taiko Publicado: Setembro 10, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 10, 2015 (editado) Boa noite, tenho umas dúvidas. TPA só convém fazer agora no fim do ciclo, pelo que já percebi. Mas como é com o filtro? Pode-se/deve-se fazer manutenção ao filtro nos entretantos para tirar alguma possível sujeira inicial do aquário ou só ao fim, também? A outra dúvida é sobre esse fungo. Dizem que é inofensivo, mas será que é mesmo? É que já anda a cobrir as plantas todas. E elas (ou, pelo menos, a maioria) estão a morrer. Só não sei se será por isso ou por terem ficado algum tempo sem luz. Mas os fetos, por exemplo, estiveram bem mais tempo sem luz no meu outro aquário (a luz foi de vez) e não cresceram nada ou quase nada mas também não morreram. Será que terá alguma coisa a ver com o fungo ou mesmo com a luz? É que assim fico com receio de colocar lá mais alguma planta que seja e ficar também com o fungo. E as plantas, será que mais vale deitá-las fora e arranjar outras? :\ Desde já, agradeço alguma ajuda que me saibam dar. Aspirar é inutil?? Se ninguém comer aquilo vais deixar no aquário? Vai aspirando até desaparecer.Os meus troncos tiveram fungos e tive (ainda tenho) japonicas, um ancistro e ottos. Nenhum tocava nisso ( se calhar é porque não adiciono sal na água ), podes ter mais sorte.O fungo não faz mal a não ser que o deixes lá, porque ele vai se depositar nas plantas, imagino que a decomposição também deva criar problemas à estabilidade do aquário e isso acaba por ser mau para os peixes.Esse membro consegui eliminar os fungos com um otto? Ou o tronco era pequeno ou ficou com um otto obeso eh eh. Devo experimentar aspirar amanhã. Ia arranjar uns caracóis e camarões mas não vou poder ir agora à loja e talvez seja um pouco cedo para juntar tantos de uma vez. Depois digo alguma coisa. Editado Setembro 10, 2015 por taiko Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 11, 2015 Share Publicado: Setembro 11, 2015 Obrigado taiko. Pensava que durante o ciclo se faziam tpas mesmo que mais reduzidas em volume Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 11, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2015 Acho que sim. Mas como sou novato nestas andanças posso estar a dizer alguma asneira. Mas penso que é assim. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 11, 2015 Share Publicado: Setembro 11, 2015 No meu aquário mais recente fiz TPAs ligeiras durante o ciclo, porque o substrato fértil utilizado libertava amónia. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 11, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2015 O meu é o contrário. Não liberta é nenhuma. Ainda hoje testei novamente a água e dá-me sempre 0... -.- Ou o teste está "avariado" ou não sei. Não sou entendido nestas coisas mas acho que não é muito normal já ir no 10º dia de ciclo e ainda ter 0 de amónia... Podia-se dar o caso de nunca chegar a ter, sequer, amónia e nitritos e já virem nitratos na água da torneira fazendo com que salte o processo do ciclo do azoto? Eu testei um dia destes a água da torneira dava 0 de amónia e nitritos e nitratos não chegava a 5, mas estavam lá. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 11, 2015 Share Publicado: Setembro 11, 2015 Diz-me um coisa, O que é que fizeste para "disparar" este primeiro ciclo? Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 11, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2015 Quando comecei metia sempre alguns flocos (quase) todos os dias. Agora não tenho posto nada (nestes últimos 2 dias) visto que tenho lá um ancistrus. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 12, 2015 Share Publicado: Setembro 12, 2015 Qual é o teu teste de amónia? