgo que desconhecia a sua utilização na aquariofilia e aperece ser bastante bonito também que é o musgo de oliveira.

 

Dá uma vista de olhos neste tópico.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi. Pode dar como pode não dar. Porque assim como há musgos aquáticos também há musgos terrestres. E pode ser esse o caso.

Hm... Essa Weeping Moss é gira. A cena com os musgos é que, pelo que já li, podem tomar completamente conta do aquário. De início era para meter a flame moss, mas depois acabei por desistir por isso.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.