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 12, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2015 É este kit da Nutrafin: http://ecx.images-amazon.com/images/I/71st4qQ4NnL._SX522_.jpg Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 12, 2015 Share Publicado: Setembro 12, 2015 Já leste sobre a alimentação dos ancistrus (locarídeos)? Pessoalmente acho que estás a preocupar-te demasiado com a amónia em vez de deixar as coisas seguirem o seu curso. Na minha opinião, se ao montarmos um aquário utilizarmos os métodos conhecidos para iniciar o ciclo e fizermos as TPAs de acordo com as instruções do substrato fértil (caso exista), e que tenhamos plantas naturais, passadas 3 ou 4 semanas já poderemos colocar espécies mais resistentes. Claro que devemos fazer teste de amónia e nitritos, por exemplo umas duas semanas após início de montagem e no dia anterior à introdução dos primeiros vivos. É importante não esquecer que certos substratos férteis exigem mais atenção a como as TPAs são feitas e colocação dos primeiros vivos após umas 6 a 8 semanas, isto porque são substratos que libertam muita amónia, já que são dedicados a aquários plantados. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 13, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2015 (editado) Boas. Já tinha lido qualquer coisa sobre precisarem daqueles comprimidos de fundo. Mas agora também não faz muito diferença. O meu ancistrus que meti no aquário já morreu. Desde há uns 2 dias não o via em lado nenhum e então ontem decidi tirar umas pedras vulcânicas, que lá tinha para segurar os troncos em baixo, e lá estava ele escondido entre uma pedra e um tronco. Já morto e coberto pelo fungo branco. O que me faz pensar sobre se terá sido de introduzi-lo demasiado cedo ou do próprio fungo. Apesar de dizerem que é inofensivo, também já li que era prejudicial para as plantas/peixes... :\ Agora vou fazer o que devia ter continuado a fazer. Meter uns flocos e esperar pacientemente que o ciclo decida começar... P.S: Eu tenho metido carbono líquido e fertilizante (flora green). Não há problema em meter agora, por causa do fungo? E agora é mais uma curiosidade do que uma dúvida... Quando é que as plantas fazem o chamado pearling? Não é quando têm uma fonte de carbono e fertilizante na altura da luz (fotossíntese)? Editado Setembro 13, 2015 por taiko Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 13, 2015 Share Publicado: Setembro 13, 2015 Sim, o pearling é consequência da fotossintese. Mas isso só acontece geralmente em plantados "high tech." Não estejas à espera de acontecer no teu. Mas aconteça ou não, o importante é que as plantas se desenvolvam bem. Um aparte. Só porque alguém coloca um ancistro durante o ciclo, não quer dizer que vás fazer o mesmo. Tal como quando lês um conselho de algum de nós, deves de pesquisar para verificar se está correcto ou não. Nós estamos aqui para nos ajudar, mas às vezes também podemos dar indicações erradas. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 14, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 14, 2015 Boas, quanto ao pearling, realmente pensava que fosse com todas as plantas. Quanto ao ancistrus... Pois, realmente depois arrependi-me de ter metido o bicho... Será que faz mal meter as neritinas agora ou também convém não meter? Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 14, 2015 Share Publicado: Setembro 14, 2015 Epá, quando a Terra começou a formar-se apareceram logo os caracóis? Há quem inicie o ciclo com Planorbis e até com um ou dois peixes resistentes. Cada um usa o método que achar conveniente. Eu iniciei o meu primeiro aquário com Sera Aquatan e Sera Bionitrivec. Na segunda semana introduzi as plantas e na terceira os peixes. Nem sabia que tinha de alimentar as bactérias. A verdade é que passados 8 meses os mesmos peixes ainda cá andam. O aquário mais recente iniciei com Seachem Prime e Seachem Stability. Alimentei as bactérias com alguma da comida dos peixes e uma quantidade ínfima de açúcar. Este aquário começou a ser plantado com o método "dry start" para as plantas de tapete, sendo posteriormente cheio e colocadas as plantas de caule. Os peixes foram colocados após 3 semanas. Entretanto já tinham sido feitas algumas TPAs devido ao substrato fértil. Obviamente que o tapete foi borrifado com água tratada e o aquário coberto com celofane durante o dry start. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 15, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 15, 2015 Eu tenho caracóis no aquário. Mas são daqueles tipo praga lol. Talvez mais para a frente arranje uns caracóis que comem caracóis, mas por agora vou deixando estar. Amanhã vou testar novamente a aquário para ver como está. Mas não acho que vou ter grandes resultados... Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 23, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 23, 2015 (editado) Boas, venho postar uma actualização. Após +/- 3 semanas desde a montagem do aquário o raio do ciclo ainda me dá dores de cabeça. Mas, mesmo devagar, começa a avançar qualquer coisa. Amónia: 0 Nitritos: 0.1 Nitratos: >5 (não chega aos 5 mas como é a cor mínima da escala... deve estar e 3 ou 4) pH: 7.0 Agora uma observação da minha parte que acho que tem lógica... Para já começar a aparecer qualquer coisa de nitritos é porque a amónia está a aumentar, embora que muito devagar (que é mesmo imperceptível), certo? É que não me aparece nada de valores de amónia no aquário, muito menos um pico... Vou levar uma amostra de água à loja onde comprei os testes e pedir ao homem para testar para ver se está tudo bem com os testes, não vá ser culpa deles ou assim. E vou aproveitar e comprar umas duas neritinas para ver se me dão conta do fungo. Quanto ao fungo, consegui remover uma parte, raspando o tronco. Mas não consigo chegar a todo o lado, pelo que vou mesmo ter que esperar que desapareça naturalmente. E será que não faz mal avançar e plantar mais plantas? E entretanto uma das anubias nana já anda a dar um rebento. Mas é mesmo a única lol. EDIT: Outra coisa, comprei artemia congelada para combinar com os flocos que tenho. Qual é a quantidade +/- que tenho que dar aos peixes? Pretendo dar-lhes tipo umas 2 vezes por semana. Editado Setembro 23, 2015 por taiko Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2015 Boas, alguém me consegue ajudar com as dúvidas do meu último post? E, já agora, outra questão relacionada. Eu tenho um aquário de 54L onde tenho ainda 2 peixes, um betta e uma corydora. Estive a testar a água (antes de fazer a TPA) e deu-me estes parâmetros: Amónia: 0 Nitritos: 0 Nitratos: 20-50 (não dá para perceber bem pois a cor de um e outro é muito parecida) pH: 7.0 Será que podia usar um pouco dessa água (água do aquário com uma espremidela da esponja do filtro) que tenho ainda numa tigela no de 200L como acelerador biológico? Tenho dúvidas em relação a isto. Caso aumente o número de nitratos desta forma pode considerar-se que o ciclo fica feito e posso começar a introduzir peixes ou mesmo assim ainda tem que passar pelo pico de amónia e nitritos? Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Setembro 26, 2015 Share Publicado: Setembro 26, 2015 (editado) Boas taiko, as bactérias não se encontram na água, mas sim nas matérias filtrantes do filtro, no substrato etc... Por passares alguma água não vai mudar nada. Se queres acelerar o ciclo compra bactérias numa loja e metes nas matérias filtrantes dentro do filtro Em relação ao tronco,com o tempo isso passa. Podes colocar ancistrus que comem isso é não faz mal as plantas. Em relação à comida congelada, depende do número de peixes. Faz o teste, das um cubo completo e se achares que é comida a mais, começas a dar metade dum cubo. Eu dou artemia congelada e blood worms congelado de forma alternada dia sim dia não, e vou dando flocos, granulado. Atualmente não tenho muitos peixes, 7 rasboras, 1 ancistrus, 2 totos, 2 ramirezi e 5 corydoras Editado Setembro 26, 2015 por Ricardo_Martinho Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2015 Boas. Sim, a água foi mais para não ser água da torneira. A questão aqui da espremidela que dei à esponja do filtro. Eu testei a água e deu-me os valores que coloquei acima. Portanto, as bactérias estão lá. Eu tenho ainda um resto de "bactérias em garrafa" da Nutrafin. Só que já a tenho há um bom tempo. Não sei se ainda vivem lol. Quanto ao ancistrus, eu já lá tinha colocado um e passado 1 ou 2 dias morreu. Ainda estou para perceber o porquê. Ele já estava há coisa de 1 mês ou mais no outro aquário e andava bem. Se me garantem que não faz mal às plantas então se calhar vou começar a adquirir mais plantas para começar a deixar o aquário verde, senão nunca mais. Vou fazer o teste com a comida congelada, então. (isto é, quando lá começar a meter peixes x'D) De início vou lá meter (de forma faseada) estes peixes: 1 corydora sterbai, 8 rasbora espei, 8 nariz de bêbado, 8 neon tetra e 8 rasbora galaxy. E ainda 5 caridina japonica e 2 neritinas natalensis. Depois com o tempo devo adicionar mais. Acho que ainda pode levar mais uns quantos peixes, visto que estes são peixes pequenos. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 26, 2015 Share Publicado: Setembro 26, 2015 O que é que os nitratos têm a ver com a cor? Até pode ser que uma água mais amarelada possa ter mais nitratos, mas é algo em que não nos podemos fiar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2015 Referia-me à cor do teste lol. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo_Martinho Publicado: Setembro 26, 2015 Share Publicado: Setembro 26, 2015 Boas. Sim, a água foi mais para não ser água da torneira. A questão aqui da espremidela que dei à esponja do filtro. Eu testei a água e deu-me os valores que coloquei acima. Portanto, as bactérias estão lá. Eu tenho ainda um resto de "bactérias em garrafa" da Nutrafin. Só que já a tenho há um bom tempo. Não sei se ainda vivem lol. Quanto ao ancistrus, eu já lá tinha colocado um e passado 1 ou 2 dias morreu. Ainda estou para perceber o porquê. Ele já estava há coisa de 1 mês ou mais no outro aquário e andava bem. Se me garantem que não faz mal às plantas então se calhar vou começar a adquirir mais plantas para começar a deixar o aquário verde, senão nunca mais. Vou fazer o teste com a comida congelada, então. (isto é, quando lá começar a meter peixes x'D) De início vou lá meter (de forma faseada) estes peixes: 1 corydora sterbai, 8 rasbora espei, 8 nariz de bêbado, 8 neon tetra e 8 rasbora galaxy. E ainda 5 caridina japonica e 2 neritinas natalensis. Depois com o tempo devo adicionar mais. Acho que ainda pode levar mais uns quantos peixes, visto que estes são peixes pequenos. Não metas a corydora sozinha, no mínimo 3 e da mesma espécie. Vais ver que elas dão piada de ver a interação entre elas e são peixes de cardume, logo apenas uma coitada não vai ficar bem Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 26, 2015 Share Publicado: Setembro 26, 2015 Mas estás a utilizar testes diferentes? Mas o aquário tem quanto tempo e quantos peixes já lá tens? Agora fiquei um pouco estrambelhado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
taiko Publicado: Setembro 26, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2015 Não metas a corydora sozinha, no mínimo 3 e da mesma espécie. Vais ver que elas dão piada de ver a interação entre elas e são peixes de cardume, logo apenas uma coitada não vai ficar bem Sim, sou capaz de meter mais umas 2 ou 3, visto que espaço não falta. Mas estás a utilizar testes diferentes? Mas o aquário tem quanto tempo e quantos peixes já lá tens? Agora fiquei um pouco estrambelhado Testes diferentes? Não. Estou a usar os testes de frasco da Nutrafin, um kit mini master. http://www.areanimal.com/291-380-large/nutrafin-kit-testes-mini.jpg O aquário foi montado a 01/09, ou seja, há praticamente 1 mês. Em termos de peixes, não tenho nada. A única coisa que tenho (inseri hoje) é um par de neritinas. Foi-me aconselhado pelo homem da loja (Água Viva, em Campo de Ourique) a meter algum peixe para ajudar com o ciclo. E então comprei uns caracóis, que de qualquer maneira já queria ter. Para a semana volto a testar a água para ver se já posso inserir mais alguns. E desta vez os camarões, talvez. Vamos ver. Entretanto, vou avançar com a encomenda de mais algumas plantas. Citar Projecto aquário plantado 200L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 26, 2015 Share Publicado: Setembro 26, 2015 Acho que agora percebi. Quando disseste nitratos 20-50, estavas a dizer que custa-te a distinguir no teste, correcto? Julgava que estavas a comparar águas de dois aquários. Mas diz-me uma coisa. Estás a referir-te diferença de cor, por exemplo um amarelo cádmio e um amarelo ocre, ou diferença de valor/tom ie mais claro ou mais escuro. Ficas a saber que uma das maneiras de distinguir diferenças de tom, mesmo entre cores diferentes, é semi-cerrando os olhos. A diminuição da luz faz aumentar a nossa percepção entre claros e escuros. Também deves de ter em conta que a nossa percepção das cores depende das adjacentes a estas. Por exemplo, uma cor parece mais clara perto de um preto do que perto de um branco. Cumps. José Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts